Criar uma marca forte e reconhecida no mercado é o desejo de grande parte dos empreendedores. Porém, são muitas as situações que podem surgir neste processo, o que gera uma série de dúvidas na hora de criar campanhas de marketing e publicidade.

Se você tem dúvidas sobre quais ações deve realizar para promover sua empresa, neste artigo ensinaremos uma série de práticas para tornar sua marca mais conhecida, indo desde as ações de marketing online e off-line até detalhes relacionados à embalagem de seus produtos. Vamos lá?

Como criar uma marca forte

Muitos empresários acreditam que investir na construção de uma forte e bem representada no mercado é preocupação apenas de grandes empresas, e que uma marca forte não traz benefícios para pequenos negócios.

Porém, isso é um erro grave que pode prejudicar o crescimento de uma organização. Investir em marketing e publicidade é essencial para ajudar as pequenas e médias empresas a crescerem e conquistarem seu espaço no mercado.

Para isso, não é necessário fazer investimentos milionários em marketing on-line e marketing offline, basta investir em ações do cotidiano para transformar a percepção dos clientes e dos seus concorrentes sobre seu produto.

Seguem abaixo alguns exemplos que podem ajudá-lo na criação de uma marca forte no mercado.

Escolha um nome que transmita a essência da empresa

O nome da sua empresa é o que dirá ao mundo para quê ela veio, transmitindo uma mensagem sobre o que ela se propõe a fazer. Por isso, seja criativo, deixe de lado a vaidade e evite usar as iniciais dos sócios para criar o nome de sua empresa. Se seu sobrenome não tem relação com o produto, evite também.

O ideal é escolher um nome que consiga transmitir a essência de sua empresa, os seus valores e o que pretende fazer. Dê preferência para nomes curtos e fáceis de entender, mesmo que em outro idioma. Nomes complicados demais ou com pronúncia complexa podem atrapalhar o alcance de sua empresa.

E não se esqueça: verifique se é possível registrar esta marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, o INPI.

Escolha seu logo com cuidado

Um logo é a representação gráfica de sua empresa, permitindo que as pessoas reconheçam sua marca mesmo sem usar qualquer tipo de texto.

E é inegável o impacto de uma logo marcante no público consumidor. Não por acaso, empresas investem milhões no desenvolvimento de suas marcas, buscando encontrar uma solução que seja marcante para seus clientes.

Você não precisa investir milhões para criar a logo de sua empresa, mas contar com a ajuda de um profissional é um investimento que vale a pena. Se isso não for possível, escolha uma tipografia que transmita a identidade de sua empresa, que seja legível e que cause um bom impacto visual. Nokia, Microsoft e Sony optaram por esta solução por muitos anos e não deixaram de ser marcas fortes por isso.

Invista no posicionamento de sua marca

Para criar uma marca forte e que represente os ideais de sua empresa no mercado é indispensável que você conheça os diferenciais dos produtos oferecidos a seus clientes.

Busque compreender o que faz os clientes deixarem de comprar de seus concorrentes para investirem na sua empresa. Se você ainda não abriu sua empresa, pense na característica que gostaria de desenvolver e invista nela em sua comunicação.

Conhecendo este diferencial e promovendo-o no mercado ajudará a você construir a imagem desejada. Faça com que este diferencial seja suficiente para que seu cliente não confunda você com um de seus concorrentes, fator essencial para a construção de uma marca forte e relevante.

Padronize toda a comunicação de sua empresa

Para que sua marca seja forte e fique registrada na mente de seus clientes é preciso padronizar toda a comunicação visual de sua empresa, transmitindo segurança e a ideia de unidade.

Portanto, detalhes como o site da empresa, cartão de visitas, uniforme dos colaboradores e principalmente as embalagens dos produtos devem estar totalmente alinhados. Todos os aspectos relacionados à sua empresa devem estar sincronizados, sendo eles a linguagem, tipografia usada nas peças gráficas, cores, estilo, grafismos e etc.

Não se esqueça de ter um cuidado especial também na criação das embalagens de seus produtos, pois também devem estar de acordo com a identidade visual de sua marca.

Isso ajudará a humanizar a marca, tornando-a identificável mesmo em locais onde não há menção direta a ela.

Não se preocupe apenas com o produto

De nada adianta ter um produto incrível, capaz de solucionar todos os problemas do cliente, se você não contar com um time de colaboradores capaz de transmitir seus valores para o mercado.

Por isso, é indispensável investir seu tempo no treinamento e capacitação dos colaboradores. Isso garantirá não apenas que eles encantem os clientes em cada interação, mas também que transmitam a cultura e os valores de sua empresa no contato com cada cliente.

