Escolher nomes de loja de maneira eficiente não é tão simples, e este detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Esta tarefa tão importante pode ser difícil e exaustiva, mas investir nela com dedicação e cuidado traz resultados que valem a pena.

Existe, inclusive, uma área da comunicação especializada neste assunto. Ela se chama Naming e é focada no desenvolvimento de técnicas que ajudam no processo de seleção e construção deste item tão importante para empresas e produtos.

O nome escolhido vai acompanhar o crescimento do seu negócio e deve evidenciar suas características e valores mais importantes. Se você está abrindo uma empresa e precisa encontrar o caminho ideal para nomeá-la, acompanhe este guia que preparamos com as 6 dicas mais importantes na hora de escolher o nome do seu negócio!

1. Conheça a sua loja

O primeiro passo para a criação de um nome de loja eficiente é conhecer a fundo o seu negócio. Quais produtos serão vendidos? Quem são as pessoas que comprarão? Como você quer ser reconhecido? Responder a estas questões é um passo importante na definição da visão, da missão e dos valores da empresa e são estes conceitos que a denominação deve representar.

A construção de uma marca forte passa diretamente pela escolha de um bom nome. É a partir dele que toda a identidade da sua marca será desenvolvida e é por ele que seu negócio será reconhecido.

2. Pesquise o mercado

Outra área que precisa ser muito bem estudada é a concorrência. Como são nomeadas as lojas que vendem o mesmo produto que você? Existe alguma característica específica deste mercado? Analise com especial cuidado as empresas de sucesso no seu ramo.

A denominação escolhida deve ser única e jamais indicar uma cópia ou associação com outra companhia. Entretanto, fugir demais do padrão aceito pelos consumidores pode gerar certa rejeição inicial à sua loja.

3. Seja criativo

Ao começar o processo de escolha dos nomes de loja, não coloque freios na sua criatividade. Reúna pessoas próximas, que estejam participando da construção do negócio e promova sessões de brainstorming.

Esta técnica consiste em levantar o maior número de ideias, sem qualquer censura, registrando todas as opções. Num primeiro momento, muitas palavras descabidas e sugestões inviáveis vão aparecer. Não desanime e aproveite o momento para se divertir e dar boas risadas! Com o tempo, você verá que algumas destas opções têm futuro!

Evite recorrer ao lugar comum e escolher o seu próprio nome para o negócio. A não ser que você já tenha grande reconhecimento no mercado, esta opção não traz significado e valor para sua loja.

4. Evite nomes de loja muito complexos

Não caia na tentação de ser o “diferentão” e criar alcunhas muito longas, com palavras de difícil pronúncia ou em outros idiomas. Algumas palavras do inglês já são bem comuns na nossa fala e podem ser utilizadas, desde que o estilo da loja e do público-alvo justifique a escolha.

Nomes que façam referência a algum fato atual também devem ser evitados, já que ser atemporal é uma das principais características de um bom designativo.

5. Selecione algumas opções e teste-as

Depois de descartar as sugestões mais fracas, faça uma lista com poucos nomes; entre 3 e 5 opções é o ideal. Escreva em papéis separados cada uma das opções e faça tentes com as pessoas que representam seu público-alvo.

Analise a reação das pessoas ao lerem o nome pela primeira vez, peça a elas que falem em voz alta e digam qual a impressão inicial que tiveram. Quanto menos informação você der antes de realizar o teste, mais puro será o resultado obtido.

Esses testes servem para identificar problemas que possam ter passados despercebidos pela equipe que trabalhou no levantamento de ideias. Se o nome remeter a um negócio completamente diferente do seu, por exemplo, é bom repensar a opção.

6. Cuidado com as associações impróprias

É também na fase de testes que você pode descobrir algumas gafes nas denominações pré-selecionadas. Muitas vezes, a combinação de sílabas com um slogan ou mesmo a descrição do negócio podem formar palavras indesejadas, como palavrões ou termos pejorativos.

Certifique-se também de que o nome não tenha outro significado em diferentes regiões do país. Mesmo que seu negócio comece com o foco local, nunca se deve desprezar a possibilidade de crescimento, certo?

Neste sentido, também é preciso tomar cuidado com nomes muito descritivos. Se você escolher chamar sua loja de “Casa das Meias”, por exemplo, e depois de um tempo quiser vender outros artigos esportivos, a alcunha deixará de representar o seu negócio.

7. Verifique a disponibilidade e registre

Uma vez que você elegeu o nome favorito e ele passou em todos os testes, chegou a hora de fazer a verificação legal. Existe um órgão responsável pelo registro de marcas e patentes, o INPI, e é por meio dele que se pode verificar a disponibilidade de uso de um novo nome.

Existem normas legais que impedem que nomes muito parecidos, com pequenas diferenças na grafia ou na sonoridade, possam ser registrados para um mesmo setor de atuação. Para garantir que você não terá problema futuro com a sua marca, invista no registro o quanto antes. Acredite, isso acontece com mais frequência do que você imagina! Algumas empresas são especialistas nesta área e podem ajudar com a documentação necessária para o processo.

Outra verificação importante é a disponibilidade de cadastro de domínio e nas redes sociais. Conseguir um registro simples e direto, como “www.sualoja.com.br”, facilita muito no posicionamento do seu negócio nos resultados de buscas. Criar uma página no Facebook e um perfil do Instagram com o nome exato também ajuda muito a atrair seguidores.

A denominação é um fator essencial da construção da identidade visual da sua marca, no reconhecimento dela pelo público e sucesso do seu negócio. Não poupe esforços nesta fase e retorne aos primeiros passos quantas vezes forem necessárias até chegar ao ponto ideal.

Seguindo estas dicas e deixando a criatividade rolar você terá muitas chances de conseguir escolher nomes de loja com perfeição!

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão para ajudar quem está nesta tarefa? Deixe seu comentário!