Um dos seus objetivos é divulgar sua empresa e atrair mais clientes, certo? Uma das formas de fazer isso é usando embalagens de papel, que são práticas, bonitas e ajudam a agregar valor para o cliente. Mas quais são os benefícios das embalagens de papel?

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Responder essa pergunta é o objetivo deste post. Então, conheça as 7 maiores vantagens a seguir.

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Benefícios das embalagens de papel

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1. Otimização e sustentabilidade do modo de produção e do consumo

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No Brasil, as embalagens produzidas em papelão, papel e papel cartão ainda são as principais, porque boa parte da matéria-prima é produzida no país. Além disso, essa produção é feita a partir de florestas 100% cultivadas, o que garante a sustentabilidade.

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Outro ponto a favor do modo de produção é o fato de as florestas cultivadas terem certificação internacional. Isso significa que o manejo florestal é realizado da maneira correta, aumentando a aceitação desse tipo de embalagem no mercado.

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As novas tecnologias aplicadas para a produção das embalagens de papel oferecem a redução do consumo de água e energia elétrica.

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Outras vantagens do papel em relação a outros tipos de embalagens são:

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  • Redução do consumo das chamadas energias não renováveis.
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  • Diminuição da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
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  • Menor produção de resíduos no processo de fabricação e consumo.
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  • Redução da produção de oxidantes fotoquímicos (tipos secundários de poluentes, originados da queima de solventes e combustíveis).
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  • Menor risco ao meio ambiente quando as embalagens são abandonadas.
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Por fim, o papel pode ser recuperado e reciclado, sendo também biodegradável.

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Em relação ao consumo, esse tipo de embalagem é econômica, resistente e higiênica, constituindo-se em uma barreira protetora contra possíveis elementos contaminantes. Ou seja, podemos dizer também que as embalagens de papel protegem a saúde do consumidor.

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2. Excelência na qualidade de impressão

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As embalagens de papel oferecem ótima qualidade de impressão, combinando imagens e cores. Também é possível colocar vernizes, recursos gráficos e relevos que oferecem uma qualidade final perfeita.

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3. Alinhamento da embalagem à estratégia de comunicação

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A adoção de embalagens de papel na sua empresa é uma decisão que pode ficar alinhada à sua estratégia de comunicação.

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Por meio da embalagem, o cliente pode:

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  • Sentir-se emocionalmente conectado devido aos estímulos proporcionados pelos sentidos.
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  • Ler mensagens que fazem parte da comunicação da empresa.
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  • Cortar um voucher ou dobrar um folheto que pode ser utilizado posteriormente.
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  • Guardar e pegar a embalagem posteriormente, utilizando-a para outra finalidade.
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Nesse caso, é importante destacar que a mensagem escrita na embalagem tende a chamar mais a atenção do consumidor.

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Uma atitude muito bacana que está sendo utilizada agora é colocar informações em braile, que são acessíveis às pessoas com deficiência visual. Assim, as embalagens também auxiliam a inclusão social.

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Podemos dizer, portanto, que a embalagem é um elemento que impacta a experiência do consumidor, estabelecendo um canal de relacionamento entre o cliente e a marca e sendo uma importante ferramenta de marketing.

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4. Simplificação da logística 

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A logística pode ser um entrave para as empresas e, por isso, qualquer ponto positivo pode ajudar a melhorar esse processo. E as embalagens também entram nessa contagem.

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Utilizando embalagens de papel, os espaços da sua empresa podem ter sua ocupação otimizada. O manuseio, o transporte e o armazenamento também podem ser melhorados, porque as embalagens de papel são leves para carregar e fáceis de guardar.

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Assim, é possível transportar mais embalagens em apenas uma viagem, reduzindo ainda mais a emissão de poluentes e diminuindo os custos com logística e para o departamento de compras.

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Ou seja, os ganhos na logística também se estendem aos ambientais, considerando o fato de que as perdas são diminuídas e a quantidade de gás carbônico liberado na atmosfera é menor.

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5. Adequação aos objetivos do consumidor

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Quando o cliente compra seu produto, ele não tem apenas uma expectativa em relação à mercadoria. A embalagem também entra nesse processo, porque ela exerce uma função importante.

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Atualmente, os clientes exigem que os produtos sejam práticos, convenientes, individualizados, personalizados e adequados às suas necessidades e demandas. 

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Por isso, a embalagem de papel pode ser pensada para ser multifunção, atendendo às demandas dos consumidores. Afinal de contas, no mínimo, ela será utilizada para armazenar outro produto.

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No entanto, você também pode pensar em ideias que possam otimizar essa função.

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6. Agregação de valor para o varejo

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Quem trabalha no segmento varejista sabe que a embalagem pode agregar valor ao produto. Por isso, ela é um elo importante de ligação entre os diferentes procedimentos da cadeia produtiva.

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A embalagem ajuda a materializar a marca para o consumidor, já que ela está exposta no ponto de venda, além de também expressar o padrão de qualidade, a imagem e a posição do preço de venda.

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7. Aumento das vendas

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O objetivo final de qualquer empresa, especialmente as de varejo, é o aumento das vendas. Com certeza, essa também é a sua meta.

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Nesse sentido, a embalagem pode ser bastante benéfica, porque é um ponto de diferenciação da sua marca perante as concorrentes. E quem se destaca é mais lembrado pelos consumidores.

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A embalagem também é uma forma de chamar a atenção do consumidor mais rapidamente, considerando que, ao passar pela prateleira, sua atenção é perdida em apenas 3 segundos. Isso indica que, se o seu produto ou embalagem chamar a atenção, a possibilidade de compra é muito maior, podendo chegar a 85%.

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Outros dados que confirmam essa informação são da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que indica que 75% das empresas que optam por investir no design de embalagens aumentam suas vendas.

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Assim, fica evidente que a embalagem é determinante para chamar a atenção do consumidor em um mercado em que existem diversos produtos similares, que podem ser facilmente adquiridos pelos clientes.

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Agora você sabe que utilizar embalagens de papel pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, tanto com relação aos aspectos ambientais e sustentáveis quanto em relação à logística, à melhoria da comunicação com o cliente e ao destaque da sua marca.

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Se você pensa em aproveitar os benefícios das embalagens de papel, aproveite e conheça alguns modelos de sacolas personalizadas. Com certeza você terá muitas ideias para a sua marca.