Conheça 7 dicas ideais para a captação e fidelização de clientes

Quer melhorar a sua captação e fidelização de clientes? Saiba como nesse post!

Investir em boas estratégias de captação e fidelização de clientes é fundamental para o crescimento de um negócio. Enquanto grandes empreendimentos apostam em anúncios veiculados na mídia de massa, como TV e rádio, outros lançam mão de ações digitais e de uma grande criatividade para atrair e reter cada vez mais consumidores.

Além de optar pela qualidade do produto e por um excelente atendimento, empreendedores precisam ser rápidos na entrega e surpreender o seu público, incentivando-o a fazer compras recorrentes e a indicar a sua loja a potenciais compradores.

A tarefa parece desafiadora? Então conheça algumas dicas para melhorar os seus resultados e conquistar mais clientes. Vamos lá!

1. Tenha uma boa comunicação

Ter uma boa comunicação com o seu público deve ser pré-requisito — lembrando que a comunicação não pode ser generalista, ela precisa ser segmentada, objetiva e clara sobre como o seu serviço ou produto pode ajudar o cliente!

Não estamos falando aqui sobre promoções ou preços. Antes de tudo, você o ajuda de verdade e, só depois, você faz a venda: crie tutoriais, e-books, informações relevantes, comparativos e faça o consumidor confiar na sua marca. Crie afinidade, pois, assim, a venda vai ser uma consequência natural.

2. Conheça seu cliente dos pés à cabeça

Entender os medos, hábitos, anseios e o que o cliente valoriza é primordial. Procure compreender o que é valor para ele e, principalmente, como o seu serviço ou produto completa ou, então, soluciona necessidades na vida dele (além de buscar saber qual é a expectativa do cliente a respeito do que você vende).

Se você apresentar o seu produto ou serviço aos consumidores errados ou de maneira inadequada, sem os devidos links entre as vantagens da sua marca e as “dores” do seu consumidor, então todo o resto da sua estratégia será em vão, por melhor que ele seja.

Invista boa parte do seu orçamento em conhecer bem o seu público, pois, ao fazer isso, mais o seu produto o completará, mais ele vai perceber valor na sua oferta e, claro, a fidelização será inevitável. Por isso, construa valor para o seu produto ou serviço!

3. Peça feedbacks

Questionários de satisfação do consumidor fornecem os insights que a empresa precisa para tomar decisões mais acertadas. As empresas que medem a satisfação do cliente sempre apresentam uma probabilidade maior de se considerarem como “bem-sucedidas” do que as que não o fazem.

Questionários de consumidores são fundamentais para entender o que os clientes gostam e o que não gostam, e onde a marca precisa melhorar.

Por exemplo, qual é a opinião do cliente médio sobre os valores dos seus produtos? São justos ou muito altos? Há algum ponto da experiência do cliente que o desagrade? Qual é o desempenho dos seus funcionários no atendimento ao cliente? É possível, ainda, perguntar aos clientes o motivo de eles terem abandonado sua empresa, e o que você pode fazer para reconquistá-los.

4. Ofereça descontos e promoções

Lembre-se de que, para vender bem, não é preciso usar linguagem de vendas a todo o momento. Estratégias e campanhas invasivas não funcionam tanto na internet, afinal, agora o cliente tem mais opções de fornecedores para um só serviço.

Uma estratégia para captação de clientes que funciona muito bem é oferecer inovações e promoções, sempre que possível. Se a sua empresa estiver sempre presente na vida dos consumidores, de modo amigável, eles acabarão por adquirir seus produtos ou serviços de forma livre.

As promoções geram grande engajamento com a marca, sendo, portanto, uma das melhores maneiras de conquistar novos clientes, além de fidelizar os que a marca já tem.

5. Interaja nas redes sociais

Que as redes sociais são incríveis ferramentas para aumentar as vendas de um negócio, ninguém duvida. Mas muitos exploram esses espaços de modo incorreto. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram devem funcionar como um elo entre os clientes e a empresa.

Fazer a divulgação dentro desses canais é ótimo e imprescindível, mas não em excesso. O foco precisa ser na comunicação com os clientes, sondando seus problemas, suas dúvidas e dificuldades, e fornecendo soluções práticas.

Para explorar cada vez mais esses canais, é importante produzir conteúdo relevante e que seja condizente com o perfil de sua persona.

6. Crie uma experiência única

Não importa se sua empresa é uma loja de roupas ou uma fábrica de calçados, de qualquer maneira, é preciso mostrar ao seu cliente que ele é único, que você está contente em atendê-lo, que tem se preocupado com todo o processo de atendimento dele e que se preparou para fazê-lo com muito zelo e cuidado.

Além disso, mostre ao seu público que o seu atendimento não é somente bom, mas sim excelente em todas as vezes que houver a necessidade de entrar em contato com a empresa.

7. Aposte nas embalagens

Uma dica muito valiosa é criar embalagens personalizadas com o logotipo da sua marca, pois é uma maneira muito fácil de reforçar o nome da sua empresa. Lembre-se de que a embalagem de um produto será o primeiro contato físico que o cliente vai ter com o seu empreendimento.

É por isso que apostar em um design único pode ser um método de captar e fidelizar clientes, afinal, garante uma experiência extremamente positiva de compra. Sem contar que há uma série de outras vantagens associadas a um bom packaging (termo em inglês que define o processo de embalagem), que vai agregar valor à empresa e garantir um bom retorno.

A propaganda não se faz somente com canais de comunicação e com produtos. Diferenciar-se na embalagem também é uma maneira de fidelizar o seu público, uma vez que receber um produto mal embalado certamente influenciará na satisfação do cliente.

Da mesma maneira, receber o produto em uma embalagem toda personalizada, pode dar aquele impulso a mais em seu empreendimento, tornando-o ainda mais atraente. Além do material, sistema de abertura, formato e demais características importantes de uma embalagem, é essencial investir, ainda, no design. Ilustrações, cores e tipografias fazem toda a diferença no seu negócio.

Enfim, a embalagem diferenciada e personalizada é um relevante recurso de marketing. Por isso, é imprescindível que o seu negócio considere investir no packaging dos seus produtos ou serviços, de modo a potencializar as suas estratégias de venda.

Conhecendo essas dicas relevantes de captação e fidelização de clientes, você vai conseguir vender muito mais no seu negócio, gastando bem menos. Lembre-se de usar a sua criatividade para tornar os seus esforços de fidelização cada vez mais efetivos!

E então, o que achou deste texto sobre dicas para captar e fidelizar clientes? Se você ficou interessado e quer investir em embalagens personalizadas e de qualidade no seu empreendimento, entre em contato conosco agora mesmo!

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