Agora que você já sabe quais as melhores práticas para criar uma marca forte, é hora de conhecer ações práticas de marketing on-line e off-line para promover sua marca.

Marketing On-line: como divulgar a marca na internet

Atualmente, é praticamente impossível construir uma marca forte e relevante no mercado. Isso porque, hoje é muito difícil que seu cliente não esteja conectado de alguma forma à internet. Por este motivo, as ações de marketing on-line precisam estar programadas em sua estratégia.

O marketing on-line

O marketing on-line pode ser descrito como um conjunto de estratégias de promoção de uma marca que utiliza principalmente a internet. 

Entre as ações de marketing on-line mais comuns, podemos destacar as ações de promoção nas redes sociais, o investimento em ações de Search Engine Optimization (SEO), Links Patrocinados e a Criação de Blogs.

Promoção nas redes sociais

As redes sociais já deixaram de ser uma febre há muito tempo, e hoje já fazem parte do dia a dia das pessoas. Por lá as pessoas interagem com familiares e amigos, além de buscarem informações sobre empresas e os produtos que pensam em contratar.

Por este motivo, é indispensável que sua empresa invista em ações de promoção nas redes sociais, seja para construir um relacionamento com cada um dos seus clientes ou mesmo para se colocar disponível para tirar qualquer dúvida que possa surgir sobre seus produtos.

Porém, não saia criando perfis em todas as redes sociais sem antes pensar em uma estratégia de promoção eficiente. O ideal é que sua empresa esteja apenas nas redes sociais onde terá tempo para publicar atualizações com frequência, e seja capaz de responder às dúvidas de seu cliente com rapidez.

Se não tomar estes cuidados a reação poderá ser contrária ao que você deseja, prejudicando sua marca em vez de ajudá-la em sua construção.

Search Engine Optimization (SEO)

Assim como as redes sociais, as ferramentas de busca também fazem parte do dia a dia das pessoas, sendo responsáveis por grande parte da navegação dos usuários através da internet.

É através das ferramentas de busca que as pessoas procuram solucionar suas dúvidas mais comuns, buscam mais informações sobre produtos que pretendem adquirir ou até mesmo por informações sobre as empresas que pensam em contratar.

Por este motivo, é indispensável que você invista nas melhores práticas de SEO, com o objetivo de conseguir as melhores posições nestas buscas feitas pelos usuários. Conquistar as melhores posições nas buscas feitas pelos usuários pode garantir uma melhor visibilidade de sua marca.

Entre as ações que podem ser realizadas para melhorar o posicionamento nas buscas podemos destacar a escolha de palavras-chave para a produção de conteúdo, o trabalho de busca de links em outros sites e blogs que direcionem para o site de sua empresa e a adequação de seu site de acordo com as melhores práticas de programação.

É importante citar que o investimento em SEO gera resultados mais significativos apenas em médio e longo prazo. Porém, estão ações são essenciais para que sua marca seja encontrada por seus clientes nas buscas pela internet.

Links patrocinados

Os links patrocinados procuram garantir que sua marca apareça nos resultados das buscas realizadas pelos usuários em sites como o Google, assim como a estratégia de SEO. 

No entanto, existe uma grande diferença entre o SEO e os links patrocinados. As estratégias de SEO geram resultados em longo prazo e obrigam que uma série de ajustes seja realizada em um site, para que ele apareça nas buscas dos usuários naturalmente. Já os links patrocinados geram resultados imediatamente, porém de maneira “artificial”, pois você paga um valor a cada clique realizado nos anúncios.

Os anúncios em links patrocinados funcionam da seguinte forma: você escolhe uma palavra-chave e um valor fixo que deseja pagar por clique naquele termo específico.

Para evitar que o número de cliques fuja do seu controle e você gaste mais do que o planejado em uma campanha de links patrocinados, você pode definir um valor máximo que pretende investir por dia e assim que este valor for atingido a campanha é interrompida.

Outro detalhe importante é que você só paga se o usuário clicar no anúncio que você criou. Caso ele leia anúncio e ignore você não será cobrado por isso.

Criação de um blog de sua empresa

Criar um blog para sua empresa é uma excelente estratégia para sua empresa se aproximar de seus clientes, ajudando na construção de uma marca forte e facilitando o fechamento de vendas.

O primeiro benefício de um blog em sua estratégia de marketing digital é que ele ajuda diretamente em sua estratégia de SEO, pois nele serão publicados conteúdos que poderão ajudar no posicionamento de seu site nos sites de busca.

