Começar um negócio é o sonho de muitos brasileiros que querem conquistar mais liberdade, reconhecimento e autonomia financeira. No entanto, o empreendedorismo também pode se tornar uma armadilha para quem não está preparado para todos os desafios diários da função.

Mas não se desespere! Com planejamento e preparo, você poderá transformar este limão em uma limonada muito lucrativa. Confira agora 6 passos essenciais para começar um negócio de sucesso!

1. Conheça a si mesmo

O primeiro passo é certificar-se de que você está preparado e tem perfil para montar um negócio. Empreender exige muita dedicação e envolve muita pressão, então avalie bem se esta rotina combina com você. Nessas horas, é sempre bom procurar ajuda profissional, como um serviço de coaching, que pode ajudá-lo a desenvolver maior autoconhecimento.

2. Estude o negócio que você quer começar

Para abrir um negócio de sucesso não basta ter uma ideia genial. Antes de colocar todo esforço e recursos na realização do projeto, é essencial fazer um bom estudo sobre o setor em que você pretende atuar, analisando quais são os principais concorrentes e seu modo de atuação, qual o comportamento de compra do consumidor e quais as perspectivas para ao futuro.

Além disso, saiba bem quais conhecimentos específicos são necessários para começar o negócio. Para abrir uma padaria, por exemplo, é preciso um bom padeiro, certo?

3. Monte um plano de negócios

Mesmo que você tenha clareza sobre todos os aspectos do empreendimento, é essencial colocá-los no papel em forma de um plano de negócios, para garantir que você não está se esquecendo de nada. Formular o plano também o ajuda a visualizar o negócio de uma perspectiva mais ampla, além de ser essencial na hora de captar investidores.

4. Valide seu modelo de negócios com os clientes

Um dos maiores erros dos empreendedores é acreditar demais na sua ideia antes mesmo de colocá-la em prática. Ter determinação e confiança é essencial, mas, em última instância, quem dirá se seu negócio deu certo são os clientes interessados em consumir sue produto ou serviço.

E não adianta conversar apenas com seus amigos e colegas: quem tem que demonstrar o interesse de compra é seu público-alvo. Então, antes de empreender, procure formas de validar sua proposta de valor com os seus clientes em potencial.

5. Escolha o ponto ideal

Negócios com grandes potencialidades fracassam por não estarem localizados em um lugar adequado à proposta. Escolha um ponto que esteja de acordo com sua proposta de valor e localizado onde seu cliente quer estar. Não adianta de nada todo esforço em abrir uma loja chique em um bairro residencial, ou um bar ao lado do cemitério, por exemplo

6. Trabalhe a identidade visual da sua marca

Ter um bom produto ou serviço é essencial, mas quem iria comprar um anel de diamantes enrolado em um papel de jornal? É importante ter atenção a todos os detalhes que envolvem sua marca, desde o logo, a decoração do ponto de venda, as interações nas redes sociais e as embalagens dos produtos. 

Isso não significa que você precise buscar uma embalagem de cristal para todos seus produtos. O importante é que, tanto o material como o design, transmitam os valores do seu negócio.

7. procure parcerias sólidas

Começar um negócio exige estudo e preparo para construir um plano de negócios coerente e realista, que não esconda as fraquezas e potencialize as forças da sua ideia. É muito importante também buscar parceiros e fornecedores que entendam seu negócio e queiram construir parcerias sólidas. Eles podem ajudá-lo a passar pela prova de fogo de começar um negócio de sucesso.

E você, já está realizando o seu sonho de abrir um negócio? Comente aqui e compartilhe conosco sua experiência!