Se você trabalha no varejo de vestuário provavelmente já sabe como as embalagens de roupas acrescentam valor ao seu produto e garantem benefícios únicos para os clientes, certo? 

A personalização desses itens, se feita de forma de forma correta, garante que a embalagem funcione não apenas como a proteção da peça vendida, mas também como um canal de comunicação que entrega outros benefícios para os clientes.

Entretanto, para aproveitar esses benefícios é necessário o uso de uma boa estratégia. Além disso, é preciso acompanhar as tendências dessa prática, encontrando oportunidades para diferenciar seu produto dos demais concorrentes do mercado.

Pensando nisso, colocamos abaixo 5 modelos diferentes de embalagens de roupas que são tendência no varejo e podem ser usados para aumentar o valor dos seus produtos! Confira:

1. Sacolas plásticas

As sacolas plásticas são o modelo mais tradicional e usado para embalar produtos vendidos no varejo, principalmente em lojas físicas de vestuário. Além de práticas para o consumidor carregar, seu custo é muito baixo.

Porém, as sacolas mais simples e baratas não permitem o aproveitamento do benefício de usar esse item como algo de valor agregado ao produto. Por isso, muitas empresas estão investindo em mudanças na sacola plástica, como a adoção de identidade visual diferenciada, materiais mais resistentes ou biodegradáveis.

Identidade visual

A primeira mudança é a adoção de personalização nas sacolas, usando itens da identidade visual da marca. Alterações nas cores, inclusão de logos e itens que fazem referência à empresa estão sendo colocados nesses itens para criar mais um canal de comunicação e reforçar o valor da marca para os clientes.

Materiais mais resistentes

Junto com a personalização as empresas passaram a investir em materiais plásticos mais resistentes e duradouros. Isso permite que as mudanças visuais sejam mais visíveis e os clientes podem reaproveitar as sacolas, aumentando a divulgação gratuita do negócio.

Material biodegradável

Outra prática que se tornou tendência dos últimos anos é a criação de embalagens biodegradáveis, ou seja, que se decompõem naturalmente. Com clientes cada vez mais conscientes, oferecer esse tipo de sacola é uma vantagem para o negócio, que passa a ser visto como mais responsável e socialmente correto.

2. Sacolas de papel

Com a percepção do valor das sacolas para o negócio, funcionando como parte do valor do produto entregue, muitos varejistas passaram a investir em itens mais sofisticados, como sacolas de papel. 

Esses itens são mais caros do que as sacolas plásticas, porém, elas passam uma imagem mais refinadas para as empresas que a usam em seus estabelecimentos. Normalmente usadas em lojas onde o valor das peças é alto e exclusividade é um atributo valorizado pelos clientes.

As sacolas de papel também são personalizadas com a identidade visual da marca e funcionam como um canal de comunicação para a empresa, aumentando a visualização de seu logo e mensagem quando o cliente carrega o item.

Assim como as sacolas de plástico, essas embalagens também podem ser feitas com material sustentável. As empresas podem usar papel reciclável para sua produção, aproveitando esse material e contribuindo para um mercado mais sustentável. Os benefícios são os mesmo em termos de imagem.

3. Caixas 

Outra forma de embalagem que é tendência é o uso de caixas. Normalmente, elas são usadas na entrega de roupas e produtos em domicílio para compras no e-commerce.

Apesar de mais caras que as sacolas, elas oferecem mais proteção para os itens em transporte. Porém, a superfície é maior, fornecendo mais espaço para a marca trabalhar sua comunicação e relacionamento com os clientes.

O varejista pode investir na identidade visual da embalagem, incluindo o logo da marca, mensagens exclusivas aos clientes, novidades e outras ações de comunicação que são importantes para a empresa. 

Outra forma diferenciada de usar as caixas é mudando seu tamanho. Quando a empresa trabalha com camisetas por exemplo, elas podem ser menores, no formato de retângulo. Além de sair do tradicional, o custo de envio também é menor para o negócio.

4. Envelopes

Outro modelo de embalagens para roupas que tem feito sucesso em e-commerce são os envelopes de papel pardo ou kraft. Dentro deles, em conjunto da peça de roupa, pode ser usado plástico bolha como forma de proteger seu produto.

Além de garantir a segurança na entrega, os envelopes são mais baratos para os lojistas. O material também é reciclável, o que garante os benefícios dessa prática para a empresa, como as sacolas biodegradáveis e de papel reciclado. 

5. Materiais adicionais

Toda embalagem se transforma ao incluir itens adicionais em seu interior ou exterior. Cartões de agradecimento pelo relacionamento com a marca, brindes, suportes para os produtos ou etiquetas externas aumentam a personalização e o diferencial da sua embalagem. Itens que são tendência são:

  • papel de seda para envolver as roupas;
  • barbantes para fazer laços;
  • caixas com sistema de som automático na abertura do produto;
  • cartão feito a mão para o cliente;
  • cupom de desconto para um nova compra;

Esses detalhes fazem toda a diferença no momento que o cliente recebe seu produto, aumentando o valor atribuído à sua marca e até mesmo a peça comprada.

6. Proteção e funcionalidade

Por fim, não adianta criar uma embalagem super inovadora e diferenciada se o produto vai chegar danificado na casa do cliente ou no meio do caminho ele vai sentir dificuldades em carregar seu produto.

Uma embalagem deve garantir a proteção de seus itens, seja no transporte logístico ou enquanto o cliente caminha com uma sacola plástica durante suas compras. Portanto, é importante usar materiais resistentes e que garantem conforto para os consumidores.

Como falamos, o uso de plástico bolha em envelopes é uma opção, existem também outras práticas que podem ser usadas, como flocos de isopor, almofadas de ar e papelão dobrável. Porém, é importante lembrar que esse item também faz parte da embalagem e deve ser pensado de forma a agregar valor ao cliente.

Use essas dicas para melhorar o processo de escolha de suas embalagens. Lembre-se que esse item é importante para a experiência de compra de seus clientes e pode ser usado como mais um canal de comunicação para a marca.

Agora que você já conhece as principais ideias de embalagens de roupas que são tendência no mercado, acha que é o momento de contratar uma empresa para te ajudar nesse projeto? Então entre em contato com a Ideia Embalagens, especializada no assunto, e não perca mais tempo!