Além disso, um blog é uma ferramenta que ajuda a posicionar sua marca como uma especialista em seu segmento, uma vez que nele você poderá ensinar as melhores práticas do mercado, discutir tendências e outros materiais educativos. Com isso, você aumentará a credibilidade de sua marca e a confiança de seus clientes.

Porém, é preciso reforçar que no blog de sua empresa você deve produzir conteúdo de interesse de seu cliente, e não de sua empresa. Então, nada de publicar apenas notícias sobre seus produtos. Publique textos que ajudem seu cliente a solucionar os seus problemas e, com isso, possam adquirir produtos de você.

Marketing Off-line: como reforçar a imagem da marca

Apesar de as ações de marketing digital estarem na moda e fazerem toda a diferença para qualquer empresa, as ações de marketing tradicionais não podem ser ignoradas, pois também são importantes para a construção de qualquer marca. Entre elas podemos citar:

Publicação de anúncios em jornais e revistas

Apesar de não terem o mesmo apelo e impacto que tinha há alguns anos, divulgar sua marca em jornais e revistas ainda é uma boa alternativa para fortalecer sua marca. Isso porque, você estará não apenas promovendo seus produtos, mas garantindo que sua marca seja reforçada na mente de seus clientes.

Para ter sucesso não é preciso investir nos grandes veículos do país. O ideal é que você procure por publicações que ofereçam o melhor custo-benefício para sua empresa.

Sendo assim, em vez de investir em um anúncio na Veja, por exemplo, você pode promover sua marca em uma revista específica sobre seu ramo de atuação. 

E se estar presente em grandes veículos de comunicação é indispensável para você, saiba que é possível marcar presença em um jornal de grande circulação por menos de R$ 100,00.

E não se esqueça: na hora de criar o anúncio para a veiculação em jornais e revistas, conte com o trabalho de um profissional especializado, capaz de criar um anúncio atraente para seus leitores. Caso contrário todo seu esforço poderá ir por água abaixo.

Participação em feiras e eventos

Outra excelente estratégia de marketing off-line é a participação em feiras e eventos do setor de atuação de sua empresa. 

Para participar destas feiras você pode alugar um estande, demonstrando seus produtos de forma mais eficiente, tirando todas as dúvidas que seus clientes possam ter, facilitando o fechamento de novas vendas.

E mesmo que você não realize nenhuma venda nestas feiras, só de estar presente em um evento do setor, sua marca é fortalecida e tem mais chances de ser reconhecida por seus clientes em outras oportunidades.

Caso você não tenha verba suficiente para alugar um stand para sua empresa em um evento como esse, uma boa alternativa é participar como visitante. Lembre-se de levar os materiais de divulgação de sua empresa como o cartão de visitas e catálogos de produtos para compartilhar com possíveis parceiros e clientes. 

Aproveite estes eventos para construir relacionamentos e, com eles, aumentar a visibilidade de sua marca, mesmo que no longo prazo.

Anúncios em outdoor

Os anúncios em outdoors são uma opção tradicional para promover sua marca, muito eficaz para negócios locais, principalmente. 

E apesar de ser necessário investir uma quantia considerável para promover sua marca nesta mídia, é uma estratégia muito interessante para atrair a atenção de seus clientes.

Ao investir na promoção em outdoors tome cuidado na hora de escolher o local onde seus anúncios serão publicados. Prefira anunciar em locais onde você tem certeza que seu público estará presente.

Além disso, é preciso destacar que o anúncio em outdoor deve ser objetivo, com o mínimo de informação possível. Isso porque, grande parte das pessoas que são impactadas pelos outdoors estão no trânsito, tendo poucos segundos para ler toda a mensagem. 

E é claro, assim como os anúncios em jornais e revistas, é indispensável que você conte com o trabalho de um profissional para a criação de seu anúncio.

Anúncios em busdoor

Apesar de serem uma ótima opção para a promoção de sua marca, algumas cidades possuem leis rígidas que impedem o seu uso nas áreas urbanas.

Como alternativa ao outdoor, sua empresa pode investir na promoção de sua marca em um busdoor, que funciona de forma parecida. Trata-se de um anúncio publicado na parte de trás de um ônibus.

O busdoor ainda tem uma vantagem em relação aos outdoors. Em vez de ficar em apenas um determinado ponto da cidade, o anúncio de sua empresa estará em constante movimento, impactando um número ainda maior de pessoas.

Ações de panfletagem

Esta é talvez uma das formais mais tradicionais de promoção de um marca, mas que ainda hoje gera bons resultados. Assim como os outdoors e busdoors, as ações de panfletagem são indicadas para empresas locais, e são eficientes para impactar os consumidores nas proximidades do local.

