Faltam poucas semanas para uma das datas mais alegres do ano. Você já pensou nas oportunidades de venda para o Dia das Crianças? Nessa época do ano, o mercado tende a aquecer, além disso, é possível soltar a imaginação e se divertir criando situações incríveis para atrair o público.

No entanto, estamos passando por um período delicado na economia e as empresas que oferecem as melhores opções de compra e condições favoráveis de pagamento saem ganhando. Com esse cenário em vista, é necessário inventar estratégias criativas e seguir boas práticas para sair na frente da concorrência.

Pensando nisso, separamos algumas abordagens de planejamento e divulgação para ajudá-lo a tornar essa data tão festiva ainda mais empolgante. Confira!

Planejamento

Antes do tão esperado momento para receber os pequenos em um ambiente que representa o autêntico sonho de consumo, até mesmo para adultos, é preciso “preparar o terreno” com o máximo de dedicação. E quais são as medidas necessárias? Veja a seguir!

Treine sua equipe para um bom atendimento

Já não é mais novidade para ninguém o quanto um bom atendimento pode ser o maior diferencial de uma loja, não é mesmo? Mas isso não se limita à apresentação do produto. A equipe deve ser treinada para atuar de uma forma consultiva e participativa, agindo como verdadeiros especialistas sobre os produtos que estão vendendo.

Eles precisam agir como garantidores da melhor solução, levando os clientes a saírem satisfeitos com suas escolhas. O preparo também diz respeito à desenvoltura em dias de maior movimento e conhecimento perfeito sobre promoções e informações dos produtos disponíveis. Essas atitudes podem assegurar um retorno do consumidor em outras ocasiões.

Escolha os produtos que serão destaques das vendas

Brinquedo é o tipo de produto que não para de evoluir em termos de novidades e opções. Existe uma infinidade de categorias para os mais diversos fins, desde as tendências voltadas a desenhos animados e personagens do momento até os brinquedos pedagógicos.

Outros segmentos do comércio também podem abusar da imaginação para oferecer brindes, encantar as crianças com uma decoração especial, além de disponibilizar o produto ou serviço do seu estabelecimento especialmente para os mini clientes.

O importante é conseguir identificar o que as crianças e os pais desejam este ano. Para tanto, ficar de olho nas tendências e na concorrência facilita o acompanhamento das apostas de venda para o Dia das Crianças.

Escolha embalagens diferenciadas que chamarão atenção de pais e filhos

Quando se trata de presentes para crianças, datas como essa oferecem a oportunidade de transformar as embalagens em um segundo presente, muitas vezes, até em um brinquedo.

Explore esse item de maneira criativa nas caixas personalizadas relacionadas aos presentes que elas receberão, tornando o momento de abrir os pacotes tão divertido quanto o próprio conteúdo. Todos nós gostamos desse tipo de coisa, imagine uma criança!

Transforme as vitrines com uma temática para o dia das crianças

As vitrines temáticas para o Dia das Crianças são as que mais funcionam, pois enchem os olhos da garotada — e dos adultos. Use todo o seu potencial lúdico e mostre que a sua loja está preparada para receber esse público especial e exigente.

Anuncie suas promoções, destaque os produtos do momento e crie um ambiente participativo bem à mostra, no qual todos possam experimentar um pouco das novidades e saber como elas funcionam.

Aposte em recreação e atrativos divertidos

Além de cativar com a vitrine temática, oferecer uma boa experiência com momentos de recreação e envolvimento aumenta as chances de criar empatia entre a criançada e as inúmeras atrações expostas.

Contrate recreacionistas, animadores, contadores de histórias e até maquiadores infantis para incrementar o clima de fantasia. Alguns quitutes típicos do paladar infantil também são bem-vindos para todos! Você verá como a sua loja pode se transformar em um palco de diversão e ainda dar ótimos resultados no faturamento.

Atualize os estoques e garanta a pronta entrega

Antecipe-se e identifique os artigos com maior potencial de vendas para negociar um volume mais expressivo de unidades junto aos fornecedores. Assim, você evita uma ruptura de estoque, além de ter a chance de elevar o poder de barganha com o fornecedor.

Essa providência é muito importante já que o pico de vendas gerado pela data requer uma reserva robusta de itens para que a loja não enfrente problemas de abastecimento, o que pode espantar clientes.

Otimize a logística para cumprir os prazos

Organizar a distribuição dos produtos é essencial para quem mantém um e-commerce. Para as demandas maiores nos dias que antecedem a data comemorativa, é preciso muita agilidade e logística impecável.

Fique atento aos atrasos nessas ocasiões. Isso pode significar a debandada de clientes insatisfeitos, já que ninguém quer presentear depois de passado o evento. Deixe claro quais são os prazos e ofereça opções de entrega expressa.

Faça parcerias

Conecte-se com os outros varejistas da sua região e com a comunidade local. Eles podem ser seus parceiros, uma vez que enfrentam problemas semelhantes aos seus. Hoje em dia, os comerciantes têm procurado encarar as lojas do seu entorno como possíveis parceiros de negócio, promovendo campanhas conjugadas, que ajudam no fomento das vendas.

Divulgação

Prepare sites e redes sociais para a temática da data

Lembra daquela decoração temática que você projetou para a sua vitrine? Então, agora estenda o mesmo trabalho para peças gráficas impressas e digitais. Espalhe banners nas laterais da loja virtual e troque a capa e o perfil do Facebook e de outras redes sociais para dar preferência à venda para o Dia das Crianças.

Não perca a oportunidade de fazer sua loja presente no máximo de canais em que você puder divulgar as suas ações de marketing. Seja visto e será lembrado.

Publique as ofertas de produtos

A concorrência nessas datas é imensa, portanto, um bom relacionamento com os seus fornecedores pode garantir alguma vantagem nos preços. Além disso, as ofertas de produtos precisam de um destaque especial para não passarem despercebidas.

São formas de vender mais enquanto atrai a atenção para outras opções. Muitos consumidores, quando atraídos por uma promoção, acabam descobrindo algo mais interessante ao lado e optam por esse produto, ainda que seja mais caro.

Não esqueça que o bom e velho desconto no estilo “leve dois, pague um” ainda chama muito a atenção, principalmente daqueles que estão com o orçamento apertado. Oferecer cupons para compras futuras também é uma boa tática.

Campanhas de venda continuada

Aproveite esse momento para demonstrar a sua competência e carisma e conquistar os clientes com campanhas continuadas, com potencial para levar esses consumidores de volta à loja após o término do Dia das Crianças. Afinal, outras datas comemorativas virão, sem falar dos dias comuns que podem ser preenchidos com novos e fiéis clientes.

Planejar o seu esquema de venda para o Dia das Crianças é uma oportunidade de aquecer o seu negócio, ganhando visibilidade no mercado, atraindo novos clientes e ainda se divertindo com um tema que nunca morre dentro de todos nós: o lúdico e criativo mundo infantil.

E você, já está preparado para receber e encantar o público mais sincero e divertido de todos? Fique por dentro de mais conteúdos como este em nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!