Quando o assunto é o ambiente do comércio eletrônico, as operações que envolvem a área da logística desempenham um papel de extrema importância para o sucesso do negócio.

Nesse aspecto, não basta apenas armazenar, despachar e entregar os produtos aos clientes no prazo preestabelecido, mas sim embalá-los de uma forma que os valorize ainda mais. E é exatamente sobre isso que vamos falar: embalagens para e-commerce!

E por que isso é tão importante? Bem, entenda que a embalagem é a “peça” que contém o produto e que o deixa protegido. No entanto, embora essa seja sua função primária, há um atributo que muitas vezes passa desapercebido. E qual é? A resposta: o marketing!

O modo como a mercadoria chega às mãos do consumidor é um fator fundamental no que diz respeito à construção de uma marca. O recebimento da compra é um momento muito aguardado, por isso, procure aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Neste artigo nós vamos apresentar 6 dicas para escolher as embalagens do seu e-commerce. Abordaremos os pontos mais relevantes para a melhor utilização dessa ferramenta. Confira abaixo!

1. Tenha atenção ao tamanho da embalagem

Para começar, falaremos um pouco sobre o tamanho. Aqui, a ideia é a seguinte: procure não deixar muito espaço entre produto e embalagem. Para cumprir essa determinação, pode ser necessário encomendar diversas medidas, ou buscar soluções para adaptar as embalagens ao tamanho do produto.

Nesse caso, a questão principal é referente aos custos de frete. Como você já deve saber, quanto maior a embalagem, mais caro será o envio.

Além disso, esse cuidado também é interessante no que corresponde à proteção, especialmente para os itens mais frágeis. No percurso de entrega, os responsáveis pela operação nem sempre terão a cautela que deveriam ter com o manuseio.

Assim sendo, se você deixar muito espaço no interior da embalagem, é possível que os produtos sejam danificados por não estarem fixos.

Contudo, vale repetir: o tamanho está diretamente relacionado ao frete, o que por si só já valeria sua atenção.

2. Personalize

A personalização é outro ponto que merece ser destacado, afinal de contas, de nada adianta desenvolver uma boa embalagem se a sua marca não estiver ali presente.

Em vista disso, não se esqueça de personalizá-la com o seu logotipo, de preferência em um local onde ele esteja bem visível. Lembra do que falamos no início do artigo, sobre a construção da marca? Então, essa simples ação faz parte desse processo.

Além disso, aproveite a “magia” do momento do recebimento para se comunicar com o cliente: uma simples mensagem de agradecimento pode ter muito efeito. Além disso, as embalagens podem contribuir para levar a essência da marca ao consumidor. Enfim, o cuidado com os detalhes certamente passará uma excelente impressão do seu negócio. Acredite!

3. Aposte na sustentabilidade

Ainda pensando no fortalecimento da marca, por que não utilizar da sustentabilidade para ajudar? Nos dias de hoje, as empresas que se preocupam com a saúde do meio ambiente estão criando uma melhor imagem perante os consumidores. Isso é certo.

Nesse sentido, as embalagens para e-commerce podem funcionar muito bem. Ao entrar em contato com os fornecedores, verifique as possibilidades do uso de materiais reciclados.

O interessante, é que além de contribuir com a natureza você provavelmente reduziria seu custo de aquisição. No entanto, use esse fato a seu favor para explorá-lo no marketing, especificando para o cliente que o seu negócio procura ser o mais sustentável possível: isso pode ser feito na própria embalagem ou em qualquer outro espaço da sua loja virtual.

4. Defina os materiais

Um ponto que não pode ficar de fora da análise são os materiais. Para facilitar a escolha, é preciso considerar, antes de mais nada, a natureza dos seus produtos.

As embalagens podem ser de plástico, acrílico, vidro ou papelão, por exemplo. Cada qual possui suas próprias particularidades em termos de vantagens e desvantagens.

Por isso, mais uma vez: é a característica dos seus produtos que definirá qual é o melhor tipo de material a ser utilizado.

5. Trabalhe estética e criatividade

A estética e a criatividade das embalagens são dois aspectos que precisam ser ressaltados. Por vivermos em um ambiente predominado pelos aspectos visuais, ou seja, no qual o olhar é o responsável pela concepção primária sobre algo, caprichar nesses quesitos é praticamente uma obrigação.

Pense bem: ao receber um produto com uma embalagem bonita e criativa, qual seria sua primeira impressão sobre a empresa? Com certeza seria positiva, não concorda? Então, é justamente por isso que esses fatores não podem ser negligenciados, pois eles terão um papel relevante para a construção da imagem da marca.

6. Não abra mão da segurança

Por último, mas não menos importante, está a segurança, que nada mais é do que o propósito principal das embalagens: não adianta investir apenas na beleza, é preciso garantir que as mercadorias cheguem em bom estado.

Sobre isso, o primeiro passo é conhecer o seu produto. Para ilustrar, pegue como exemplo o setor da moda. Tratando-se de roupas, o cuidado deve ser para que os clientes não as recebam amassadas.

Portanto, aqui é necessário que você avalie os diferentes tipos de embalagem, sempre visando o “conforto” dos seus produtos. Teste os materiais e as formas que existem e, se necessário, use envelopes de plástico bolha, isopores, espumas, etc.

Para concluir, não poderíamos deixar de falar da importância da embalagem para o marketing, conforme já tínhamos mencionado no início do artigo. Ao embalar as mercadorias, aproveite a ocasião para fazer a mala direta física, uma estratégia muito utilizada por grandes lojas, como Americanas e Passarelas, por exemplo.

Tenha em mente que a comunicação realizada nas embalagens sempre será vista pelo consumidor, diferentemente de outras ações. Para facilitar o seu entendimento, lembre-se de que o e-mail marketing pode ir diretamente para o spam e que as atualizações do blog ou das redes sociais atingem somente uma pequena parcela dos compradores.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre embalagens para e-commerce. Se quiser conhecer as possibilidades de personalizações, custos e tudo mais, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar!