Como escolher embalagens para joias? Descubra aqui!

Quem não gosta de receber um presente em uma embalagem interessante? O conteúdo fica ainda mais valorizado, já que o pacote pode funcionar como um segundo presente. Agora, imagine isso em embalagens para joias, que geralmente são peças delicadas e cheias de sofisticação.

Investir em embalagens especiais é uma maneira de aumentar as vendas, melhorar a experiência de consumo e divulgar a sua marca sem grandes esforços. Quando se trata de joias, o desafio pode ser um pouco maior, mas não é nada que a criatividade não resolva.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer a escolha certa e qual a importância da sua utilização. Que tal conferir?

A importância da embalagem para joias

O armazenamento e o transporte são as funções básicas de toda embalagem, no entanto, essa necessidade se amplia quando estamos lidando com o mercado de beleza e moda. Conhecer um pouco mais sobre a importância das embalagens para joias auxilia, e muito, no processo de desenvolvimento e aplicação de materiais e modelos. Confira alguns pontos importantes:

Proteger e valorizar o produto

Conforme já dissemos, joias são delicadas e precisam de tratamento adequado, à altura da sua principal qualidade. Por isso, suas embalagens devem conter dois atributos aparentemente opostos: resistência e acabamento refinado.

Os encaixes e formatos elaborados para acomodar as peças precisam garantir a exposição mais atrativa, ao mesmo tempo que evitam danos ao conteúdo. Não permita que um colar chegue até as mãos do cliente de forma emaranhada. Isso seria imperdoável, não é mesmo?

Fique atento às características de cada peça no momento de escolher os modelos das embalagens. Dessa forma, você não correrá o risco de desvalorizar nem estragar o seu produto.

Divulgar e fortalecer a marca

A chance de fortalecer e divulgar a marca deve ser aproveitada com a embalagem. Fique de olho na identidade visual na hora de explorar a paleta de cores, que pode variar de acordo com as coleções sazonais. Porém, é preciso saber aproveitar isso sem perder de vista as particularidades do seu negócio.

Esse cuidado é que manterá a sua marca sempre em evidência e ao alcance dos olhos do seu público. Isso se deve ao reconhecimento imediato, que só é possível se houver uma identidade própria, apresentada de forma simples e natural, apesar das tendências do momento.

Chamar a atenção dos clientes

Toda joia tem em si a função de levar beleza e encantamento a quem a recebe. Então, por que não estender esse conceito à embalagem? A escolha de um modelo elegante, que se ajuste à peça só tende a valorizar ainda mais o presente e, ainda, chamar a atenção de quem estiver por perto.

Imagine um cliente desfilando na cidade com uma sacola personalizada exibindo a sua marca. Isso atrai olhares de potenciais consumidores. Alguém que recebe um presente em uma festa com a sua marca em uma embalagem especial, certamente chamará a atenção de todos que presenciarem, você não acha?

Promover uma experiência sensorial

Pense em como você reage ao se ver diante do produto que está procurando. O que você gostaria de encontrar? Facilidade de manuseio da embalagem, uma identificação reconhecível à distância (se destacando das demais), confiança na conservação do conteúdo e outros fatores relativos à experiência sensorial. 

Pensar em todos esses detalhes é importantíssimo antes de projetar algo que servirá para proteger, informar, se destacar e encantar. Não é pouca coisa a se levar em conta — mas é possível acertar!

O que considerar na escolha da embalagem

Chegou a hora de passar aos detalhes técnicos e práticos, ainda mais agora, que você já sabe qual é a importância das embalagens para joias. A seguir, falaremos de algumas peculiaridades que não podem ser negligenciadas.

Tipo de material

O material escolhido é vital tanto para garantir um armazenamento mais seguro, quanto para alinhar a embalagem ao conceito do produto e da marca. Você pode optar por inúmeros tipos de materiais, como papel, papelão, sacolas e caixas personalizadas, caixas de papel kraft, tecido e, até mesmo, vidro — sempre lembrando da possibilidade de adotar uma linha ecológica, que incentive a reutilização.

Estrutura e tamanho ideal

Esse ponto é primordial na embalagem de joias. Lembra quando falamos que o produto precisa ficar acomodado perfeitamente, para não emaranhar? Esse é o principal motivo para a escolha do modelo perfeito para cada tipo de joia, por isso, considere o peso, o espaço para visualização, a resistência do material e a forma de envio, quando for o caso.

Outros fatores poderão ser observados dependendo de cada situação, no entanto, aliar o lado estético à segurança e valorização da marca são pontos que precisam ficar em perfeita sintonia.

Design inovador

Sabe aquela expressão “você compraria um livro pela capa?”, onde está implícito que o conteúdo é o que realmente importa? Hoje, nem isso é 100% levado em conta, e sabe por quê? Muitas editoras já perceberam o quanto uma capa e todo o projeto gráfico de um livro pode seduzir um leitor, mesmo que a sinopse não seja tão empolgante. O mesmo vale para as embalagens.

O design nem sempre foi o forte desse item em outros tempos — assim como a capa dos livros — mas eis que alguém descobriu o quanto um design inovador pode fazer toda a diferença na decisão de compra do consumidor. O produto é inegavelmente o centro das atenções, mas o envoltório é a ponte entre os motivos para o cliente desejar o conteúdo e as vantagens que ele oferece.

Surpreenda o seu público com embalagens diferentes do que ele está acostumado. Itens personalizáveis e originais despertam interesse de diversas maneiras.

Além disso, a inovação ajuda a proteger melhor o conteúdo com tecnologias de rastreamento, códigos 2D, tinta infravermelha, ultravioleta e microimpressão. Tudo para reduzir fraudes e, ainda, ajudar na obtenção de informações sobre o país de origem.

Usabilidade e reaproveitamento

Tudo o que falamos até agora já conduzia ao entendimento de que as embalagens assumem um papel a mais na cadeia de consumo. As intenções sempre levam à possibilidade de reaproveitamento, já que vivemos uma época em que nada é jogado fora sem antes servir para um uso a mais.

Ao escolher a sua embalagem, pense também na reutilização. Esse tipo de atitude já é parte integrante da maioria dos projetos de design, afinal, desperdício é algo que nunca deve ser considerado.

Custo/benefício

Não basta um excelente produto, com um marketing impecável. Um bom projeto de embalagem faz, sim, toda a diferença. É fundamental entender que uma embalagem bem-feita não pode ser vista como custo, mas como investimento. Se projetada de maneira correta, é possível reduzir os gastos na produção, aumentar as vendas do produto e, ainda, fortalecer a marca a longo prazo.

No entanto, um resultado perfeito só é possível com um planejamento dentro do orçamento — e alterações que realmente sejam necessárias, considerando que erros de projeto acontecem.

Por isso, escolher embalagens para joias que atendam todos os requisitos que listamos acima requer atenção redobrada. Procure fornecedores especializados e com experiência no mercado, a fim de garantir a melhor experiência para o consumidor do seu produto.

Se você quiser entender mais sobre como as embalagens podem agregar mais valor à sua marca, dê uma conferida em nosso e-book!

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