Como fazer precificação de produtos? Entenda aqui!

O desafio ao abrir qualquer novo negócio é saber como realizar a precificação de produtos para a distribuição no mercado. Existe uma série de métricas que deve ser observada para chegar a um valor ideal que poderá ser utilizado.

Nas próximas linhas deste post nós vamos falar sobre como precificar corretamente seus produtos, repassando os custos no preço final ao consumidor. Então, tome nota e boa leitura!

A precificação de produtos

Precificar de maneira correta os seus produtos é importante para que a sua empresa não acabe somando prejuízos em vez de receitas com as suas vendas. Ao mesmo tempo é necessário deixar o preço atrativo ao cliente.

Com base no preço praticado será possível retirar os valores referentes aos gastos de produção do produto e o lucro necessário ao crescimento da empresa. Muitas decisões de compra por parte dos clientes são feitas com base no preço praticado.

Então, podemos dizer que o preço de venda de seu produto é formado por três itens básicos:

  • custo — o valor gasto para produzir ou adquirir de terceiros um produto;
  • despesas — o valor gasto para vender um produto, como transporte, embalagens e armazenagem;
  • lucro — é o valor de retorno que vai financiar o crescimento da empresa.

Com a junção desses três itens podemos chegar ao preço ideal de venda de um produto ou serviço. Existe uma série de técnicas que pode ser aplicada para a realização da precificação, porém, para pequenos empresários a mais simples é o markup.

Markup

O markup é um multiplicador aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Ele é um modo simples de realizar a formação do preço de um produto baseado em seu custo.

Ao determinar esse índice você poderá ter certeza de que todos os gastos serão cobertos e a venda resultará em lucro para a sua empresa. Ele é composto das despesas fixas e variáveis do negócio.

Importância

Ao aplicar o markup você poderá ficar seguro com relação ao preço praticado e o lucro esperado, sendo possível verificar até que ponto podem ser conferidos descontos sem que virem prejuízos, cobrindo qualquer custo para a produção e circulação de seus produtos.

Como calcular

Para realizar o cálculo do markup para os seus produtos é preciso verificar alguns itens como:

  • custo do produto vendido;
  • impostos;
  • lucro;
  • comissões;
  • custo fixo.

Após verificar os custos fixos e variáveis dos produtos, é hora de aplicar a fórmula 100 / [100 – (DV + DF + LP)], na qual DV são despesas variáveis, DF são despesas fixas e LP é lucro presumido.

Ao realizar esse cálculo encontraremos o valor de markup, que deverá ser multiplicado pelo custo do produto para encontrar o preço de venda ideal para garantir a lucratividade.

A precificação de produtos é algo essencial para o sucesso de uma empresa no mercado. Com toda essa importância é preciso que o empresário tenha a devida atenção na hora de formular seu preço ideal para evitar possíveis prejuízos.

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