Para vender mais em lojas de bairro é preciso olhar para o comércio da região e identificar os fornecedores e clientes com potencial para aumentar o seu lucro, ainda mais em tempos de crise, como o que estamos vivendo hoje. 

De fato, quem tem uma pequena loja está sempre pensando em uma maneira de melhorar suas vendas, e quase sempre pensam em formas complicadas que implicam em muito investimento financeiro. No entanto, há várias outras soluções. 

Muitos empreendedores hesitam em seguir os seus sonhos por acreditarem que o mercado já está saturado, mas o segredo está em como você define a posição da sua loja no mercado, por mais cheio que ele esteja.

Pensando em ajudar você a lucrar mais com o comércio no seu bairro, listamos algumas dicas práticas. Continue acompanhando e confira!

Conheça bem o consumidor para melhor atendê-lo

Muitos empreendedores acabam pensando que é necessário atender às expectativas dos clientes a fim de consolidar a marca da empresa. Na verdade, o seu propósito não pode ser o de cumprir essas expectativas, mas sim o de superá-las. Essa é a melhor forma de fidelizar o seu público, oferecendo a ele um atendimento diferenciado. 

Mas, afinal, como fazer isso? É simples, basta conhecer o perfil do seu consumidor para que, então, você estude e identifique o perfil do seu cliente potencial.

Por meio de uma conversa, você vai perceber qual é o estilo de cada pessoa, os tamanhos e cores mais procurados e também o padrão de qualidade que os clientes esperam encontrar nos seus produtos. Isso certamente vai trazer novas ideias para o seu negócio, permitindo que você faça as adaptações necessárias.

Inove por meio da variedade de produtos

É fundamental fazer a seguinte pergunta: o que a sua loja está oferecendo de revolucionário para o seu público? Uma marca vai ganhar força no mercado a partir do momento em que tem algo de inovador e diferente para oferecer, já que esse é um fator que desperta a atenção de quem está a procura do melhor lugar para comprar.

Quando você conta com uma loja física, o seu diferencial pode estar na diversidade das roupas, na qualidade dos produtos e até em um atendimento personalizado. Portanto, é indispensável que você proponha um diferencial competitivo, ou seja, uma característica singular que torna a sua empresa única. 

Invista no marketing boca a boca

Imagine o seguinte: você entra em uma loja de roupas que trabalha com lingeries exclusivas, com alta-costura e que atende a nichos específicos de mercado.

Então, você começa a frequentar a loja porque está encantada com os produtos e, por isso, você a indica para os seus familiares e amigos. Eles aprovam e também começam a indicar para os seus amigos e familiares. Rapidamente o local recebe um grande número de novos clientes.

É dessa maneira que o poderoso marketing boca a boca acontece, uma vez que não se trata de uma loja tentando vender produtos para você, mas sim de um amigo que está indicando algo que ele experimentou e aprovou. Logo, essa é uma ação que proporciona mais credibilidade ao empreendimento.

Realize promoções

O preço é um fator totalmente dominante na hora em que um cliente escolhe uma loja. Por isso, é importante realizar promoções e oferecer descontos quando for possível. Essa é uma excelente estratégia para atrair mais oportunidades de negócio.

Contudo, procure ficar atento: o planejamento das promoções e dos descontos deve ser feito com muita cautela. Caso contrário, você pode trazer grandes problemas financeiros para o seu negócio.

Se os vendedores estiverem oferecendo muitos descontos como forma de fidelizar clientes, você pode perder lucro com a sua loja, podendo chegar a ter prejuízos sérios no fim do mês.

Em grande parte das vezes os vendedores oferecem desconto por ter se tornado um hábito, e não porque o cliente insiste. Porém, não é preciso oferecer reduções de preços para que as compras sejam finalizadas, a melhor opção é trabalhar com valores justos.

Lembre-se de que os descontos e as promoções devem estar sempre alinhados às datas importantes da cidade e do comércio, mas sem esquecer da sua estratégia para que elas possam ser eficazes. 

Uma boa alternativa é demonstrar a eficiência do seu serviço na qualidade do produto e no atendimento. O cliente sempre vai se dispor a pagar mais quando você mostrar que o produto que ele está adquirindo tem valor.

Crie uma identidade visual da marca

A imagem que a marca da sua loja transmite é a parte fundamental do processo para firmá-la no mercado e conquistar mais clientes. Portanto, a escolha de um visual marcante já tem destaque logo no logotipo.

Se o objetivo maior é que os clientes parem, olhem as vitrines e entrem, é o seu dever chamar a atenção deles. Exiba produtos que convidam e uma fachada que consiga atrair olhares, sempre bem organizada e iluminada.

Jamais se esqueça de que o cuidado com a informação visual vai fazer com que as pessoas olhem mais para os seus produtos e tenham desejo de entrar e conhecer mais.

Tenha presença ativa na internet

Não é mais novidade que as redes sociais chegaram com tudo e que têm contribuído muito para o fortalecimento das marcas no mercado. Afinal, elas aumentam o engajamento dos clientes e a interação.

Porém, para que os bons resultados cheguem é preciso sair do tradicional e apostar também nos anúncios online. As campanhas publicitárias que são inseridas na internet conseguem aumentar os leads, convertendo cliques em vendas.

Outra dica é incluir na estratégia organizacional as ações que englobam o Google AdWords, além de fazer uso de técnicas de SEO. Dessa forma, você vai melhorar o posicionamento da sua loja nos motores de busca. Contudo, é claro que não para por aí, uma vez que o marketing digital apresenta uma grande variedade de possibilidades.

Invista nas embalagens

Por fim, não se pode esquecer-se das embalagens, já que elas ajudam a fixar a marca na mente do consumidor, tornando a loja mais personalizada e diferenciada da concorrência.

Todos sabem que uma das funções mais relevantes da embalagem é proteger o produto. No entanto, muitos se enganam ao pensar que é apenas esse o papel dela — a experiência de compra que a loja proporciona ao cliente também está atrelada a ela. Portanto, esse item merece tanta atenção quanto o bem de consumo.

Nesse sentido, é essencial desenvolver uma identidade visual que passe o conceito e converse com a ideia da loja. Em muitos casos, apenas um breve olhar para alguma embalagem já revela qual é a marca, o que só fortalece o poder que o produto tem.

Um negócio envolve muitos pontos que devem ser pensados de maneira minuciosa para garantir o sucesso da empresa. Por isso, para vender mais em lojas de bairro, em meio a tanta concorrência atualmente, é preciso oferecer sempre a melhor experiência de compra aos clientes.

E aí, o que achou dessas dicas práticas para lucrar mais no comércio? Gostou? Então, aproveite para ler também o texto “Como inovar e ter um diferencial para a sua loja de roupas” e aprender sempre mais!