Com a facilidade da era digital, há um aumento considerável na quantidade de novas empresas no mercado. Com esse crescimento, há mais concorrência. Isso leva à necessidade de desenvolver novas estratégias para criar um diferencial competitivo e ser capaz de se destacar em meio à multidão para atrair e fidelizar novos clientes.

Um dos ramos mais escolhidos por quem chega ao mundo dos negócios é o de lojas virtuais, graças à facilidade de não precisar de um espaço físico. Roupas, acessórios, calçados e similares: na internet, há de tudo, para todos os gostos sem sequer sair do sofá.

Apesar de tantas possibilidades é preciso que o empreendedor construa sua marca e defina seu diferencial para loja de roupas. É isso que vai levar o cliente a escolher sua loja em meio às demais opções.

No caso das lojas de roupas, a concorrência é ainda maior. Por isso, antes de começar, é preciso que o empresário faça um estudo de mercado para entender quais são as necessidades dos consumidores, o que eles realmente procuram e quanto estão dispostos a pagar.

Com isso definido, é hora de colocar a mão na massa! Neste post você encontrará dicas vão ajudá-lo a criar um diferencial para loja de roupas e ganhar a preferência dos clientes. Acompanhe a seguir!

Qualifique os funcionários

Garantir que a equipe esteja bem treinada, alinhada e apta a oferecer um excelente atendimento ao cliente é o primeiro passo rumo ao sucesso. Afinal, os colaboradores são responsáveis por transmitir os princípios da marca. Reforce a importância do padrão de atendimento, da cordialidade e do uso correto da língua portuguesa.

Além disso, invista no treinamento e na capacitação dos profissionais. Assim, é possível garantir que os clientes recebam sempre o melhor atendimento. Lembre-se de que isso faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de um mundo digital cheio de respostas automáticas e superficiais.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são usadas por milhões de pessoas todos os dias. Por isso, é importante estar presente nesses espaços para que a marca seja vista e lembrada. Facebook, Instagram e Twitter são algumas das redes sociais mais populares, mas antes de escolher quais usar no seu empreendimento, consulte a audiência.

Estude as funcionalidades de cada uma e identifique as mais adequadas de acordo com o plano de marketing da empresa. Depois, invista em publicações que falem a língua do público-alvo. Além disso, aposte em imagens claras, com boa resolução e que transmitam o valor da empresa.

Além disso, vale a pena ter um blog com dicas de estilo e novidades do mundo da moda. Uma ideia é montar looks similares aos usados por famosos com peças disponíveis em sua loja.

Seja criativo

Os consumidores estão cansados do mais do mesmo — para evitar isso, solte a criatividade e inove. Explore novas formas de apresentar o produto, use manequins diferentes, engraçados e que chamem a atenção. Ademais, o principal: ofereça sempre o melhor!

Tudo isso ajuda a agregar valor à marca e permite que se ofereçam não só produtos, mas uma jornada de compra única. Afinal, um mesmo produto pode ser comprado em diversas lojas, mas a experiência do cliente diferenciada não está disponível em todas elas.

Ofereça embalagens personalizadas

Quando se compra pela internet, o primeiro contato com o produto é pela embalagem em que ele vem. Então, para garantir a melhor experiência desde o primeiro momento, é indispensável investir em embalagens personalizadas que destaquem a marca.

Uma das maiores vantagens dessa ação são as infinitas possibilidades a serem exploradas. As embalagens representam muito mais do que o material que envolve a mercadoria durante o transporte: elas são uma forma de divulgar o nome da empresa e os clientes costumam ter muito apego a esses detalhes, principalmente quando são feitas de material reutilizável.

Fique atento ao pós-venda

Tão importante quanto o primeiro contato do cliente com a marca, é a forma como ele se sente após a finalização da compra. Mostre que ele não é apenas mais um e que a empresa realmente se importa com sua experiência de compra, sua satisfação e sua opinião.

Uma boa ideia é mandar um bilhete com a encomenda para perguntar o que o comprador achou do produto e pedir que ele compartilhe sua opinião nas redes sociais com uma hashtag personalizada. Essa é uma excelente maneira de divulgar os produtos da sua marca e conseguir alcançar muitas pessoas com um depoimento satisfeito de clientes reais.

Solicite um feedback

É muito importante para a empresa receber o feedback dos clientes, independentemente de eles serem positivos ou negativos. Para isso, uma das opções mais comuns é o questionário online, em que os clientes podem opinar de forma rápida e simples sobre o que acharam da compra.

Se achar necessário, ofereça uma recompensa como forma de agradecimento pelo tempo dedicado a responder as perguntas. Boas ideias incluem um brinde surpresa na próxima compra ou um código de desconto exclusivo.

Avalie a concorrência

Estudar a concorrência, saber o que ela oferece, quais são seus pontos positivos, onde deixam a desejar e a opinião dos clientes sobre ela é muito importante. Dessa forma, é possível identificar em que aspectos o seu negócio pode melhorar para ser mais competitivo e como você deve investir para suprir as necessidades não atendidas dos consumidores.

Ofereça sempre mais

O cumprimento do que se promete e o bom atendimento são essenciais, já que isso é o mínimo que se espera de uma empresa séria. Além disso, é importante superar as expectativas. Invista em brindes para datas comemorativas, mimos especiais no aniversário do cliente, programa de pontos, sorteios, promoções etc. Enfim, busque alternativas que despertem a sensação de surpresa do cliente.

O empreendedorismo é cheio de oportunidades, mas é importante saber usá-las a favor do seu negócio e estar sempre aberto a novas ideias. O diferencial para loja de roupas é fundamental para garantir a fidelidade e a satisfação dos clientes, pois a concorrência cresce cada dia mais.

Agora que você já sabe como se destacar, aprenda a fazer uma boa pesquisa de mercado.