Independentemente do ramo de negócio, proprietários e gerentes estão sempre em busca de maneiras de atrair novos clientes e realizar mais vendas. Por isso, neste artigo vamos mostrar e explicar como é possível utilizar a embalagem como ferramenta de marketing, a fim de tornar seu negócio mais lucrativo e deixar os clientes satisfeitos.

Antes de começar, é importante salientar que cada vez mais as embalagens ganham papel relevante quando o assunto é experiência do consumidor, algo que sempre deve ser pensado no momento de elaborar estratégias de marketing.

Algumas das razões para isso você verá a seguir, quando explicarmos por que as embalagens representam excelentes investimentos para seu negócio. Boa leitura!

O objetivo da embalagem como ferramenta de marketing

Do ponto de vista prático e utilitário, a embalagem serve para proteger e conservar o produto em seu trajeto até o consumidor final. Como ferramenta de marketing, ela não deixa de ter essa função.

Entretanto, quando pensada dessa forma, seu principal papel passa a ser estabelecer relações entre marca, produto e consumidor por meio de diferentes estímulos que levem à construção de um laço emocional.

Nesse sentido, até mesmo a função de proteção e conservação podem ser pensadas em outro nível, pois garantir que o produto chegue em perfeito estado às mãos do consumidor se torna uma meta que demonstra a preocupação da marca com o bem-estar dos clientes.

Consegue perceber como o cuidado com a embalagem é capaz de fazer com que a marca seja associada a determinados valores? Por isso, é fundamental pensar nesses detalhes antes de tomar a decisão final sobre o tipo de invólucro que abrigará os produtos do seu negócio.

O que considerar ao pensar a embalagem no marketing

Agora que mostramos o papel da embalagem na construção de uma relação entre marca, produto e cliente, vamos explicar alguns pontos fundamentais a serem levados em conta quando o assunto é embalagem como ferramenta de marketing. Acompanhe!

Primeiro contato com o consumidor

Em se tratando de negócios pequenos, muitas vezes o primeiro contato do consumidor com a marca se dá por meio da embalagem. Seja na prateleira do ponto de venda, no momento em que a pessoa recebe a compra em casa ou ao ser presenteada por alguém, a embalagem será o primeiro veículo de comunicação com aquela marca e seu produto.

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância das primeiras impressões em qualquer relação, e nesse caso não é diferente. Por isso, a embalagem pensada como ferramenta de marketing deve considerar a importância de causar uma boa primeira impressão. Em outras palavras, sua marca deve garantir que o primeiro contato seja capaz de conquistar o coração do cliente.

Coerência com o produto

Estávamos falando sobre primeiras impressões, e quem não conhece aquele tipo de pessoa que promete demais no primeiro encontro e depois decepciona? Não é horrível? A imagem daquele perfil pode ficar marcada negativamente por um bom tempo na nossa mente, e não é diferente com um produto ou marca.

Nesse sentido, é fundamental que os invólucros sejam coerentes com o tipo de produto que protegem. Não adianta nada uma embalagem sensacional, chamativa e que promete várias coisas, se quando abrimos encontramos um item mixuruca.

O contrário também é super válido, afinal, quem não se decepciona ao encontrar um artigo sensacional em uma embalagem inadequada? Além de demonstrar incoerência com os valores da marca, essa situação também desvaloriza o produto, pois, como veremos a seguir, as duas coisas não se separam aos olhos dos clientes.

Integração entre embalagem e produto

Considerar a embalagem como uma ferramenta de marketing é pensar que ela faz parte do seu produto. Muito mais que um suporte ou embrulho, ela também é aquilo que sua marca comercializa.

Lembra quando falamos de experiência do consumidor e dos valores da marca? Pois bem, uma experiência negativa já na hora de desembrulhar pode depreciar todo o item. Além disso, a tendência hoje é que as marcas foquem mais na comercialização de experiências do que de produtos em si, pois é importante para o cliente perceber sua importância e ligação com aquilo que consome.

Portanto, aquilo que é vendido é indissociável do seu pacote, já que tudo junto faz parte da experiência que a marca oferece de acordo com sua missão e valores.

Diferenciação da concorrência

É difícil não encontrar no mercado pessoas e empresas oferecendo produtos e serviços semelhantes àqueles que você comercializa. Portanto, esse é mais um ponto em que a embalagem desempenha papel importantíssimo em termos de marketing: diferenciação.

Lembra quando falamos do primeiro contato com o consumidor e depois da experiência dele? Então, como a embalagem muitas vezes é o primeiro contato do consumidor com a marca, é bem provável que ele desconheça sua proposta de experiência ao receber ou encontrar seu produto pela primeira vez.

Assim, a embalagem não só terá o papel de apresentar essa proposta, mas também de diferenciá-la e destacá-la diante daquelas oferecidas por marcas concorrentes.

Item de referência para compra

Por último, a embalagem como item que diferencia e destaca sua mercadoria das demais se torna também referência para o consumidor no momento da compra. Mesmo para quem ainda não é cliente, o destaque que ela proporciona para sua marca é capaz de atrair mais pessoas até seu produto.

Desse modo, é um item fundamental na atração e conquista de novos clientes, bem como na fidelização dos antigos, que podem procurar e reconhecer facilmente a marca que consomem dentre as diversas disponíveis no mercado.

E então, já consegue visualizar a embalagem como ferramenta de marketing? Tenha em mente que fazer uso estratégico desse item é essencial para alcançar novos públicos, atingir melhor posicionamento no mercado, se diferenciar de outras marcas e garantir mais e melhores vendas.

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