Aprenda a diferenciar seu produto da concorrência e venda muito mais!

No ano de 2017, segundo levantamento do Boa Vista SCPC, houve um crescimento de 13,6% no número de novas empresas, mostrando o cenário competitivo em que elas estão inseridas. Com um grande leque de opções, clientes se tornaram mais exigentes e vêm buscando por novas vantagens em sua experiência de compra. Assim, diferenciar o produto da concorrência já se torna uma necessidade para ter bons resultados.

A tecnologia, que vem se propagado rapidamente, é uma das grandes propulsoras no desenvolvimento de qualidade em produtos e serviços. Empresas vêm utilizando máquinas, novas ferramentas e softwares para garantir a satisfação do usuário e, consequentemente, a qualidade já não é mais vista como diferencial e, sim, como fator básico.

Então, como fazer com que seu produto seja visto como singular diante de tantas opções disponíveis no mercado? Traremos neste post algumas dicas de como se sobressair, garantindo a diferenciação aos olhos dos consumidores e fortalecer a sua marca. Para isso, acompanhe até o final. Vamos lá?

Treine bem seus funcionários

Uma empresa pode se destacar de diferentes maneiras. No entanto, para isso, é necessário começar do mais básico: fazer com que os colaboradores confiem na missão e valores da organização. Tal medida faz com que cada equipe exerça suas funções com maior propósito e chegue mais rápido aos objetivos traçados.

Desse modo, invista em newsletters mensais para que todos estejam a par das notícias da empresa, em treinamentos para que estejam sempre atualizados na sua área e em recompensas como bônus para aqueles que se destacarem. Além de incentivá-los a buscar um crescimento pessoal, eles terão mais uma motivação para melhorarem resultados.

Ofereça embalagens personalizadas

Sim, embalagens são uma ferramenta de marketing. Hoje, o consumidor tem diferentes opções de produtos de uma mesma categoria em uma pequena gôndola. Como garantir que o seu chamará sua atenção? Por meio de embalagens personalizadas, pois elas podem receber uma cor nova, uma silhueta diferente, um acabamento mais chique ou um material mais forte.

Desse modo, é possível ativar o shopper de uma maneira mais instintiva, pois ele percebe a embalagem como parte do produto. Assim, além de deixá-la mais bonita, também pode pensar em formas de torná-la mais prática e passando confiança ao usuário.

Além disso, embalagens personalizadas conferem ao produto um maior valor — monetário e emocional —, seja ele por aparentar ser mais premium ou por trazer apelo de uma data comemorativa, como o dia dos namorados, dias das crianças etc. Portanto, estude maneiras de encontrar épocas que façam sentido para o seu produto receber uma cara nova e invista na diferenciação!

Conheça bem seus concorrentes e público

Para conseguir criar um produto, comunicação e embalagens diferentes, o primeiro passo é conhecer bem a concorrência e o público-alvo. Quando se sabe exatamente o que outras empresas oferecem e como elas fazem isso, os gestores se tornam capazes de tomarem decisões mais estratégicas e terem novos insights.

Desse modo, invista em uma análise SWOT — ou FOFA, em português —, e entenda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sabendo cada ponto do ambiente tanto interno quanto externo, é mais fácil de entender o que se pode distinguir dos demais.

Agora, quando a empresa conhece bem o consumidor, é possível saber o que ele busca, seus desejos e a melhor forma de resolver seus problemas. Uma ótima maneira de conseguir enxergar bem seu perfil é criando uma persona, que é uma representação fictícia de seus melhores clientes.

Ao desenhar as personas você saberá a faixa etária média dos clientes, seus maiores problemas, objetivos, desejos e, consequente, conseguirá desenvolver estratégias de diferenciação que sejam bem assertivas.

Realize promoções

Realizar promoções são uma ótima forma de fidelizar clientes e mostrar diferenciação. O motivo? Bem, uma campanha de promoção pode incentivar o consumidor a realizar uma compra não planejada, fomentando sua lealdade por meio dessa ação. Além disso, esse tipo de campanha é uma ótima forma de criar storytellings com datas comemorativas, por exemplo, e envolver ainda mais a clientela.

Caso você queira entender como aplicar isso no seu negócio, veja alguns cases de promoções de sucesso, que não só trouxeram diferenciação à marca, mas também geraram um maior número de vendas.

Ah, e se você ainda não planejou nenhuma promoção para a Black Friday deste ano, veja 5 grandes exemplos que podem inspirar sua empresa a criar algo criativo, viral e surpreendente!

Invista num CRM

Como já citado, na atualidade, os consumidores têm diferentes opções de uma mesma categoria de produtos. Assim, a qualidade de um produto já não é, necessariamente, a melhor forma de se diferenciar. Um bom atendimento acaba se tornando uma grande e valiosa vantagem competitiva.

O Customer Relationship Management é a gestão de relacionamento com o consumidor, realizada por meio de um software que armazena todas as suas informações, desde a prospecção até a pós compra. Em vista disso, com uma base de dados rica, é possível realizar as estratégias já explicadas como, por exemplo, promoções personalizadas.

A ferramenta oferece um rastreio rápido de dados, conectando toda a equipe para tomarem decisões estratégicas. Além disso, algumas oferecem recomendações e insights instantâneos, garantindo uma melhor performance na experiência do usuário.

Seja qual for o método escolhido para se sobressair no mercado, a importância está em sair da inércia e fazer com que consumidores vejam que, ao adquirir o seu produto, eles terão uma vantagem a mais ou, no mínimo, algo que não encontrarão na concorrência. Isso aumenta não só a possibilidade de vendas, mas awareness de marca e marketing boca a boca.

Viu como é possível diferenciar o produto da concorrência de diferentes formas? Treinar bem os funcionários, utilizar embalagens personalizadas, conhecer bem o mercado e fidelizar os clientes por meio de promoções e um bom atendimento são algumas das maneiras de trazer vantagem competitiva para o seu negócio e se destacar entre os concorrentes. Desse modo, comece a mudança já e garanta melhores os resultados nas vendas!

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