Os serviços de entrega de alimentos estão cada vez mais populares, já que se tornou prático e fácil pedir sua comida favorita pelo celular. E, para aqueles que costumam consumir produtos entregues dessa maneira, as embalagens para delivery podem fazer toda diferença.

Isso gera um novo desafio ao empresário: a necessidade de manter a qualidade de seus produtos, mas também oferecer agilidade e facilidade no consumo. Além da praticidade de receber sua comida em casa ou no trabalho, o cliente também deseja a experiência de qualidade do local que mais gosta de comer.

Para garantir que as entregas de sua empresa sejam realizadas de uma forma eficiente e segura, que garanta a qualidade dos alimentos, é importante conhecer os tipos de embalagens para delivery existentes e suas vantagens. Explicamos melhor para você logo abaixo. Confira!

Importância da embalagem adequada

Servindo tanto como forma de acondicionar e proteger os alimentos, quanto como uma ferramenta de marketing para sua empresa, escolher a embalagem mais adequada é importante para os resultados de seu negócio.

Afinal, a escolha errada da embalagem pode comprometer não só o sabor, a disposição e a entrega dos produtos, mas também a reputação do seu negócio. Em tempos de aplicativos de delivery cada vez mais populares, avaliações negativas podem decretar o fim de um estabelecimento comercial.

Por isso, é importante que o empresário analise as necessidades reais de sua empresa e do seu produto antes de escolher a embalagem a ser utilizada. Vale se questionar a respeito do tipo de mercado em que se atua, o tipo de alimento a ser embalado e também o tamanho das porções a serem servidas.

Com isso em mente, é possível escolher as embalagens para delivery de acordo com as necessidades do produto e de forma a atender o cliente da melhor maneira possível, garantindo uma ótima experiência no momento da entrega.

Identidade visual em embalagens para delivery

Um ponto de grande importância na escolha da embalagem está no desenvolvimento da identidade visual da empresa. Como a embalagem é o primeiro contato do cliente com seu produto, é fundamental que ele seja surpreendido de forma positiva pela escolha do recipiente.

É importante ter em mente que a embalagem tem impacto direto no marketing da empresa e em sua visibilidade. Por isso, é interessante que ela seja desenvolvida de acordo com a identidade visual da empresa e siga as cores, padrões e formatos que definem a marca.

Essa importância é fácil de notar quando falamos de embalagens de grandes redes de fast-food, por exemplo, que apostam na padronização nas entregas, tanto para garantir qualidade, quanto para permitir que a marca seja vista e reconhecida pelo consumidor.

Tipos de embalagem para cada alimento

Agora que você já sabe mais sobre a importância das embalagens para delivery no seu negócio e também sobre a necessidade de ter um padrão visual em suas embalagens, é interessante conhecer os tipos mais comuns disponíveis no mercado e os produtos que cada um deles acomoda de forma mais eficiente.

Vale destacar que cada tipo de alimento e até mesmo o tempo de entrega influenciam na escolha do material e do formato de embalagem mais adequado para o transporte do seu produto, portanto, esteja atento a isso no momento da escolha.

1. Embalagens de isopor

As embalagens de isopor (poliestireno expandido) são muito comuns e bastante utilizadas em empresas que trabalham com a entrega de alimentos sensíveis a variações de temperatura, como alimentos que devem ser consumidos quentes ou gelados.

Por ter preço acessível e permitir personalização, as embalagens de isopor são muito utilizadas em lanchonetes, sorveterias, docerias e outros tipos de estabelecimento, pois permitem acondicionar com segurança tanto produtos quentes quanto produtos frios, mantendo a aparência e a temperatura ideal do alimento até a entrega.

2. Embalagens de alumínio

O  alumínio também é bastante popular por sua praticidade e pela facilidade ao embalar os produtos e é muito utilizado para produção de embalagens, especialmente para conservar alimentos quentes (mas também sendo utilizado para transportar produtos gelados).

Além de ser fácil de encontrar, leve e ajustável a diversas necessidades e demandas, as embalagens de alumínio são muito valorizadas por serem recicláveis. Isso agrega valor permitindo que a empresa adote um posicionamento ecologicamente correto, focado na reciclagem de suas embalagens para delivery.

3. Embalagens de papelão

As embalagens de papelão são muito versáteis e estão disponíveis em uma grande variedade de modelos, cores, formatos e utilizações. Além de permitir embalar diretamente os alimentos, também é comum o uso do papelão na embalagem de proteção dos produtos para a entrega.

Por preservar os alimentos frescos e garantir facilidade e leveza no transporte, além oferecer a rigidez necessária para manter o produto no lugar e praticidade no momento da organização, as embalagens de papelão são muito comuns no armazenamento de alimentos antes do momento da entrega.

4. Embalagens de plástico

As embalagens feitas de plástico também são ótimas opções para aqueles que desejam oferecer praticidade, mas ao mesmo tempo querem destacar visualmente o alimento para a entrega.

Como muitas das embalagens de plástico são transparentes, elas costumam ser populares para embalar produtos com apelo estético, como bolos, tortas, doces confeitados, dentre outros, protegendo e exibindo os alimentos de forma segura e eficiente.

5. Embalagens recicláveis

Existem diversos tipos de embalagens feitas com materiais recicláveis, ou seja, que podem ser reaproveitados após a utilização, o que diminui o impacto da produção e descarte desses recipientes no meio ambiente e também faz com que a empresa possa se posicionar de forma ativa na proteção ambiental.

Como o mercado de embalagens apresenta uma grande variedade de opções e modelos, é possível contar com as embalagens para delivery mais adequadas para sua demanda e seu produto, garantindo melhor acondicionamento, organização e qualidade na entrega e também no consumo.

Além disso, assim como as demais, também é possível personalizar as embalagens recicláveis, lembrando que a embalagem personalizada traz mais valor e ressalta a marca de sua empresa, fortalecendo sua relação com o cliente e aumentando sua visibilidade no mercado.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de embalagens para delivery e entender como usá-las em seu negócio? Então fale conosco para encontrar a embalagem ideal para seus produtos!