Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais competitivo, com novas marcas e variações do mesmo produto surgindo todos os dias. Em meio a tantos concorrentes, a dúvida que surge na mente de todo varejista é a mesma: como fazer a sua embalagem se destacar? Como solução, muitas empresas estão apostando em embalagens criativas

Além de manterem os produtos em boas condições de uso para o cliente, as embalagens possuem um papel muito maior: o de representar a marca e chamar a atenção do consumidor, tornando-se assim um dos principais elementos que contribuem diretamente na sua decisão de compra.

Pensando nisso, levantamos as principais informações sobre como otimizar suas embalagens e preparamos uma lista imperdível com 8 exemplos de marcas que pensaram fora da caixa. Vamos lá? 

O poder da embalagem

Sem sombra de dúvidas, a embalagem é um dos mais importantes recursos que as empresas do varejo possuem para potencializar suas vendas

Além disso, como o seu custo já está embutido no valor total do produto, uma estratégia de marketing não representa gastos extras para a empresa. Esse fator beneficia os varejistas que não querem realizar mais investimentos no produto, mas mesmo assim buscam uma estratégia para destacar a sua marca.

Por que investir em embalagens?

Para avaliar a importância desse investimento, diversas pesquisas de mercado já foram conduzidas no mundo todo, inclusive no Brasil. Todas elas comprovaram que o consumidor utiliza a embalagem como um dos fatores de decisão na escolha de produtos. 

Segundo uma pesquisa da WestRock, os brasileiros consideram a embalagem mais importante do que a própria marca. Além disso, um estudo do Point Of Purchase Advertising International (POPAI) indica que 81% das decisões de compra são realizadas no próprio ponto de venda, utilizando a embalagem como fator decisor.

Por fim, a Mead Westvaco divulgou um estudo que aponta o consumidor brasileiro como o “mais influenciado pela embalagem”, onde 52% dos entrevistados indicaram a embalagem como muito ou extremamente importante para sua decisão de compra e 51% afirmaram já ter realizado alguma compra influenciados diretamente por uma embalagem.

Como você pode perceber, esses dados indicam como a embalagem é importante para os varejistas — sobretudo os pequenos, que ainda não possuem uma parcela grande do mercado e precisam de meios alternativos e de menor custo para obter destaque. 

Embalagens criativas

Como mencionamos anteriormente, a competitividade do mercado fez com que muitas empresas começassem a investir mais em suas embalagens, ganhando vantagem sobre seus concorrentes não só na gôndola, mas também na mídia, recebendo prêmios e viralizando entre os consumidores nas redes sociais.

Para isso, o varejista pode pensar fora da caixa e fazer alterações em todos os elementos que compõem a embalagem — são eles o formato, tipo de material, cores e identidade visual

Mas quais os benefícios de ser criativo e pensar fora da caixa? 

Normalmente, as embalagens criativas costumam chamar a atenção não somente do público, mas também de canais de comunicação como revistas, jornais e portais de notícias, ganhando publicidade gratuita nesses meios e aumentado o reconhecimento da marca.

Existem até mesmo premiações para as embalagens mais criativas, valorizando ainda mais esse trabalho por parte das empresas. No Brasil, o mais importante deles é o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, que se encontra em sua 17.ª edição em 2017.

Abaixo, confira uma lista com oito exemplos de empresas que souberam reconhecer essas vantagens e investiram em embalagens criativas e inovadoras: 

1. Gloji Berry

A empresa Gloji desenvolveu uma embalagem exclusiva para o seu energético em formato arredondado, simulando uma lâmpada. Essa estratégia fez parte de uma campanha com o slogan “The juice that makes you glow“, traduzindo para o português, “O suco que faz você brilhar”.

A marca não só fez sucesso nos pontos de venda, como foi premiada internacionalmente pela criatividade.

2. Fones de ouvido Noté

A marca de fones de ouvido Noté criou uma embalagem simples e despojada para o seu produto. De formato retangular, ela apresenta o fone de ouvido preso ao centro, num molde que forma o símbolo de uma nota musical.

Além disso, a embalagem não usa plástico e chama atenção na gôndola apenas pela ilustração, mostrando um exemplo de eficiência e economia.

3. Relógios à prova d’água Festine

A marca de relógios suíços Festine decidiu mostrar de forma literal a qualidade de seus produtos, colocando seus relógios dentro de pacotes transparentes com água.

Não é necessário ressaltar que a confiabilidade passada pela marca repercutiu por todo o mercado, não é mesmo? 

4. Pastilhas Ricola

A Ricola é uma marca suíça conhecida por produzir pastilhas que aliviam gargantas arranhadas. Para inovar, eles focaram no seu principal benefício e criaram uma embalagem em formato de bala, com as pontas enroladas. 

No centro, onde fica a bala, foi colocado o rosto de uma pessoa. Já as pontas, ou seja, aquelas partes enroladas as quais puxamos para abrir a embalagem, representam o pescoço, simbolizando assim uma garganta torcida e afetada pela dor. 

O slogan da campanha foi “desenrole sua voz”, abordando de forma inusitada a rouquidão.

5. Smirnoff Caipiroska

A marca Smirnoff criou uma embalagem de edição especial para a sua bebida Caipiroska.

Com o intuito de simbolizar uma fruta no ponto, elas possuíam uma espécie de capa que remetia à comunicação visual do limão, morango e maracujá. Para consumir o produto, era necessário primeiramente retirar — ou descascar, como fazemos com as frutas de verdade — a embalagem. Interessante, não? 

6. Garrafa Coca-Cola

Todo mundo já sabe que a Coca-Cola é uma das mais fortes marcas do mundo, inclusive no quesito embalagem. Sua famosa garrafa, chamada Contour, foi criada em 1915 justamente para representar uma bebida única e criar um ambiente separado para a marca na mente do consumidor. E funcionou! 

7. Novelos Rellena

A empresa alemã Rellena definitivamente ousou em suas embalagens. Ao colocar rostos de personagens masculinos na capa que envolve o produto, os novelos passaram a simular a cabeleira e a barba dessas pessoas. 

8. Heineken no escuro

Que a Heineken é um dos principais nomes no mercado de cervejas você provavelmente já sabe. No entanto, sabia que ela é também um exemplo de inovação?  

A marca criou uma edição especial exclusiva para festivais noturnos que incluiu iluminação de LED e sensores na embalagem, transformando-a em objetos interativos para os usuários por meio da conexão Wi-Fi.

Essas foram apenas algumas das ideias de embalagens criativas já criadas no mercado, que além de terem conquistado a aprovação do público, trouxeram ótimos retornos para suas marcas. 

Se você gostou do conteúdo de hoje, aproveite para conferir nosso outro post sobre os mais interessantes benefícios de investir nas embalagens dos seus produtos!