7 passos para preparar a loja para o natal

Quer preparar a loja para o natal, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, você vai conferir um passo a passo que vai te ajudar com essa tarefa. Confira!

O Natal é a data mais importante para o comércio. Neste ano, estima-se que a data terá um aumento nas vendas que não é visto desde 2013. A projeção é de que o varejo venda R$ 35,9 bilhões, um aumento de 4,8% comparado com o ano de 2018. Quem não quer perder essa oportunidade, deve preparar a loja para o Natal.

Decoração, produtos, ofertas, divulgação etc., são alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de preparar a loja para o Natal. Neste artigo, mostramos um passo a que vai te ajudar com esse momento. Utilize nossas dicas e aumente suas vendas.

Passo a passo para preparar a loja para o Natal

1. Defina os produtos para venda

Nesta época do ano, é comum que os lojistas mantenham em suas araras diversos produtos que já estavam à venda há um tempo. A ideia é estimular a venda desses itens. Esse tipo de pensamento é um equívoco, pois o cliente está em busca de novidades.

Por isso, não se preocupe tanto com os produtos estocados. Mantenha-os em um local de fácil acesso, mas valorize as novidades e tendências da estação. Os clientes querem peças novas. Deixe as peças antigas como opção e ofereça descontos.

7 passos para preparar a loja para o natal

2. Produza sacolas personalizadas

As sacolas personalizadas são os pacotes que vão acompanhar os produtos. Você deve desenvolver modelos para os clientes usarem para presentear ou apenas para transportar o produto.

Personalizar a sacolas com as informações sobre a sua loja é fundamental. Esses pacotes vão propagar o nome da marca nos lugares em que for utilizado. Além disso, a personalização da embalagem agrega valor para a marca.

3. Decore o espaço

A decoração do espaço fará com que o cliente se sinta no clima do período. Distribuir elementos natalinos pela loja, vai fazer com que o cliente se lembre sempre que precisar ir até o local ou passar em frente

Utilize as técnicas de vitrinismo para atrair e envolver o consumidor, mas não esqueça de decorar o espaço interno da loja.

4. Divulgue sua loja

Ter uma vitrine decorada ajuda a empresa a aumentar as vendas, mas seu potencial de alcance é, relativamente, pequeno. Afinal, impacta apenas quem está passando em frente ou teve contato com alguém que passou.

Investir em redes sociais e no marketing online fará com que a sua marca atinja um número maior de curiosos e clientes. Com esses recursos, é possível fazer anúncios direcionados para o perfil do seu cliente.

5. Ofereça um atendimento personalizado

O atendimento personalizado também deve ser considerado na hora de preparar a loja para o Natal. Estude o seu cliente, suas necessidades, interesses, objetivos e outros fatores que te permitam oferecer um atendimento mais personalizado.

Dessa forma, o cliente vai perceber que há um interesse da loja em oferecer qualidade em seus serviços e produtos e, consequentemente, vai estimulá-lo a fechar a venda.

6. Diversifique as formas de pagamentos

Preparar a loja para o Natal também envolve as formas de pagamento que serão disponibilizadas. No final do ano, as pessoas costumam investir mais nos presentes e, por isso, acabam gastando mais. Proporcionar diferentes formas de pagamento vai facilitar as compras do cliente e até fazer com que ele compre mais do que havia planejado.

Estude as opções disponíveis no mercado, considere os processos para adquiri-las e os custos. Depois avalie as melhores formas de pagamento para o seu cliente.

7. Defina uma política de promoções e ofertas

Vai fazer alguma oferta de final de ano? Fique atento para os critérios necessários para participar, bem como condições e critérios. As ofertas devem ter informações claras, para não confundir o cliente e evitar problemas.

Por exemplo, você vai colocar um desconto na loja, mas a oferta não permite que o cliente faça trocas. Essa e outras informações devem ser destacadas para que o cliente não seja prejudicado e a sua loja não tenha que se explicar ao Procon.

Além de tudo isso que citamos aqui, você deve preparar sua equipe para lidar com situações de divergência, sempre com paciência e simpatia. Se achar necessário, contrate mão de obra extra para auxiliar com as vendas ou outros processos da loja.

Você já começou a preparar a loja para o Natal? O que tem feito para oferecer uma experiência melhor para o cliente? Compartilhe sua opinião conosco.

Mais Artigos Para Você

Além do ovo de chocolate: 4 ideias de doces para Páscoa

Não sabe como inovar? Selecionamos diferentes ideias de doces para Páscoa que farão as suas vendas aumentarem. Confira!

4 ideias de embalagens personalizadas para Páscoa

Que tal apostar na criatividade e encantar os clientes? Veja o nosso post exclusivo e descubra 6 ideias de embalagens personalizadas para Páscoa. Você vai amar!

Como ganhar dinheiro na Páscoa? Descubra aqui!

Gostaria de dicas sobre como ganhar dinheiro na Páscoa? Nas dicas de hoje, você aprenderá truques simples e que renderão bons resultados. Confira!

Ovos de páscoa de colher: sucesso garantido de vendas

Quer fechar bons negócios em 2020? Invista na produção dos ovos de Páscoa de colher e encante de vez o público. Para saber mais, veja o nosso post exclusivo!

Veja aqui quais são as 3 tendências para a Páscoa 2020!

Quer saber como aquecer as suas vendas neste ano? Descubra as principais tendências para a páscoa 2020 e encontre soluções eficientes para atrair o público!

6 ideias incríveis de embalagens para o natal

Quer embalagens diferenciadas para oferecer aos seus clientes neste Natal? Neste artigo, preparamos uma lista com x ideias incríveis de embalagens para o Natal.