Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, o consumidor tornou-se cada vez mais exigente. Oferecer um produto de qualidade e com bom custo já não é mais o suficiente para atrair a atenção das pessoas. O que se espera das empresas é que elas ofereçam uma experiência de compra singular.

Esse diferencial competitivo pode estar nos detalhes, agregando valor à compra e fidelizando o cliente. Uma das formas de se destacar da concorrência é oferecendo embalagens personalizadas.

Neste artigo, vamos explicar o conceito dessa estratégia, seus principais benefícios e quando vale a pena investir. Boa leitura!

O que são embalagens personalizadas?

Esse tipo de embalagem tem como objetivo transmitir a essência da marca. Vários elementos podem ser utilizados, como cores, formas, materiais diferenciados, imagens, frases, entre outros.

Antigamente, as embalagens eram utilizadas apenas para proteger os produtos e facilitar o transporte. Com o avanço das estratégias de marketing, as empresas começaram a perceber como elas podem ajudar a estimular a compra e melhorar a experiência com as marcas.

As embalagens personalizadas podem ser usadas em diversos produtos, como itens de beleza e higiene, roupas, acessórios, alimentação, brindes, entre outros.

Quais são os benefícios?

Agora que você conferiu o conceito das embalagens personalizadas, veja quais são os principais benefícios para o seu negócio:

Potencializa o marketing da empresa

O consumidor costuma ser muito visual e as empresas podem aproveitar essa característica investindo na criatividade ao embalar seus produtos.

Provavelmente, você já escolheu algo no supermercado porque sentiu-se atraído pela embalagem, não é mesmo? Essa é uma situação comum, já que o nosso primeiro contato com os itens na prateleira é visual.

Uma situação semelhante acontece quando fazemos compras pela internet. Ao pesquisar um determinado produto, vê-lo em uma embalagem exclusiva estimula o interesse em adquirir a mercadoria.

Também vale destacar que o marketing pode ser feito pelos próprios compradores. Com o avanço das redes sociais, muitos consumidores gostam de compartilhar imagens das suas compras. Uma embalagem diferenciada é uma maneira de incentivar esse comportamento, que ajuda a divulgar a marca e atrair novos clientes.

Uma outra forma de potencializar o marketing com as embalagens personalizadas é utilizá-las em datas sazonais. Ao longo do ano, ocasiões como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal movimentam a procura por presentes.

Mostrar que a sua marca oferece opções diferenciadas para presentear as pessoas queridas pode estimular a compra. Essa também é uma maneira de fazer testes com essa estratégia e verificar qual é a recepção dos consumidores.

Aproxima a marca do consumidor

Quem tem um pequeno negócio sabe como é difícil fazer a marca se destacar entre tantos concorrentes. Nesse momento vem uma grande preocupação, pois o investimento para divulgar o negócio pode ser alto. Para evitar grandes custos, uma das melhores saídas é usar a criatividade.

Embalagens personalizadas são uma solução viável, já que o custo-benefício pode ser interessante, principalmente quando as peças são solicitadas em grande quantidade.

Ao contar com uma embalagem bonita e funcional, sua marca vai ficar gravada na mente do consumidor como sinônimo de qualidade e de praticidade.

Por isso, vale destacar que é muito importante ter a identidade visual da sua marca bem definida. Trata-se de um conjunto de elementos que representam visualmente a sua empresa, como cores e formas. A base costuma ser o logotipo, que é a representação gráfica da personalidade do seu negócio.

Agrega valor ao produto

Produtos idênticos ou muito semelhantes no mercado podem ser vistos com outros olhos de acordo com suas embalagens.

Imagine a seguinte situação: no seu último aniversário você ganhou dois presentes iguais. Enquanto um veio em um pacote bem simples, o outro foi entregue em uma embalagem personalizada, que pode ser até usada no seu dia a dia.

Não é preciso pensar muito para responder qual tem mais valor agregado, não é mesmo? O consumidor pensa da mesma forma ao adquirir produtos semelhantes no mercado.

Além disso, a beleza não é a única vantagem de uma embalagem personalizada. Ela pode trazer mais segurança no transporte, e evitar que o produto se deteriore (ou no caso de alimentos, que suje o consumidor).

Pode parecer algo simples, mas essa pequena preocupação fica gravada na memória do cliente. Dessa forma, toda vez que ele precisar fazer uma compra, vai lembrar da experiência positiva que teve com a sua empresa.

Fortalece a marca

Uma embalagem personalizada demonstra que a empresa, além de se preocupar em obter lucro, também valoriza a experiência de compra do consumidor. Apostar em frases motivacionais ou materiais sustentáveis, por exemplo, é uma maneira de dizer ao cliente que a marca se preocupa com o seu bem-estar.

Esse é um grande diferencial competitivo, já que um bom relacionamento com a marca garante que o consumidor sempre volte ao seu negócio. Além disso, criar esse vínculo é uma forma de estimular as pessoas a divulgarem sua empresa, atraindo mais clientes e fortalecendo a imagem da sua marca.

Quando investir em embalagens personalizadas?

Após conferir todos os benefícios dessa estratégia, você deve estar pensando se esse é o momento de investir em embalagens personalizadas. É comum acreditar que esse é um custo que deve deixado para o futuro, mas é importante frisar que não existe regra.

É possível — e válido — contar com esse recurso a qualquer momento. Ele funciona como uma estratégia de marketing offline e pode trazer resultados mais interessantes na divulgação da sua marca.

Além disso, uma embalagem personalizada não traz apenas beleza para o seu produto, mas também segurança e praticidade para o consumidor. Quanto antes você oferecer essas vantagens ao seu público, mais rápido sua marca pode se destacar no mercado.

Conquistar e fidelizar clientes é um desafio que exige atenção aos detalhes. Uma experiência de compra marcante surpreende o consumidor em todos os momentos, desde o preço do produto até a forma como ele é embalado — por isso a importância de se investir em embalagens personalizadas.

Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite para conferir também nosso guia sobre o uso das sacolas personalizadas.