Muita gente sonha em abrir um negócio e ser bem-sucedido. Mas, nesse momento, surgem diversas dúvidas sobre o que é necessário para começar uma empresa, não só em relação ao segmento e à parte burocrática, mas, principalmente, em relação aos detalhes importantes que fazem diferença.

As diversas questões que envolvem a realização desse sonho são o motivos de noites mal dormidas de muitos dos novos empreendedores. Será que vai dar certo? Vou ter o retorno que eu espero? Qual diferencial posso oferecer para meus clientes para destacar minha marca perante a concorrência? O que eles esperam de mim?

Uma coisa é certa: nunca teremos as respostas para todas as perguntas que surgem, mas é preciso se arriscar e ir em busca do sucesso. Pensando nisso, reunimos abaixo os 6 detalhes em que você deve prestar atenção na hora de abrir um negócio, para estruturar melhor as ideias, garantir seu diferencial competitivo e dar aquele empurrãozinho que falta. Confira!

1. Estude antes de empreender

Quando falamos em “estudar”, não nos referimos necessariamente a faculdades ou cursos profissionalizantes, mas sim ao mercado em que você deseja atuar e suas características.

Muitas pessoas costumam apostar em áreas que estejam em alta ou que prometam retorno financeiro mais rápido. Afinal, o maior objetivo de abrir uma empresa é garantir sua fonte de renda. Mas todo esse investimento pode ir por água abaixo se o empreendedor não tiver domínio da sua área de atuação.

O mesmo acontece quando é escolhido um ramo apenas por se gostar daquilo, como ao abrir um restaurante por ter a culinária como hobby. É importante considerar que começar uma empresa vai muito além de exercer aquela função na qual você tem facilidade e prazer.

Um empreendimento exige conhecimento de mercado e características empreendedoras, assim como é preciso manter-se sempre atualizado com o que surge de novo para acompanhar as mudanças do cenário. Portanto, estude, leia livros sobre empreendedorismo, faça cursos, veja palestras e busque sempre ser sua melhor versão.

2. Identifique o segmento de clientes

O principal objetivo de uma empresa é suprir as necessidades apresentadas pelos seus clientes. Tendo isso em mente, é preciso definir em que área deseja atuar e começar o processo de pesquisa para traçar o perfil do seu público-alvo.

Muitas pessoas se perdem no momento de definir o ramo de atuação. Devo investir no que eu gosto de fazer, ou no que oferece maior segurança financeira? Não existe uma regra, mas é preciso realizar uma pesquisa mais profunda sobre as possibilidades, listando os pontos com os quais você tem facilidade em lidar e aqueles em que apresenta maior dificuldade.

Com a área de atuação definida, vamos para a segunda parte: traçar o perfil de seu cliente potencial. Esse levantamento pode ser feito por pesquisas com familiares, amigos e até mesmo com desconhecidos, por meio de questionários online, por exemplo. Quanto mais opiniões você ouvir, mais ampla será sua visão sobre o cenário.

3. Defina uma proposta de valor

A proposta de valor é o que você tem a oferecer para suprir as necessidades de seus clientes. É o que o fará escolher sua empresa em vez de seus concorrentes. Por isso, é preciso ter pleno conhecimento sobre seu público-alvo e a dor apresentada por ele, a fim de oferecer a melhor solução.

A regra é simples: quanto mais específico e detalhado for o problema, mais fácil será encontrar uma forma de atendê-lo, garantindo a satisfação e elevando a possibilidade de fidelização do cliente. Esse é o momento de definir o pacote de serviço e/ou produtos que será oferecido pela sua empresa e realizar testes para verificar sua eficácia.

4. Estabeleça a estrutura

Como você pretende entregar a solução para seus clientes? Precisa de espaço físico? Plataforma digital? Quantos funcionários? Quais materiais serão necessários? Todos esses pontos precisam ser muito bem identificados para definir qual será o investimento necessário para que sua empresa tenha capacidade de começar suas atividades.

Se a escolha for por um ponto físico, por exemplo, é preciso avaliar aspectos como localização, estacionamento, vias de acesso, estrutura do local, entre diversos outros pontos que interferem de forma direta nos resultados obtidos.

5. Capriche na divulgação

Com a facilidade que a era tecnológica nos proporciona, só não é visto quem não quer. Existem diversas opções para todo tipo de negócio e cabe ao empreendedor realizar um estudo e encontrar o melhor canal de divulgação de seu produto.

Para isso, é necessário conhecer muito bem seu público-alvo, compreender suas necessidades e o quanto estão dispostos a pagar pela solução que você tem a oferecer. Essas informações serão a base para identificar os melhores canais de investimento — como marketing direto ou conteúdo online —, assim como o tipo de conteúdo e forma de abordagem.

6. Invista no potencial das embalagens

Uma das principais funções da embalagem é proteger a mercadoria, mas muito se engana quem acha que para por aí. A embalagem faz parte da experiência de compra que a marca proporciona ao cliente e merece tanta atenção quanto o produto. Ela deve não apenas proteger de forma adequada, mas também ser utilizada na estratégia de marketing como ferramenta para fixar a proposta da marca.

Nesse sentido, é importante desenvolver uma identidade visual que transmita o conceito e converse com a ideia da empresa. Em muitos casos, só de olhar de relance para alguma embalagem, já sabemos de imediato qual é a marca e isso só reforça o poder que esse produto tem.

Nos casos em que o cliente realiza uma compra pela internet, por exemplo, a embalagem do produto é o primeiro contato físico que ele tem com a marca. Por isso, é essencial garantir que ele tenha uma ótima impressão do material, design e apresentação. Esses detalhes transmitem cuidado e dedicação.

Abrir um negócio envolve diversos pontos que precisam ser minuciosamente pensados para garantir o sucesso da empresa. Em meio à grande concorrência nos dias atuais, é indispensável oferecer sempre a melhor experiência de compra ao seu cliente.

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