Os influenciadores digitais são uma nova maneira de encurtar o caminho entre empresas e público que interessa. Eles constroem a audiência gradualmente, são dinâmicos e passam proximidade; por isso, têm um público importante e qualificado.

Conquistar um público assim leva tempo, então, fazer parcerias com os influenciadores pode ser o elemento que faltava na estratégia para trazer visibilidade ao seu negócio com mais rapidez. Sendo assim, por que não tirar todas as suas dúvidas sobre essa parceria agora? Vamos lá!

O que são influenciadores digitais?

São indivíduos comuns que usam a Internet para compartilhar preferências, hábitos, opiniões, conhecimento ou simplesmente aspectos de sua vida pessoal. Com desenvoltura na comunicação, criatividade, espontaneidade, conteúdo atrativo e persistência, eles acabam construindo uma audiência relevante.

São reconhecidos como influenciadores digitais porque possuem um público cativo, que normalmente é grande e diversificado, e também porque atuam no meio digital, utilizando os mais diversos canais para compartilhar conteúdo: canais de vídeos, chats, blogs e redes sociais.

Os influenciadores são um tipo de personagem, mas com a peculiaridade de fazer com que as pessoas identifiquem-se com o conteúdo compartilhado. Como passam a ideia de proximidade e de troca, o público que acompanha é diferente da figura do fã, que apenas idolatra à distância.

Um aspecto importante é que um videoblogger (vlogger) ou youtuber não é aquele que faz sucesso com um único vídeo: ele mantém a audiência fazendo publicações frequentes em seu canal e, dessa forma, trabalha sua relação com o público.

Como funcionam as parcerias com influenciadores digitais?

No Brasil, a demanda por entretenimento on-line é grande e, por isso, as parcerias com os influenciadores têm muitas chances de dar certo e se tornarem ferramentas úteis para as empresas, que perceberam uma nova maneira de chegar até os consumidores.

Os youtubers são um fenômeno, e uma forma que eles encontram de conseguir lucrar com sua produção de conteúdo é firmando parcerias com patrocinadores. A partir disso, não apenas os vídeos, mas a presença do youtuber em eventos passa a exibir a marca dos produtos de quem patrocina.

Só que estabelecer uma parceria pode ser mais simples do que parece. Na verdade, não está implícito que se vá gastar muito. Isso porque um influenciador com prestígio não é necessariamente uma personalidade famosa. Prestígio e fama são aspectos diferentes; nesse sentido, basta encontrar o influenciar adequado ao seu tipo de negócio.

Como fazer a parceria gerar bons resultados?

Associar uma campanha a um influenciador requer os mesmos cuidados que qualquer estratégia de marketing. Portanto, um bom começo é pesquisar antecipadamente sobre o influenciador e ter certeza de que ele tem um perfil que interessa ser associado à sua marca.

Para começar o contato, uma alternativa é apresentar a marca (produto ou serviço) ao influenciador, caso ele ainda não conheça. Depois, ele pode ser convencido a experimentar o produto para só então saber se vale a pena recomendá-lo ao seu público.

Uma modalidade que cabe nessa parceria com influenciadores digitais são os publieditoriais. Nesse tipo de publicação, é repassada informação útil e relevante para o público, gerando confiança e engajamento com a marca.

Normalmente, os publieditoriais costumam ser feitos para ensinar a melhor forma de usar um produto ou mesmo para informar sobre como se prevenir de algo ou como lidar com determinada situação. São publicações pagas que exibem claramente uma marca associada ao conteúdo.

O importante para que a parceria com um influenciador dê certo é refletir sobre a estratégia: onde quero chegar? Quero aumentar as vendas? Quero dar mais visibilidade à marca? Que público quero atrair? Qual é o melhor tom na comunicação?

Vale lembrar que a personalidade do influenciador conta muito. E também, antes de fazer a parceria, é preciso identificar em que segmento ele atua; tecnologia, expressão artística, estética, culinária, humor ou outra.

Como escolher o influenciador?

Para a escolha, é preciso considerar o contexto em que o influenciador atua, o tipo de público que compõe a audiência dele, o alcance da influência que ele exerce sobre esses indivíduos e o potencial de levá-los à ação.

Vale lembrar que, se o influenciador tem baixa audiência, será também baixo o número de pessoas alcançadas. Além disso, o influenciador escolhido deve ser coerente com a campanha ou com o tipo de negócio.

É claro que fazer parcerias com influenciadores digitais de amplo alcance pode não ser viável para empresas de pequeno porte; no entanto, focar em canais de menor audiência, mas com o prestígio necessário no segmento, é uma boa alternativa.

Como os influenciadores ajudam?

Na relação estabelecida com o seu próprio público, os influenciadores são capazes de fomentar a expectativa das pessoas, conseguem passar credibilidade, demonstrar confiança e, com isso, ajudam a impactar as vendas.

As parcerias podem também ser o ingrediente que faltava para fidelizar os clientes que ainda precisavam de um estímulo a mais para acreditar definitivamente em um produto ou serviço.

Quais são as vantagens das parcerias com influenciadores digitais?

É o tipo de ação que contribui consideravelmente para gerar engajamento com a marca ou simplesmente dar mais visibilidade ao negócio.

Como os influenciadores constroem a audiência gradativamente, possuem um poder persuasivo considerável sobre seu público. Isso é o que vai garantir que uma parceria tenha resultados efetivos.

Através deles, os produtos ou serviços são oferecidos ao público como um conselho amigo, ou seja, estamos falando de uma relação de vínculo e confiabilidade. Com essas características e uma boa estratégia, as chances de levar o público à ação são maiores.

Como acompanhar os resultados de uma parceria com um influenciador digital?

O principal é escolher os indicadores-chave de desempenho (KPIs) adequados e ir acompanhando os resultados para, se necessário, fazer ajustes na campanha digital. Apenas dessa forma, é possível acumular uma experiência valiosa para repetir parcerias no futuro e saber se foi escolhido o influenciador certo. O acompanhamento de resultados é também importante para calcular o retorno sobre investimento (ROI).

Agora você já sabe muito mais sobre as possibilidades de parceria do seu negócio com influenciadores digitais! Mas, se ainda ficou alguma dúvida, comente no post e divida com a gente!