O e-commerce brasileiro é um dos 10 maiores do mundo, e faturou só em 2016 a impressionante quantia de R$ 53,4 bilhões — crescimento de 11% em relação a 2015. Para 2017, a previsão é de um faturamento de R$ 59 bilhões de reais de acordo com a ABComm (associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Com um mercado tão aquecido, é natural que mais empreendedores invistam nesse tipo de negócio. Os altos números provam que o consumidor está interessado em comprar pela internet, e isso é encorajador, mas também traz um desafio para quem se aventurou no mercado de e-commerce, apresentando cada vez mais competição de mercado e produtos.

A saturação de lojas virtuais, com mais e mais lojas oferecendo os mesmos produtos, faz com que o consumidor tenha cada vez mais opções na hora de escolher. Nesse momento, ter um diferencial é um fator decisivo na finalização da compra, e as embalagens para e-commerce podem ser esse diferencial.

A primeira impressão é a que fica

A principal função da embalagem é proteger o produto, mas com criatividade ela pode se tornar um fator de compra poderoso. Embalagens com um design inovador tornarão seu produto mais atraente para o consumidor, que busca sempre um produto diferenciado. Uma embalagem bem planejada pode agregar valor e confiabilidade a sua marca, fazendo com que mais pessoas descubram e divulguem sua loja.

A embalagem diz muito sobre seu produto e é um indicativo da preocupação com o cliente e sua experiência de compra. Torne a embalagem um atrativo a parte, utilize nas campanhas de marketing, expondo fotos em sua loja e site. Embalagens funcionais e também decorativas são uma grande tendência do mercado de e-commerce.

Fazendo as redes sociais trabalharem a seu favor

Embalagens bem projetadas também incentivam a produção de unboxing (desembalando) vídeos, onde pessoas partilham no YouTube a experiência de desembrulhar um produto adquirido na internet. Essa exposição gratuita da sua marca e produto pode fazer maravilhas para o seu negócio, já que sua marca está sendo divulgada gratuitamente exatamente espaço onde seu negócio trabalha.

Incentive a divulgação criando campanhas e hashtags específicas para seus produtos nas redes sociais. O Instagram possui mais de 400 milhões de usuários ativos, e campanhas de divulgação na plataforma tendem a gerar buzz e aumentar as vendas. Vale a pena investir um pouco do tempo para pesquisar e aprender sobre técnicas de divulgação em redes sociais.

Conheça a logística do seu negócio

Conhecer os produtos que você vai oferecer em termos de tamanho, peso e sensibilidade é essencial na hora de escolher o material que vai embalá-lo. Fornecer embalagens capazes de acomodar vários itens quando o cliente comprar vários produtos por exemplo, impede que você utilize diferentes tamanhos de embalagens.

Também é preciso pensar na logística de armazenagem dessas embalagens. Se você não possui os recursos para armazenas e embalar os seus produtos, uma boa pedida é terceirizar esse processo. Muitas lojas preferem esse tipo de arranjo, pois assim não precisam dispor de um lugar específico para o armazenamento desse material, e também não precisam contratar mão de obra para efetuar essa tarefa, já que isso ficará a cargo da empresa contratada.

Materiais ideais para você utilizar nas embalagens para e-commerce

Como já salientamos, é preciso conhecer seu produto para poder escolher o melhor material para confeccionar as embalagens, mas reunimos alguns dos materiais mais usados para que você possa avaliar as suas opções, assim como ideias de como aproveitar o máximo de cada uma.

Papelão

Embalagens de papelão são as mais utilizadas, por diversos motivos. Com um excelente custo-benefício, podem ser personalizadas de várias formas e usadas nos mais diversos produtos. As mais diversas técnicas podem ser aplicadas para a confecção de embalagens, fazendo com que o papelão possa embalar produtos comuns como camisetas, canecas, ou produtos mais caros como relógios e joias, tudo vai depender do seu design.

O papelão ainda pode ser reaproveitado, o que diminui seus custos, e ainda contribui para o meio ambiente, o que também agrega valor à sua marca e produtos já que empresas sustentáveis são muito apreciadas.

DICA: Produtos geeks com embalagens personalizadas são uma grande tendência atualmente, então não poupe a criatividade na hora de criar embalagens para produtos com esse tema. É um nicho de mercado em grande expansão e que atrai muitos consumidores.

Vidro

O vidro é um material mais delicado e mais caro, e geralmente usada para embalar produtos de luxo, como joias, relógios, vinhos, etc. é necessário lembrar que esse tipo de embalagem exige um transporte cuidadoso, para que o produto chegue intacto e não ofereça riscos para quem entrega ou para seus clientes. Com os devidos cuidados sendo tomados, com certeza é uma forma excelente de agregar valor ao seu produto e fidelizar o seu cliente.

Alumínio

Latas e estojos personalizados são uma ótima forma de oferecer proteção e personalidade ao seu produto. Além de manter os itens seguros durante o transporte, com design e criatividade podem transformar suas embalagens em verdadeiros itens de colecionador, colocando seu produto em uma nova categoria de desejo.

Envelopes

Envelopes são perfeitos para entregar produtos pequenos como bijuterias, pequenos acessórios, pingentes, ou até mesmo embalar pequenos brindes. Por possuírem uma grande variedade de tamanhos, podem embalar diversos produtos, não só os pequenos, mas também DVD’s, livros, pôsteres, fotos, documentos e entre outros.

Papel pardo

Uma tendência usada por algumas marcas de roupa que buscam baratear o custo de embalagens, mas sem abrir mão da sofisticação de um bom design. Com detalhes sutis, um cartão bem projetado e fitas podem transformar uma simples folha de papel em um embrulho com visual rústico, mas que não perde jamais a elegância.

Unificando estética e funcionalidade

Mas não é só a embalagem externa que é importante. Não podemos esquecer que o principal papel da embalagem é o de proteger o produto, proporcionando uma entrega segura e impedindo qualquer possível dano nesse processo. Usar placas de isopor, papel fragmentado, plástico bolha para impedir o produto de se movimentar e quebrar é essencial.

Outra vantagem desse tipo de pacote é o preço do envio. Um pacote assim custa menos para ser enviado do que uma caixa por exemplo, aumentando sua margem de lucro na venda.

Superando expectativas

Todo cliente espera que seu produto chegue intacto e no tempo estimado de entrega, mas se seu produto corresponder a essas expectativas e ainda chegar em uma bela embalagem e protegido, as chances de fidelização e de novas compras são muito maiores. O cliente perceberá a dedicação em cada parte do processo, e aprenderá que pode confiar nos seus serviços, na qualidade do seu produto.

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