Vender mais, principalmente em tempos de crise, é prioridade para a maioria dos negócios, independentemente do segmento de atuação. A boa notícia é que há estratégias simples e muito eficazes para aumentar suas vendas rapidamente e ajudar a ter uma marca forte.

Entre elas estão investir em um atendimento personalizado, cuidar da comunicação da sua marca, apostar no pós-venda para fidelizar clientes e usar o marketing digital para atingir ainda mais consumidores. Confira 6 estratégias infalíveis sobre como vender mais:

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para descobrir como vender mais é conhecer o público que deseja atingir. Quem são as pessoas que compram da sua empresa, o que elas precisam, o que desejam etc. Ter as respostas para essas perguntas é essencial para montar estratégias de venda que sejam realmente eficazes. Para realmente conhecer seu cliente, é importante ir além do básico nome, endereço e contato.

É preciso saber quais são as preferências de cada consumidor. Entre as ferramentas que podem ser usadas para conseguir essas informações valiosas estão pesquisas qualitativas e até mesmo mecanismos de busca e redes sociais. Para conhecer ainda melhor quem já comprou com você, não deixe de analisar  também o histórico de aquisições: o que comprou, quando comprou, quanto gastou etc.

Cuide da forma como sua marca se apresenta

A primeira impressão é a que fica. Quando o assunto é descobrir como vender mais, essa máxima é mais do que verdadeira. Oferecer um bom produto e/ou serviço não basta: é preciso passar para o cliente a imagem que você deseja que ele tenha da sua marca. Nesse sentido, investir em branding é cuidado essencial.

Certifique-se de que seu logo está alinhado com a essência da sua empresa e que seus materiais promocionais são profissionais o suficiente para atrair os consumidores. Apostar em fotos de qualidade na sua comunicação, conteúdo relevante e embalagens diferenciadas, por exemplo, faz toda a diferença na imagem que o cliente terá do seu negócio. Invista em comunicação, entregue o que você promete em seus materiais promocionais e veja suas vendas crescerem de forma considerável.

Aposte em um atendimento personalizado

Como você gostaria de ser atendido? Tenha essa resposta em mente ao analisar o atendimento prestado pela sua empresa. Ele é adequado ao tipo de cliente que deseja atingir ou está desalinhado com esse perfil? Além de cumprir as regras básicas de atender bem, outro ponto merece sua atenção: a importância de adaptar o atendimento ao perfil do cliente.

É importante ter sensibilidade para ler as respostas que o consumidor dá e, assim, fazer um atendimento personalizado. Há pessoas que gostam que o vendedor dê sugestões e participe de uma forma mais ativa do processo de escolha do produto. Outras, preferem que o profissional só interfira quando solicitado. Respeitar o perfil e os desejos do cliente é fundamental para ter sucesso, fechar a venda e, ainda mais importante, garantir que o cliente irá retornar para efetuar nova compra.

Use o marketing digital

Investir em marketing digital é uma forma boa, bonita e barata de divulgar sua marca para potenciais clientes e, de quebra, reverter esse conhecimento em vendas. O primeiro passo nesse sentido é criar uma estratégia, definindo os canais que serão utilizados, a linguagem que será adotada e, principalmente, os objetivos da sua empresa ao realizar esse investimento.

A partir daí, é seguir para ação e criar (ou melhorar) o site da sua empresa e apostar no uso de redes sociais como Twitter e Facebook para se aproximar os clientes. Esse tipo de mídia é ideal para divulgar promoções, últimos lançamentos e até mesmo estabelecer um diálogo com os consumidores, que podem usar o espaço para dar sugestões, opiniões e, até mesmo, fazer reclamações.

Dependendo do seu público-alvo, é importante ter atenção na hora de definir as redes sociais em que sua marca estará presente. Uma empresa que atende predominantemente jovens, por exemplo, não pode abrir mão de ter uma estratégia para o Snapchat, que é uma rede muito usada por esse público.

Surpreenda seu cliente

Ter uma surpresa boa pode fazer a pessoa ganhar o dia. Pense nisso ao montar sua estratégia de vendas. Não se esqueça de criar ações que surpreendam seus clientes e façam com que eles tenham vontade de voltar e comprar mais. Um mimo ao efetuar uma compra, uma água gelada ao entrar na loja em um dia de muito calor e até mesmo um cupom de desconto após efetuar algumas aquisições são ações que não pesam no bolso e fazem toda a diferença na forma que o cliente enxerga sua marca. Faça uma surpresa para seu cliente e tenha certeza de que ele sempre voltará a comprar com você.

Invista no pós-venda

Para ter uma marca conhecida e manter as vendas sempre em alta, é importante pensar além. Mais do que efetuar uma única venda, é preciso estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes. Para tornar essa meta uma realidade para sua empresa, a melhor forma é investir no pós-venda e, assim, fidelizar os consumidores que já compraram com você.

São várias as ações de pós-venda que você pode realizar no seu negócio: enviar um e-mail marketing para o cliente após a compra para saber sobre a experiência dele, fazer uma ligação para o consumidor no dia do seu aniversário e oferecer um desconto pela data, enviar um brinde personalizado em datas comemorativas como Dia das Mães e por aí vai. O importante é ter a preocupação de sempre manter sua marca viva na mente dos clientes.

Todo mundo gosta de ser bem tratado. Ao ter isso em mente, você já sai na frente na sua meta de vender mais. Busque definir e conhecer seu público-alvo, aposte em um atendimento diferenciado e personalizado, cuide da comunicação e do branding da sua marca, use o marketing digital a seu favor e não deixe de criar estratégias de pós-venda para manter sua marca viva na mente dos clientes.

Aposte nessas estratégias infalíveis sobre como vender mais. Você verá a diferença não só no faturamento no final do mês como também na fidelidade dos seus consumidores.

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