Toda empresa quer destacar suas mercadorias em relação à concorrência. Isso porque, cada vez mais, produtos e serviços de diferentes marcas apresentam grande similaridade entre si. E quando eles não têm um diferencial competitivo, é comum que o preço prevaleça na tomada de decisão.

Muitas vezes, são as habilidades do vendedor para demonstrar o produto ou serviço que influenciam a decisão de compra. Por isso, é essencial buscar formas realmente eficientes de fazer a diferenciação do produto. Afinal, embora a qualidade seja importante, na maioria dos casos ela não é mais um diferenciador.

Isso porque já é possível encontrar uma série de itens similares que se diferenciam apenas pela marca, mas que têm qualidade, design, benefícios e até mesmo preços muito parecidos. Permitir que o cliente enxergue valor em um item, portanto, é o que vai fazê-lo tomar a decisão de comprá-lo.

Um bom exemplo é o atendimento ao consumidor. Quando o comprador sabe que vai ser bem atendido caso precise de suporte e que sempre haverá alguém capaz de compreendê-lo, há grandes chances de que ele se torne fiel à marca — que, consequentemente, vai se destacar da concorrência.

É essencial planejar uma estratégia estável, eficaz e criativa, mas é preciso estar preparado para o inesperado. Quer saber mais sobre como fazer a diferenciação do produto de forma a destacar sua marca dos concorrentes? A gente conta no texto a seguir. Acompanhe!

Conheça bem o produto e o segmento

Quem conhece a fundo esses detalhes e demonstra um alto nível de entendimento sobre eles é capaz de reconhecer desafios e oportunidades do público-alvo — para oferecer a melhor solução para ele. Além disso, quando conhece a atuação da concorrência, pode apresentar soluções mais adequadas.

Entenda o cliente

Sem entender quem é o consumidor do produto é difícil conversar com ele. Então, vale a pena saber quem ele é, quais são seus desejos e suas necessidades e como é possível encantá-lo. Um atendimento personalizado, por exemplo, pode torná-lo fiel à empresa e seu produto.

Proporcione atendimento personalizado

Todo cliente quer se sentir único. Quando a empresa consegue oferecer essa experiência a ele, há mais chances de fidelizá-lo no futuro. Assim, não basta ter um produto que atenda às necessidades do consumidor: é essencial manter contato com ele.

A ideia é sempre oferecer ao cliente exatamente o atendimento que ele espera. Com isso, a satisfação dele vai se traduzir em aumento no volume de vendas.

Escolha a linguagem

Conversar com o cliente de forma que ele entenda completa e perfeitamente a mensagem que a marca quer transmitir é um diferencial e tanto. Pode parecer óbvio, mas é um processo complexo que requer uma boa estratégia. Toda a comunicação da marca deve ser desenvolvida com base nisso.

Crie experiência

A relação entre a empresa, o cliente e o produto deve ter como base a confiança e a cooperação mútuas. O consumidor quer experimentar, tocar, conhecer e provar tudo o que puder antes de decidir se quer comprar. É isso que faz o processo de escolha ser mais simples e permite que o cliente chegue à compra.

Ofereça a melhor solução

Proporcionar uma demonstração do produto para que o cliente teste seus recursos e sua eficiência ajuda a eliminar eventuais dúvidas. Assim, o consumidor vai saber que aquele item é exatamente a solução que ele busca — por isso, é importante ser sempre positivo na resolução dos problemas do consumidor e na superação das suas expectativas.

Cuide do processo de produção

O controle de qualidade no processo de fabricação do produto é crucial. Ninguém quer comprar uma mercadoria e, ao abrir a embalagem, notar que faltam peças. Não importa quem foi o culpado: a credibilidade da marca e da empresa saem arranhadas.

Dê personalidade à marca

A marca deve ter personalidade: com definição clara de quem é e aonde vai, tom de voz próprio e forma de se comunicar única. É preciso definir que tipo de empresa quer ser, que mensagem quer transmitir e como vai fazê-lo. Os clientes devem ser capazes de identificar um anúncio da organização antes de ver seu nome ou seu logotipo.

Invista em uma embalagem atraente

Quando há dois produtos similares na prateleira, é natural que o visual seja um diferenciador. Por isso, a embalagem deve ter um apelo visual forte. O ideal é que ela cause uma mistura de sensações que, de alguma forma, resgate valores emocionais que sejam capazes de afetar sua decisão de compra.

Aposte em cores, texturas e materiais

Um mesmo produto em uma cor, textura ou material pouco convencional pode ser exatamente a diferenciação que falta naquele nicho específico. Por exemplo, um mesmo acessório de cozinha pode provocar diferentes sensações ao toque se for produzido em silicone ou em plástico — com isso, vai atrair públicos distintos. Se tiver cores variadas, para combinar com diferentes decorações, melhor ainda.

Desenvolva um design funcional

Já faz bastante tempo que o design de produto busca ir além da estética. Ele deve atender às necessidades de uso e, ao mesmo tempo, ter um apelo visual que o destaque dos concorrentes. Afinal, há quem busque as geladeiras comuns e quem prefira as opções com freezer invertido.

Conquiste a fidelidade da audiência

Uma operação de venda vai além da transação bancária. Depois de convencer o cliente a comprar o produto da empresa, é essencial garantir que ele vai voltar a buscar as mercadorias da organização no futuro. Por isso, é preciso se manter presente, mas sem incomodá-lo, especialmente caso ele precise de assistência.

Esse tipo de acompanhamento posterior à compra é muito importante. Por isso, deve ser tão poderoso quanto o processo inicial, que leva o consumidor a decidir pela aquisição daquele produto específico.

Divulgue o produto

A divulgação de um produto é uma das formas de fazer com que o público o conheça. Deve-se buscar diversificá-la o máximo possível: quanto mais canais e meios de comunicação estiverem envolvidos na estratégia, maiores são as chances de ele ser visto e lembrado.

Em resumo, fazer a diferenciação do produto requer planejamento e elaboração de estratégias. Quer saber como fazer tudo isso pela sua marca? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo nesse processo.