Você realizou o sonho de investir em um negócio próprio e quer garantir que a sua marca tenha reconhecimento no mercado? Um negócio de sucesso, antes de mais nada, precisa ter um DNA alinhado.

Porém, se sua marca já possui uma personalidade e uma identidade visual bem desenhadas, agora é o momento de fazer com que os valores dela sejam vistos e reconhecidos pelo mercado. São eles que atrairão cada vez mais novos consumidores. Para isso, você vai precisar conquistar e fidelizar essas pessoas, e a apresentação dos seus produtos é um dos principais fatores que podem cumprir esse papel.

Neste post você conferirá como a apresentação de um produto pode ser importante, e conhecerá alguns fatores indispensáveis sobre como embalagens personalizadas são capazes de agregar valor à sua marca. Veja a seguir!

1. Conectando marca e consumidor

A princípio, a embalagem se configurava apenas como um recipiente que guardava, protegia e conservava produtos. Por fora, ela possuía apenas informações sobre item e seus componentes, e nem chegava a ser desenvolvida com grandes preocupações estéticas.

Esses aspectos mudaram após o surgimento de comércios que disponibilizam os produtos em prateleiras e deixam a escolha a critério do consumidor. Hoje em dia, a embalagem possui o papel de atrair, comunicar uma mensagem ao cliente e, principalmente, convencê-lo a fechar a compra.

Isso acontece porque o primeiro contato tangível do seu consumidor com sua marca é por meio da embalagem. Ela é, inclusive, uma das maiores traduções concretas dos conceitos de uma empresa.

Para o consumidor, a embalagem e o produto são um só. Porém, na prática, o valor do produto e da marca é transmitido por meio do invólucro, especificamente. Por esse motivo, ela por si só precisa ser capaz de transmitir a mensagem correta.

A embalagem é uma mídia poderosa. Quando mais bem desenvolvida ela for, mais você garante que a experiência do seu consumidor seja positiva — e isso deve se tornar um objetivo de negócio para a sua empresa.

2. Gerando valor por meio do design

Você sabia que, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa de logística Dotcom Distribution, no caso dos e-commerces, 52% dos clientes pensam em comprar novamente de uma loja que entrega os produtos em embalagens personalizadas? Esse dado faz parte de uma pesquisa realizada pela empresa americana Dotcom Distribution, que atua no setor de logística.

A pesquisa também revelou que 35% dos clientes entrevistados descobriram novas marcas observar outras pessoas interagindo com embalagens. E o que será que chamou a atenção dessas pessoas e fez com a marca ficasse marcada em suas mentes? O design delas.

Embalagens personalizadas são capazes de demonstrar para o consumidor a preocupação e o cuidado que a marca tem ao entregar o produto. Hoje em dia, realizar uma compra envolve valores muito maiores do que somente suprir uma necessidade — é uma experiência. Ao receber um utensílio personalizado, o cliente fica satisfeito, sente-se especial.

Não restam dúvidas, então, de que o design da embalagem é capaz de atrair e fazer com que o consumidor crie um vínculo com a marca, certo? Isso é tão real que estudos da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) apontaram que consumidores são mais propensos a comprar — ou até mesmo experimentar — novos produtos quando seu recipiente é mais chamativo e condizente em comparação aos demais.

Contudo, não se deixe enganar: essa regra não vale apenas para produtos que serão vendidos dispostos em prateleiras. Mesmo que o cliente veja o item fora da embalagem, como acontece no caso dos e-commerces, é preciso manter a sempre a personalização.

Tenha sempre em mente que o design não deve ser considerado um luxo a mais que se aplica no produto, mas sim um fator cotidiano que vai contribuir para balancear o custo-benefício dele.

Tanto no caso de embalagem para entrega quando no caso da que ficará disposta na prateleira, é interessante focar em inovação. Dê um toque de personalidade à embalagem, desde que isso se adéque à identidade visual da sua marca.

No caso das entregas, uma tática muito atual, usada quando a marca possui um grupo de clientes fiéis — ou que se inscreveram para receber benefícios —, é assinar ou escrever um cartão à mão. Geralmente essas mensagens incluem, por exemplo, um agradecimento pela compra, um código de desconto, sugestões de produtos que se encaixem no perfil do cliente etc.

Todo negócio pode personalizar e adaptar práticas que contribuam para garantir uma experiência positiva para o consumidor.

3. Possuindo qualidade marcante

Agora que você já sabe o impacto que uma embalagem bem desenvolvida pode causar no consumidor, e a importância do design nessa relação, está na hora de falarmos sobre qualidade. Garantir um alto nível de produção é importantíssimo, afinal, a estética não anda sozinha: é preciso aliar funcionalidade ao recipiente.

Ao escolher embalagens personalizadas para os seus produtos, garanta que o material utilizado seja o ideal para a conservação e proteção deles. Leve em conta questões como peso, umidade, contato com luz e calor.

Além disso, é essencial observar se ela comporta os produtos da maneira ideal. Organize os componentes na embalagem de forma agradável e planejada e certifique-se de que o tamanho do pacote ou caixa também é ideal para o ele, sem deixá-lo solto ou apertado demais.

É claro que um bom acabamento também é indispensável para garantir que o material da embalagem será aproveitado da maneira ideal, e que vai beneficiar a conservação dos produtos.

Atente para a necessidade de que todas as informações que estão na embalagem — além de atenderem a estética da identidade da marca — estejam legíveis e sejam informativas de maneira clara.

Por fim, teste e garanta um bom nível de funcionalidade e a praticidade. Imagine que você é seu cliente e pense no que é necessário para facilitar o manuseio da embalagem.

Esses aspectos também são aliados que garantem que o produto seja mais atrativo aos olhos dos consumidores. Se a embalagem for difícil de carregar, não possuir alças, ou se a proposta do produto é ser lavado numa mala ou bolsa pequena, e o recipiente não for adequado para isso, o consumidor pode perder o interesse em adquiri-lo.

4. Sendo sustentável

Atualmente, com a valorização da sustentabilidade, é uma obrigação empresarial garantir que a sua empresa se preocupe em manter a qualidade, respeitando o meio ambiente e sem prejudicar o seu negócio. Existem algumas maneiras de transmitir essa mensagem de sustentabilidade e cativar seu consumidor por meio da embalagem:

  • garanta que ela seja feita de material reciclável;

  • seja biodegradável;

  • esteja pronta para o reaproveitamento para outros fins — o que prolonga a vida útil dela e evita seu descarte;

  • transmita a responsabilidade ambiental da sua empresa por meio de mensagens que apontem atitudes eco amigáveis adotadas na cadeia de produção;

  • informe um local apropriado para o descarte.

Agora que você já entendeu a importância das embalagens personalizadas e sabe todas as formas pelas quais ela pode agregar valor ao seu negócio, não fique parado! Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos informativos como este.