O consumidor atual já não é mais o mesmo. Se há algumas poucas décadas as empresas investiam em divulgação através de métodos pouco segmentados — como panfletos, propagandas em televisão e rádio ou anúncio em jornais —, hoje em dia essas estratégias são apenas muito dispendiosas e pouco eficientes.

As pessoas estão muito mais ativas no processo de compras. Quem deseja algo pesquisa, compara, busca informações na internet, lê opiniões e só então decide se fecha ou não o negócio. Sabendo disso, o empreendedor inteligente precisa se atualizar e escolher as melhores alternativas de marketing do momento.

Quer descobrir como sua empresa pode atingir o seu público-alvo com total precisão? Então conheça essas 7 dicas brilhantes sobre como divulgar uma marca. Confira!

1 – Aposte no marketing de conteúdo

Você pode até não saber ao certo o que é marketing de conteúdo, mas, mesmo que você não perceba, ele está presente em sua vida e é a forma mais eficiente de divulgar uma marca hoje em dia. Também chamado de inbound marketing, ele está presente em diversas ações que têm como base a internet e o cliente acaba sendo direcionado naturalmente para consumir na empresa que o gera.

Suas principais estratégias são os blogs, newsletters, e-mail marketing, podcasts e download de e-books. Quando o público procura por determinado assunto, serviço ou produto, ele acaba sendo direcionado e se depara com esse material que, de forma sutil, direciona a pessoa a comprar com a empresa ou aumenta sua relação com a marca.

O mais interessante é que o público acaba criando uma relação perene com o conteúdo e passa a ser um divulgador natural do empreendimento. Existe dica mais brilhante do que essa?   

2 – Crie um site de qualidade

Se o marketing de conteúdo é essencial para divulgar uma marca, criar um site de qualidade é a continuidade perfeita para essa estratégia! Seu endereço virtual serve não apenas para finalizar a compra (no caso de um e-commerce), mas também para tranquilizar o cliente, pois gera autoridade e solidez para qualquer negócio.

O tamanho e o porte podem variar com o alcance da empresa, mas é imperativo que ele seja bem feito, intuitivo, possua com uma boa comunicação visual e que deixe disponível todos os contatos e o endereço físico do empreendimento.

Além disso, é primordial contar com um site responsivo. Como grande parte das pessoas acessa a internet diretamente dos seus smartphones, o conteúdo da sua página precisa se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo, facilitando a visualização e, consequentemente, agilizando o processo de compras. 

3 – Trabalhe sua assessoria de imprensa

Empresas iniciantes normalmente cometem o erro de não contar com uma assessoria de imprensa, mas, ainda que seu negócio seja incipiente, é interessante disponibilizar ao menos um profissional para lidar diretamente com os assuntos de mídia e ajudar a construir uma marca forte.

Especialmente se o seu negócio tiver um diferencial no mercado, esse colaborador pode enviar sugestões de pauta para os meios de comunicação locais, para sites especializados no seu nicho ou para formadores digitais de opinião. Se ele conseguir demonstrar que o seu empreendimento é relevante, com certeza terá chances de conseguir divulgação gratuita e, dessa forma, vai anunciar a sua marca espontaneamente.

4 – Dê brindes interessantes

Não importa o nicho da sua empresa: agradar o público sempre será uma estratégia inteligente e eficaz de como divulgar uma marca! Os brasileiros amam receber brindes, mas você não pode fazer isso de qualquer maneira: é primordial achar aqueles mimos que seus compradores verdadeiramente queiram ganhar.

Além de um belo cartão de visitas, você pode investir em diversos objetos que levem no corpo o logotipo da empresa, o endereço virtual e ao menos uma forma de contato. Entram nessa tática canetas, blocos de anotação, calendários e qualquer item que seja relacionado ao seu nicho. Ao mesmo tempo em que você oferece algo que o cliente efetivamente poderá usar, você também vai estar registrando sua marca na memória da pessoa.

5 – Marque presença nas redes sociais

Na era atual, quem não marca presença nas redes sociais está ultrapassado e fica atrás da concorrência. Essa é uma forma gratuita e eficaz de estreitar os laços com os consumidores, atrair novo público, divulgar a sua marca e ainda conseguir dar um ar “cool” e moderno para o seu negócio.

Crie uma fanpage no Facebook e garanta que as perguntas e questionamentos dos usuários sejam pronta e adequadamente respondidas. Outra mídia que está em franco crescimento no Brasil é o Instagram. Uma conta nesse site pode ser uma excelente tática, pois você pode postar corriqueiramente fotos dos seus melhores produtos e serviços, gerando vontade de compra nos clientes.

6 – Crie um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são um verdadeiro sucesso na era digital e servem como uma forma espontânea de propaganda para os mais diversos tipos de empreendimentos. Os especialistas não hesitam em apontar essa estratégia como uma forma inteligente de divulgar a sua marca e de garantir clientes perenes, o que é desejável para qualquer empresa. Pense bem: sai muito mais caro atrair novos consumidores do que manter os que você já tem.

Ofereça pequenas vantagens, como descontos em produtos, frete gratuito, combos e promoções exclusivas. Muitas vezes, para que o cliente volte a adquirir seus serviços, basta um pequeno empurrãozinho. Se você ainda não possui um programa de fidelidade, monte imediatamente: essa é uma ação que você já devia ter feito há tempos!

7 – Invista no pós-venda

Quem disse que o seu trabalho acaba quando o cliente recebe o produto? Na verdade, isso é só o começo: você precisa investir no pós-venda para reforçar seu relacionamento com seu público e divulgar a sua marca. Pergunte como foi a experiência de compra e aproveite que você tem os dados e a autorização da pessoa para enviar uma campanha de e-mail marketing personalizada.

Em datas festivas e dias de aniversário, você deve enviar impressos com mensagens de felicidades pelos correios, bem como pode oferecer descontos exclusivos. Essas atitudes simples farão com que os clientes se sintam lembrados e, ao mesmo tempo, darão a certeza para eles de que a sua empresa sempre estará disposta a atendê-los e agradá-los da melhor maneira.

Essas são as 7 dicas brilhantes sobre como divulgar uma marca que você deve adotar na estratégia de marketing da sua empresa! Gostou de conhecê-las? Tem alguma sugestão? Então deixe seu comentário para nós aqui no blog!