Conheça os tipos de acabamento de embalagem que beneficiam seus produtos

Investir em acabamento de embalagem agrega muito valor aos produtos e beneficia as vendas do seu negócio. As embalagens com acabamento envernizado ou laminado estão entre as preferidas das grandes marcas. Saiba que conhecer os tipos de acabamento que se encontram disponíveis no mercado faz toda a diferença no momento de planejar os impressos. Seja você o cliente, seja a própria gráfica.

Até porque se a gráfica não souber o que sugerir ao cliente, e se ele não sabe o que pode fazer, nenhum vai sair do lugar. Mas o que é exatamente o acabamento de embalagens? É um processo de finalização que, por meio de várias técnicas, como aplicação de verniz ou laminação, consegue transformar uma simples embalagem em um material sofisticado e nobre.

Pensando nisso, preparamos este texto com uma lista de tipos de acabamento para ajudar você na criação da sua embalagem! Continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Laminação

Esse é um dos recursos mais conhecidos para fazer o acabamento. A laminação é simplesmente a aplicação de uma película plástica em um papel, com o uso de uma mescla de cola e de calor. Tal película pode ter inúmeras características, como ser fosca ou brilhante, com texturas, com padrões de cores etc. A laminação fornece, ainda, proteção extra para o material, além de dificultar rasgos que possam estragar a apresentação da embalagem.

É, portanto, um processo de “encapar” o que está sendo impresso a partir de uma camada de plástico adesivo. Lembrando que, após aplicada, a membrana plástica não pode mais ser removida. Mas não precisa se preocupar, pois há inúmeras vantagens nisso.

Entre elas, a maior é o aumento da durabilidade e a resistência do material. Sem contar que há vários tipos no mercado. Os mais comuns são:

  • laminação fosca: indicada para impressos com muitos textos;
  • laminação com brilho: uma opção recomendada para impressos com diversas imagens e cores, pois o efeito brilhante acaba gerando cores mais vivas.

Uma dica importante é evitar fazer o processo em papéis mais finos, ou seja, de menor gramatura, uma vez que a laminação pode causar curvatura no papel.

Plastificação

A plastificação brilho tem como objetivo principal proporcionar fulgor e beleza ao produto. Tal acabamento normalmente é feito em sacolas. Com a plastificação, a embalagem certamente vai ter uma duração muito mais prolongada, ficando protegida contra a umidade.

A plastificação fosca, também usada para garantir a durabilidade da embalagem e para protegê-la da umidade, apresenta um diferencial, já que proporciona maior facilidade de leitura do produto.

Texturas

Esse processo faz uso de vários cilindros macho-fêmea que se encontram sob pressão com a finalidade de gravar uma imagem em todo o papel. O acabamento de gofragem garante enorme beleza à embalagem, valorizando ainda mais o produto do seu negócio.

Relevo

O relevo é excelente para criar uma sensação diferenciada ao toque, acrescentando sofisticação ao impresso. Ele é essencial quando usado somente em algum detalhe, nome da marca no material gráfico ou em alguma informação importante. Entre as opções, você pode escolher entre relevo profundo ou alto.

Mas é preciso entender que esse tipo de acabamento não deve ser aplicado em qualquer tipo de papel. É necessário que a gramatura seja maior que 180 gramas. Por isso, é muito usado em cartões de vista e em convites, materiais com gramaturas maiores.

É o detalhe indispensável para aqueles que desejam oferecer um diferencial, mas que, ao mesmo tempo, não querem algo que chame muito a atenção ou que passe uma imagem ousada demais.

Verniz

O acabamento de aplicação de verniz é chamado também de “coating”. Os vernizes podem ser aplicados em toda a superfície do material ou de maneira focada, também conhecida como aplicação de verniz em reserva. Há vernizes texturizados, de alto brilho, com aroma, entre outros. O acabamento com vernizes pode ser realizado em máquinas serigráficas, no próprio offset, offsets dedicados etc.

Esse recurso vai garantir alto brilho ao impresso, um aspecto visual de maior durabilidade e extremamente atrativo. O grande benefício quando comparado à laminação é que pode ser utilizado em baixas gramaturas, logo, trata-se de um acabamento muito utilizado em capas de revistas.

Ainda comparado à laminação, o acabamento de verniz apresenta uma durabilidade um pouco menor, bem como o custo. O verniz localizado é muito usado após a aplicação da laminação fosca, que acaba gerando maior contraste nas áreas de aplicação. É bastante utilizado ainda em embalagens e cartões de visita, capas e miolo de catálogos, capas de livros etc.

Enfim, o verniz é uma tinta transparente de alto brilho que oferece um aspecto profissional e sofisticado aos impressos.

Hot stamping

O hot-stamping não se trata de uma categoria de impressão em si, no entanto, é importante conhecê-lo por ser uma técnica muito usada para dar acabamento às embalagens. O processo lembra muito o de um carimbo ou ainda aquelas antigas impressoras tipográficas.

Uma peça em alto relevo é esquentada e pressionada contra a superfície que vai ser impressa, com uma camada de metal entre as partes. A pressão leva a fita a se descolar somente no local de contato.

Normalmente essa técnica é utilizada em conjunto com as demais para criar destaques e, claro, para aumentar a percepção de valor do produto. Consiste, portanto, na aplicação de detalhes metálicos nos impressos, como prata e dourado.

Contudo, as cores não se limitam aos prateados e dourados, uma vez que várias opções estão disponíveis no mercado. Além dos metalizados, há também alguns acabamentos simulando padrões gráficos, holografias, entre outros.

Enfim, saiba que não é preciso ser um expert em processos de impressão, basta escolher um ótimo fornecedor e conhecer alguns tipos de acabamento de embalagem. Agora que você já sabe um pouco mais sobre eles, fica mais fácil encontrar a qualidade que você precisa para o seu produto!

Está pensando em melhorar o valor de suas mercadorias para conquistar cada vez mais clientes? Já sabe qual é tipo de acabamento que você deseja para as suas embalagens? Então acesse o nosso site agora mesmo e confira as nossas opções!

Mais Artigos Para Você

8 ideias de food truck

Quer montar seu próprio negócio, mas não sabe em que investir? Neste artigo, vamos mostrar 8 ideias de food truck para quem quer começar uma empresa. Confira!

Embalagens para hambúrguer: 13 ideias criativas

A embalagem de um produto ajuda as estimular o desejo pela compra. As embalagens para hambúrguer podem aumentar suas vendas. Destaque-se com criatividade.

Marketing direto: como ele o ajudará a atrair mais clientes

O marketing direto é uma estratégia usada por empresas que querem se comunicar diretamente com o cliente, sem intermediários. Veja como usar em seu negócio.

8 ideias de embalagens para o dia dos pais

As datas comemorativas são ótimos momentos para vender mais. Veja como personalizar embalagens para o dia dos pais e aumentar as vendas no período. Confira!

8 ideias incríveis de sacola de papel para presente

Veja essas ideias incríveis de sacola de papel para presente para personalizar e utilizar em sua loja. Surpreenda e fidelize os seus clientes com essas dicas.

Salve suas vendas: 7 ideias (fáceis) de última hora para o dia dos namorados

O dia dos namorados está chegando e você ainda não criou nenhuma ação de vendas? Não se preocupe, vamos te ajudar a aumentar as vendas nessa data. Confira!