5 motivos indiscutíveis para substituir a embalagem plástica no seu negócio

A substituição da embalagem plástica por materiais sustentáveis já se tornou um objetivo inadiável e se mostra uma tendência mundial. Precisamos garantir que as novas gerações possam usufruir das condições básicas para sobrevivência em nosso planeta.

Para tanto, no Brasil, existe até um projeto de lei em trâmite — Projeto de Lei do Senado 92, de 2018 — que prevê a substituição de plástico na fabricação de itens usados para a preservação de alimentos prontos, para o consumo por materiais biodegradáveis, em 10 anos.

A população tem demonstrado muito mais consciência em torno desse problema, inclusive, ao priorizar o consumo de produtos e serviços de marcas que mantêm o viés da sustentabilidade em seus processos. Nesse post, falaremos sobre alternativas de substituição do plástico e suas vantagens. Confira!

1. Embalagens biodegradáveis

Para quem se preocupa com o meio ambiente, em um primeiro momento, a chegada das embalagens biodegradáveis representou um autêntico alívio de consciência. Elas são uma ótima opção para suprimir o uso de plásticos, uma vez que sua composição é natural — matéria decomposta por fungos, algas e bactérias.

Os microrganismos convertem o material orgânico em biomassa, dióxido de carbono e água, o que evita o impacto negativo no meio ambiente. Assim, sua composição orgânica impede a permanência do material na natureza por muito tempo. Isso diminui as chances de contaminar o solo, o que também ajuda a preservar a vida dos animais e dos vegetais de efeitos nocivos causados por materiais de difícil decomposição, como embalagem plástica, por exemplo.

No entanto, a opção biodegradável também tem suas desvantagens. Algumas precisam ser descartadas em usinas de compostagem em condições adequadas. Contudo, infelizmente, a maior parte dos resíduos vai para aterros sanitários e lixões, inviabilizando a garantia da decomposição correta.

Outras, não podem ser usadas na indústria alimentícia, pois, podem contaminar alimentos ou provocar reações alérgicas em pessoas com intolerância a determinadas substâncias liberadas durante o processo de fabricação das embalagens. Enfim, existem inúmeros fatores que ainda necessitam de ajustes para que esse tipo de material possa ser usado em larga escala e um deles é o preço, ainda muito elevado.

2. Embalagens de vidro

A embalagem plástica chegou para facilitar o manuseio e descarte no dia a dia. Apesar disso, trouxe um pacote completo de infortúnios que precisamos consertar o mais rápido possível.

Nesse cenário crítico, o vidro voltou aos holofotes, já que, em termos de impacto ambiental, é bem menos danoso que o plástico. Sua composição é uma mistura de soda cáustica aquecida e areia, com eventuais adições de pigmentos para coloração. A areia não exige instalações suntuosas para ser explorada, além de ser renovável e reciclável.

Essas características tornam o vidro vantajoso, pela impermeabilidade a odores, umidade e outros agentes externos, fazendo desse material um aliado na conservação de alimentos e bebidas. Seu aspecto estético também pode ser amplamente explorado em formas, cores, texturas e espessuras diferentes.

Por outro lado, o vidro perde a vantagem quando avaliamos sua densidade, que torna as embalagens pesadas e nada práticas para o transporte. Além disso, é muito perecível, pois quebra com facilidade, gerando riscos de ferir quem o estiver manipulando. Outro fator negativo é sua baixa resistência ao congelamento e esterilizações acima de 100º C.

3. Embalagens de papel

O papel vem ganhando, cada dia mais, espaço no mercado de embalagens. Sua versatilidade não impõe limite na variedade de uso, servindo para os mais diversos tipos e tamanhos, além das possibilidades infinitas de aplicação estética e de design. Mas, além dessas, quais as outras vantagens desse material?

Vantagens do uso de embalagens de papel para o meio ambiente

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem sensibilizado muitos empreendedores, que passaram a adotar soluções mais amigáveis no trato com a natureza. Muitos consumidores estão de olho nessas ações e voltando suas preferências para empresas que apostam em embalagens ecológicas.

Nosso país dispõe de florestas cultivadas especialmente para atender às demandas de papel no mercado interno, resultando em menos gastos e menor degradação ao ambiente, reduzindo o desmatamento.

Assim, em razão dos novos processos de fabricação do papel, nota-se uma diminuição no consumo de água e energia, maior frequência de uso das fibras recicladas durante a fabricação do papel novo e diminuição do volume de resíduos lançados em aterros. O papel é biodegradável, portanto, quando não pode mais ser reciclado, é utilizado como combustível para produção de energia.

Diante das necessidades atuais, para ganhar a confiança, a fidelidade dos clientes e algumas certificações para locais que as exigem, as empresas devem trabalhar para que seu negócio se torne mais sustentável a cada dia.

A embalagem de papel como estratégia de marketing

O papel é excelente no quesito marketing para encantar e fidelizar clientes. Uma comunicação visual competente pode dialogar com o consumidor estimulando, inclusive, uma ligação emocional, que cria preferência e transforma o seu produto em algo relacionado ao estilo de vida das pessoas que optam pela sua marca.

Por isso, não perca a oportunidade de fazer da sua embalagem um canal direto para a divulgação da empresa, que será vista toda vez que estiver circulando por outros lugares, depois de sair da loja.

Personalize as suas embalagens de papel e crie uma nova utilidade para elas. Dependendo da densidade usada e da qualidade da impressão, é possível reutilizar caixas, sacolas e demais formatos para outros usos, ou simplesmente, para colecionar. Muita gente faz isso.

Simplificação da logística

A adoção de papel na fabricação de embalagens também facilita os aspectos de logística. Por serem mais leves, são mais fáceis de armazenar e mover um grande número de itens, mantendo a resistência. O baixo peso pode, ainda, eliminar a necessidade de grandes estruturas para armazenamento, já que aumenta a capacidade de empilhamento, se o peso do conteúdo não for excessivo.

Isso tudo diminui os custos para manutenção quando comparamos com outros tipos de materiais. Como se não bastasse, mais uma vez, a sustentabilidade entra em ação, considerando que há queda de emissão de poluentes durante o transporte.

Flexibilidade de formato e dimensões

As embalagens de papel são plenamente ajustáveis às diversas necessidades de negócio. Tendo em conta todas as vantagens já descritas, podemos deduzir que há uma infinidade de alternativas de dimensões e formatos para os mais variados produtos e mercados, desde as opções menores e mais delicadas até as maiores, feitas para acomodarem peças de maquinários e produtos pesados.

Tomando o devido cuidado com as definições corretas de dobra e corte, é possível pensar em tudo: formatos para armazenar e transportar alimentos e produtos de limpeza, com ou sem tampa etc. Caixas no tamanho certo, sem desperdício de espaços, evitando dobras, custos e danos que muitas embalagens, sem a devida definição, não são capazes de evitar.

Com tanto potencial para personalização, diminuição de gastos, preservação do meio ambiente e, de quebra, fazer uso de uma estratégia de marketing criativa, fica fácil substituir a embalagem plástica por algo tão moderno, versátil e útil, em todos os sentidos, como é o papel.

Transforme o seu negócio e contribua com um mundo melhor. Para fazer uma consultoria especializada no assunto conte com a gente e entre em contato. Estamos dispostos a ajudar o seu negócio a alcançar ótimos resultados e uma personalização incrível!

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