3 motivos para adotar embalagens personalizadas para alimentos

Você já pensou nas vantagens de adotar embalagens personalizadas para alimentos? Investindo nelas é possível fortalecer a sua marca, conservar e transportar melhor o conteúdo, fazer um marketing direcionado, além de firmar uma boa parceria com um fornecedor específico para o seu propósito.

Parece muito complicado? A princípio, pode passar essa impressão, mas imagine as embalagens como parte do produto, embutindo um significado a mais e valorizando a sua marca. Um design bem projetado, com muita personalidade, encanta o seu público e agrega valor ao seu negócio.

A seguir, selecionamos três bons motivos para você adotar essa prática e garantir uma maior visibilidade aos seus negócios, além de algumas dicas para escolher um bom fornecedor. Acompanhe!

Por que adotar embalagens personalizadas para alimentos?

Embalagens personalizadas podem dar um up no seu negócio! Isso porque, muito mais que uma cara nova, elas:

  • fortalecem a sua marca;
  • transportam e conservam os produtos;
  • fazem o marketing da empresa.

1. Fortalecimento da marca

Para fortalecer a sua marca, é preciso promover uma identificação forte entre o consumidor e o seu produto e isso pode ser realizado por meio de um projeto de embalagem. Faça isso refletindo os valores da sua empresa, mas use essa estratégia como um guia comportamental no dia a dia da organização como um todo, afinal, aquilo que você prega deve ser praticado.

Pense na embalagem como a porta de entrada para que as pessoas conheçam o seu produto, como o contato inicial das pessoas com a sua marca. A partir disso, construa uma ponte para estabelecer essa união. Uma vez que você consiga alinhar os propósitos da empresa com a apresentação do produto, já está criando um elo com o público e isso gera confiança e proximidade, fortalecendo a imagem da marca na vida de quem a usa.

Na prática, se os valores da empresa abrangem sustentabilidade, inovação, qualidade e transparência, é preciso refletir tudo isso no projeto de embalagem, oferecendo ao público um conjunto completo dos valores que norteiam o seu negócio. Assim, você fortalece a marca e fideliza os clientes.

2. Transporte e conservação dos alimentos

Depois de analisar a melhor estratégia para criar uma conexão forte com o público, o transporte e a conservação, tecnicamente, são as principais funções de uma embalagem confiável, não é mesmo? Além do mais, essas duas qualidades estão incluídas no pacote “fortalecimento da marca”.

Na indústria alimentícia, essa preocupação é crucial, uma vez que o acondicionamento perfeito é indispensável para proteger a integridade dos alimentos de danos encontrados no ar, na luz, na umidade, e outros fatores, como choques mecânicos e microrganismos presentes no ambiente. Todo cuidado é pouco com a saúde dos consumidores e a boa reputação da empresa responsável.

Nesse ponto, a personalização entra e faz toda a diferença na resolução do problema. É importante perceber a importância de se produzir embalagens sob medida com a finalidade de aproveitar devidamente os espaços usando dimensões ajustadas e materiais apropriados para cada tipo de alimento, evitando a exposição a condições inadequadas.

Tomando todos os cuidados necessários para o manuseio e o transporte dos alimentos, a sua marca tem muito mais condições de fidelizar os clientes e, ainda, garantir a melhor experiência possível.

3. Marketing da empresa

Embalagens personalizadas para alimentos constituem um instrumento de marketing eficiente, afinal, elas falam por si. Se o seu objetivo, entre outros, é encantar os consumidores, nada mais apropriado e prático que usá-la para promover a comunicação mais clara e direta entre o seu produto e o cliente, não é mesmo?

Por meio dela, o público terá meios de entender como o produto funciona e suas qualidades, além de ter acesso às informações essenciais como: prazo de validade, ingredientes, ações que a empresa pratica e valores que a orientam.

A relevância de uma boa embalagem reflete ainda mais a importância do produto quando ela mesma pode se converter em outro produto, servindo como item colecionável ou recipiente para armazenar coisas diferentes. Muitas companhias usam essa estratégia lançando edições limitadas que ganham o público ao ofertar inovação.

O projeto de design de uma embalagem é vital para proporcionar uma boa experiência de compra. Clientes bem informados e felizes estão muito mais propícios a se tornarem fiéis à sua marca.

Que requisitos um bom fornecedor precisa ter?

Sabemos que a embalagem é a oportunidade perfeita para promover a diferenciação de uma empresa no mercado, com soluções criativas e seguras. Para tanto, é fundamental cercar-se de fornecedores competentes e manter com eles um excelente relacionamento. Mas que requisitos você deve considerar na hora de fazer as suas escolhas? A seguir, destacamos alguns. Confira!

Qualidade

A qualidade do material é indiscutível, por isso, antes de comprar, examine o material oferecido por diferentes fornecedores a fim de avaliar qual deles disponibiliza o melhor. Na área de alimentos, esse quesito pode impactar diretamente a atividade da sua empresa, então, cuidado com as escolhas que fizer, já que um resultado mal sucedido pode arruinar com o seu negócio.

Além da qualidade, conte com a sua equipe de gestão e marketing para conferir de que forma o seu futuro fornecedor lida com o cumprimento de prazos, uma vez que isso também pode afetar seriamente a produção e, consequentemente, as vendas da sua empresa.

Confiança e reputação

Confiança e qualidade andam de mãos dadas e são indispensáveis para evitar transtornos com a entrega e com o material adquirido. Assim sendo, mantenha o seu cadastro atualizado e verifique os antecedentes das empresas escolhidas por meio de contato com clientes por elas atendidos. Dessa forma, é possível saber se elas de fato entregam o que prometem.

Atendimento às suas expectativas

Antes de fechar negócio, também é importante conhecer o portfólio da empresa fornecedora. Isso é um facilitador no momento de procurar a embalagem ideal para o objetivo estipulado e se o material atende as suas necessidades com soluções inovadoras e personalizadas.

Nesse sentido, fornecedores com maior tempo de mercado ou que tenham a inovação como diferencial tendem a conhecer mais alternativas em razão da experiência acumulada. Mas isso não descarta as empresas mais novas que, muitas vezes, já entram no mercado com algo totalmente revolucionário.

Alinhamento estratégico

Os quesitos anteriores já indicam que bons fornecedores procuram boas parcerias, portanto, esse alinhamento é fundamental para firmar bons negócios. Por isso, observe se o fornecedor se relaciona bem com os produtores, se há uma preocupação com a minimização de gastos com transporte e atenção às novidades do mercado.

Tomando essas precauções, você diminui o risco de trabalhar com produtos obsoletos ou que não oferecem opções mais lucrativas. Por outro lado, o fornecedor certamente avalia a sua disposição para apoiar o desenvolvimento de práticas que podem levar mais lucros para ele e, finalmente, para a sua própria empresa.

Como é possível notar, produzir as melhores embalagens personalizadas para alimentos requer estratégias alinhadas do começo ao fim do processo produtivo. Fique atento aos detalhes de projeto e procure associar-se com os melhores parceiros.

E a sua marca, já trabalha com embalagens personalizadas? Se você deseja saber mais sobre personalização, inovação e tecnologia de embalagens entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para atendê-lo!

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