É uma ação de marketing off-line de baixo custo, mas nem por isso deve ser feita sem planejamento. Por isso, não economize na produção dos panfletos, pois eles levarão sua marca e devem ser bem apresentáveis. 

Selecione com cuidado também as pessoas que farão a entrega dos panfletos, pois elas representarão sua empresa para o público.

Avalie com cuidado também o local onde serão realizadas as ações de panfletagem. O ideal é promover sua marca em locais onde seus possíveis clientes estejam circulando. Mesmo que não comprem de você naquele momento é mais uma oportunidade de reforçar sua marca na mente de seus consumidores.

Oferta de brindes para os clientes

Seus clientes gostam de ser mimados e terem a sensação de que estão levando vantagem ao interagir com sua empresa. Por este motivo, oferecer brindes para os clientes é uma excelente maneira de se aproximar deles e tornar sua marca mais reconhecida no mercado.

Mas se você optar por oferecer brindes para seus clientes, vá além da distribuição de canetas e calendários. O ideal é que você busque por alternativas que sejam atraentes, e que seus clientes realmente usem.

E ao investir na produção de brindes não faça economias demais. O ideal é que este brinde seja de qualidade, e que o cliente veja valor nele. De nada adianta oferecer um pendrive que não funciona, uma bolsa fácil de rasgar ou uma caneta que não escreve.

Outra opção é oferecer amostras de seu produto para seu cliente como um brinde. Ao degustar seu produto são grandes as chances deste cliente fazer negócios com você no futuro. Porém, é preciso tomar cuidado redobrado neste tipo de brinde, principalmente, nas suas embalagens. Isso porque, este material é uma pequena amostra do que você comercializa, e qualquer deslize pode jogar a credibilidade de sua marca por água abaixo.

Por fim, não saia distribuindo brindes sem um critério claro. Selecione com cuidado quem irá recebê-los, pensando sempre no retorno que este brinde poderá gerar para sua marca.

Embalagem como canal de publicidade

Muitos empresários se preocupam com a criação de estratégias de promoção de seus produtos e acabam se esquecendo de um detalhe básico, que pode prejudicar todo o esforço investido nas ações de marketing e publicidade: o cuidado na criação de sua embalagem.

A importância de se preocupar com a embalagem para fortalecer a marca

As embalagens foram criadas com o objetivo de proteger e conservar os produtos até que eles sejam consumidos pelos clientes. 

Porém, com o passar do tempo as empresas perceberam que as embalagens podem ir além disso. E que elas são ótimas ferramentas para promover e diferenciar os produtos de seus concorrentes nas gôndolas, local onde os clientes decidem sobre qual produto comprar.

Uma boa embalagem deve ir além de fornecer informações sobre o produto e protegê-lo contra danos. Ela precisa ser capaz de convencer o cliente a optar por sua marca e não uma de seus concorrentes.

A embalagem faz parte das campanhas promocionais

As ações de marketing on-line atrairão e convencerão seus clientes na internet, enquanto que as ações de marketing off-line reforçarão sua marca localmente. 

Entretanto, a embalagem de seu produto é o que convencerá seu cliente a comprar o produto de sua empresa, enquanto seu cliente procura nas gôndolas.

Os consumidores levam, em média, três segundos para escolher um produto enquanto passa pelas gôndolas de um supermercado. Por isso, uma embalagem atraente, capaz de comunicar os valores da marca pode fazer toda a diferença no momento da compra, aumentando as chances de prender a atenção de seus consumidores.

Na embalagem você poderá reforçar as qualidades de seu produto e de sua empresa, destacando mais uma vez todos os diferenciais que o tornam a melhor opção em comparação aos concorrentes.

Lembre-se de marcas famosas e fortes no mercado, como a Coca Cola e Apple, e pense no cuidado que elas tiveram na escolha de seus produtos.

Construir uma marca forte e reconhecida não é tarefa fácil. São várias ações que você deve realizar para promover sua empresa e garantir que ela impacte seus clientes onde quer que eles estejam.

Além de se preocupar com a promoção utilizando os canais de marketing tradicionais e digitais, sua empresa deverá atentar para todos os detalhes relacionados a seus produtos, como as embalagens. Observando todos estes cuidados você estará mais próximo de se diferenciar dos concorrentes e, com isso, conquistar cada vez mais consumidores.

E você, tem alguma dúvida sobre o que precisa fazer para criar uma marca forte e reconhecida no mercado? Escreva sua dúvida em nossa seção de comentários. Será um prazer ajudar você!