7 dicas arrasadoras para vender bolos pela internet

A internet é um ótimo meio para divulgar produtos e serviços, especialmente para os empreendedores que estão iniciando seu negócio e dispõem de um baixo orçamento. Vender bolos pela internet é uma ótima forma de conquistar cada vez mais clientes e fidelizá-los, pois quem não conhece a sua marca, pode virar um grande fã, caso você utilize as principais técnicas e as estratégias de vendas corretas.

Há pouco tempo, com o surgimento do comércio eletrônico, os empreendedores viram uma maneira de satisfazer o seu desejo de obter sucesso com as vendas, afinal, são inúmeras as vantagens que a internet traz. Uma delas é o investimento mais baixo do que em um empreendimento tradicional.

Pensando em ajudar você, preparamos 7 dicas infalíveis para vender bolos pela internet e elevar os seus ganhos a níveis exponenciais. Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

1. Criar um planejamento

Jamais deixe de criar um planejamento, ou seja, de definir os canais de divulgação, metas, tipos de bolos a serem oferecidos etc.

Você já sabe que terá, por trás de tudo, um negócio, não é verdade? E para diminuir as chances de erros e testar a viabilidade da sua ideia, é imprescindível que se elabore um bom plano.

Vai ser por meio dele que você vai criar a identidade da sua loja de bolos e da marca, vai poder elaborar sua estratégia e tática de marketing, vai poder analisar o mercado envolvendo os seus fornecedores, clientes e concorrentes, realizar o seu planejamento financeiro e dispor de maneira organizada seu cronograma de ações.

2. Utilizar as redes sociais

Utilize as redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp) para divulgar os produtos e estabelecer um relacionamento com o seu cliente.

Hoje em dia, para quem quer vender bolos pela internet, é praticamente um imperativo estar presente nas redes sociais, ter um e-mail ou um chat específico para o atendimento ao cliente e inserir o número de telefone de forma bem visível no site.

Avalie a possibilidade de criar um blog, principalmente se estiver em um mercado de nicho em que conteúdos sejam influenciadores de compra. Além de reunir o público-alvo, o blog é muito útil para divulgar ofertas da loja virtual.

3. Criar um site

Ter um site 100% funcional e de excelente navegabilidade é imprescindível. Tudo que estiver disponível no site precisa funcionar da melhor maneira possível. O cliente quer facilidades ao entrar na loja; caso não haja, ele vai desistir em apenas um clique e dificilmente voltará.

Os problemas mais comuns são: grande quantidade de anúncios, imagens muito pequenas, site lento, pouco contraste entre fundo da página e cor da letra.

Lembre-se da importância de se investir em SEO (Search Engine Optimization). A tradução desse termo já diz muito: Otimização para Mecanismos de Buscas. O trabalho de SEO é, portanto, otimizar o site e direcionar todos os motores de busca para garantir destaque ao conteúdo.

Atualmente, os sites de busca têm sido a principal fonte de procura de informações usada pelos que navegam na internet. Por isso, ter um site bem posicionado nesses buscadores é de extrema relevância para ser visto.

Por fim, utilize o marketing de conteúdo para educar o seu público-alvo. Ter um bom blog é uma forma de educá-los com conteúdos sobre o seu nicho de mercado, gerando mais tráfego para a sua loja virtual. Uma das estratégias que você pode usar é, ao final de cada post, inserir uma chamada para ação que vai levar o visitante até a sua página de vendas.

4. Entrar em um marketplace

Outra dica valiosa para os empreendedores iniciantes é considerar se juntar a um marketplace, isto é, plataformas que reúnem produtos de vários negócios e realizam a intermediação da compra. Alguns exemplos são: Mercado Livre e Elo7.

Muitos empreendedores não contam com recursos necessários para investir em divulgação e marca. Por isso, é importante que iniciem em um marketplace. Mesmo que a margem seja menor, já estará em um ponto de venda que apresenta um tráfego recorrente de consumidores.

Começando a girar os produtos e montar uma carteira de consumidores, o empreendedor pode crescer e realizar investimentos em mídia, deslocando-se aos poucos do marketplace.

5. Realizar sorteios e promoções

Campanhas de desconto, sorteios e promoções de lançamento são formas excelentes de divulgação de um produto na internet. Vale muito a pena, nesse caso, aceitar até mesmo uma margem de lucro menor em troca da repercussão e da visibilidade do produto.

Mais do que oferecer um benefício para o potencial cliente, é essencial apostar em uma divulgação massiva dessa campanha. O uso de gatilhos mentais como urgência (apenas hoje) ou a escassez (restam poucas unidades) também favorece o sucesso da promoção.

Outro ponto fundamental é definir regras precisas e claras, para que você possa se proteger de usuários que queiram apenas tirar vantagem da sua promoção.

6. Oferecer um atendimento de excelência

Disponibilize e-mails, chats e telefones nas páginas para sanar qualquer dúvida de seus consumidores. Isso pode ser um fator de diferenciação do seu negócio, que vai se traduzir em vendas e em um relacionamento mais eficiente, o que dará mais confiança aos clientes.

Outra dica importante para atrair mais consumidores e vender mais bolos é oferecer um excelente atendimento. Ele deve ser sempre personalizado e rápido, de acordo com o perfil e as necessidades de cada um. Lembrando que isso deve ser feito desde o primeiro contato.

O ideal é estar sempre disponível para os clientes e comunicar a eles sobre qualquer incidente durante o processo de produção dos bolos. Quanto mais próximo e amigável o atendimento for, mais o público vai ficar encantado.

7. Agregar valor ao produto

É preciso agregar valor ao seu produto, utilizando embalagens que protejam as encomendas e encantem os clientes, fazendo uso de estratégias para fidelizar o consumidor e estimular a divulgação espontânea, oferecendo descontos, criando uma hashtag e sugerindo que o cliente compartilhe fotos dos bolos, entre muitas outras estratégias.

Para agregar valor ao seu produto em um mercado cada vez mais competitivo e mostrar ao seu cliente que ele vale o quanto custa, é preciso identificar quais são os pontos mais críticos, as deficiências do setor em que você está atuando e investir em soluções que gerem destaque. 

A percepção dos consumidores em relação ao valor do seu produto está ligada à forma como você o apresenta. Então, faça uma pesquisa das necessidades que seu público tem e mostre como o seu produto as atende.

Fazendo isso, você vai despertar o interesse do cliente e ainda vai agregar valor à sua marca. E, claro, não deixe de analisar se os seus concorrentes já oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço e se estão à sua frente. É sempre imprescindível saber onde podemos ajustar as arestas do empreendimento.

É preciso entender que é fundamental criar vínculo com os clientes, seja por meio do relacionamento estabelecido nas redes sociais, seja a partir de um atendimento personalizado, por exemplo. Para que você possa vender bolos pela internet e garantir destaque perante o mercado, nunca deixe de buscar diferenciais para a divulgação. Desperte o interesse do seu público e esteja sempre à frente da concorrência.

E aí, o que achou deste texto? Gostou e quer conferir mais conteúdos? Então, aproveite para ler o texto “Conheça os 10 maiores benefícios das embalagens de papel para seu negócio!” e dar mais visibilidade para a sua marca!

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