A maioria dos consumidores já comprou algum produto apenas porque gostou da embalagem. É natural: ao passar pela gôndola, aquele objeto chama a atenção e o cliente dá uma chance a ele só porque o pacote parece ser bonito ou funcional.

Muitas empresas já perceberam que a customização de embalagem é importante para fazer a experiência do consumidor ser mais relevante e, consequentemente, torná-lo mais conectado com a marca. E mais: é cada vez mais comum que elas procurem atender aos novos padrões de produtividade e reciclagem de materiais — atitude que, além de ser ecologicamente correta, conquista mais consumidores.

Afinal, depois de todo o trabalho de pesquisa para desenvolver o melhor produto, marketing para mostrá-lo ao mundo e vendas para fazer o consumidor finalmente comprá-lo, a experiência com a embalagem precisa realmente encantar o cliente.

No post de hoje, falamos sobre como uma embalagem personalizada pode ser o diferencial que a empresa precisa, bem como oferecemos algumas dicas de como fazê-la da melhor forma. Venha com a gente para saber mais sobre esse universo!

A experiência do consumidor

A primeira função da embalagem é proteger o produto até que ele chegue às mãos do cliente. De nada adianta ter o pacote mais inovador se ele não for capaz de resguardar o objeto que está dentro dele. Isso, entretanto, é apenas o primeiro ponto a ser considerado quando o assunto é a customização de embalagem.

Ela deve levar em conta esse aspecto, já que é essencial ter em mente que, quando o comprador abrir o pacote, tudo tem de estar perfeito lá dentro. Sempre que o consumidor pega um item bem embalado, é natural que ele se encante: seja pela disposição dos produtos na caixa, seja pelo fato de tudo estar perfeitamente protegido.

Esse momento do desempacotamento — conhecido também como unboxing — é, inclusive, tema de muitos vídeos no YouTube (e a audiência dessas produções é cada vez mais significativa). Uma das marcas que mais se preocupa com isso é a Apple: a empresa tem até uma sala secreta onde o unboxing de seus produtos é testado exaustivamente até chegar à perfeição.

Por isso, a experiência do consumidor é o primeiro pilar a ser considerado quando se define a customização da embalagem. Quem nunca guardou uma caixa de que gostou para usar depois? Há até quem faça seus invólucros pensando nesse segundo uso — como forma de manter o produto para sempre na casa do cliente.

Um dos mais recentes exemplos de desejo de consumo das donas de casa em geral foram as latas colecionáveis do leite condensado Moça, da Nestlé. Em grupos femininos, as participantes trocavam informações sobre onde comprá-lo. E, certamente, muitas delas ostentam as latinhas com orgulho até hoje depois de ter usado seu conteúdo.

Como fazer embalagens perfeitas

Algumas ideias podem ajudar qualquer empresa que esteja buscando oferecer embalagens que realmente cativem o consumidor. Conheça, a seguir, algumas das práticas mais eficientes para agregar valor às suas embalagens!

Encartes

Muitas marcas incluem pequenos encartes de desconto para futuras compras ou até para oferecer a amigos. Quando o consumidor abre a embalagem, dá de cara com o cartão ali e imediatamente se sente presenteado pela empresa. Trata-se de uma opção barata e simples de aumentar o volume de pedidos.

E mais: tem sido cada vez mais comum que as companhias enviem notas escritas a mão para o consumidor. Esse toque humano pode ser a diferença entre conquistar o comprador ou não. Afinal, demonstra que alguém realmente se preocupou em embalar o produto especialmente para ele.

Os encartes podem, ainda, ir além do cartão escrito a mão. Há quem adicione doces (pequenos chocolates, balas ou pirulitos fazem sucesso), amostras de outros produtos da empresa ou mesmo um pedido de comentário sobre a experiência.

Cores

Embalagens — especialmente aquelas enviadas pelo correio — costumam ser caretas: em geral, têm formato quadrado ou retangular e cor de papel pardo. E se, ao abrir o pacote, o consumidor fosse transportado para ao universo da empresa por meio de cores, fitas e papéis especiais?

Isso é até bem simples de fazer. Uma das melhores opções é usar as cores características da companhia — ela pode estampar tanto a parte externa quanto a interna da caixa. Assim, o cliente vai ter a surpresa de passar de um exterior sem graça para um interior mágico que traz em si todo o feeling da marca.

Texturas

Outra ideia interessante é usar materiais inusitados (e, muitas vezes, até mais baratos do que fitas e papéis luxuosos), de acordo com o produto embalado. Já pensou, por exemplo, em papel alumínio, plástico bolha, papel de seda, papel jornal e até mesmo lã para tornar suas embalagens diferenciadas?

Adesivos

Aquela fita adesiva usada para selar a embalagem é uma boa oportunidade de transformar o pacote em algo único. Ela pode trazer, por exemplo, uma oferta de desconto, dicas de uso ou conservação do produto, ou mesmo a velha tática de usar a logomarca em todo lugar.

É mais uma forma de demonstrar que houve uma preocupação da organização em tornar a experiência do consumidor única em cada detalhe.

Carimbos

Enquanto caixas personalizadas podem ser mais caras do que as comuns, uma forma simples de customizar uma embalagem é usando um carimbo especial. A grande vantagem é que o carimbo, embora tenha um custo, pode ser usado para sempre (até a equipe decidir que é hora de trocar a arte).

Independentemente da técnica escolhida, porém, é essencial garantir que as caixas sejam suficientemente robustas para chegar inteiras ao destinatário. Afinal, de nada adianta todo o trabalho de torná-las únicas se elas não resistem a uma viagem entre a empresa e o consumidor.

E então, já está preparado para pensar na customização de embalagem dos seus produtos? Uma boa alternativa é contratar uma empresa que possa oferecer consultoria para ajudá-lo nesse sentido. Fale com a equipe da Ideia Embalagens para entender mais sobre o assunto.

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