Ao longo do ano, os feriados e as datas sazonais geram ótimas oportunidades para o varejo. Essas épocas criam micromomentos de compra e podem atrair até quem não é consumidor habitual de uma marca.

Com a atuação certa, esses períodos serão aproveitados ao máximo por meio do aumento de vendas. Além de reforçar os resultados financeiros e de performance, é um jeito de dar aos clientes aquilo que eles procuram.

Para que você possa aproveitar cada uma da maneira certa, descubra, neste post, o que fazer para aumentar as vendas nas datas sazonais:

Tenha um planejamento para datas sazonais

As comemorações e os dias especiais não surgem de repente. Assim que o ano vira, você já sabe exatamente o dia do mês e da semana de cada comemoração. Portanto, é hora de colocar a mão na massa e se preparar desde o começo.

Faça um planejamento quanto ao estoque para cada data, assim como as ações que serão executadas. Não se esqueça de definir metas de venda e até de crescimento em relação aos anos anteriores.

Com tudo pronto à época da comemoração, será muito simples atrair e aproveitar a demanda e obter os melhores efeitos para o empreendimento.

Aposte na criatividade para as datas

Planejar-se para vender mais no Dia das Mães, Dia dos Pais ou no Natal é algo que a maior parte dos varejistas faz. Porém, nem todos reconhecem as chances para explorar o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Cliente e até datas mais específicas. Escolher certos dias de comemoração de profissões para fazer ações também pode ser uma ótima pedida se a segmentação do seu público permitir.

Portanto, é preciso ter criatividade para vender mais nas datas sazonais. Aproveite as épocas famosas e movimentadas, mas não deixe de criar oportunidades para atrair, converter e até para fidelizar consumidores!

Crie campanhas de marketing específicas

Ter uma boa atuação de marketing é fundamental o ano inteiro. Desse modo, será possível obter o melhor desempenho possível quanto à atração e conversão de mais clientes.

No entanto, não basta criar campanhas genéricas para todos os momentos do ano e achar que elas funcionarão em datas específicas: é muito melhor elaborar ações de marketing especiais para as datas sazonais. Para o Carnaval, por exemplo, traga a folia como tema central da sua abordagem. Já para o Dia das Crianças, não deixe de adotar um tom lúdico e voltado para essa época.

Isso segmenta a atuação e melhora a comunicação e o engajamento. Como resultado, fica bem mais fácil aproveitar as oportunidades.

Decore o ponto de venda adequadamente

O local de venda também precisa ter elementos escolhidos conforme a data a ser trabalhada. Isso cria uma atmosfera perfeita para que as pessoas entrem no clima da data e comprem de acordo.

É por isso que no final do ano é tão comum ver Papais Noéis nas lojas e ouvir as famosas músicas natalinas, já que isso cria um ambiente envolvente. Ainda no planejamento, selecione quais serão os itens que farão parte do ponto de vendas, da vitrine ao interior, para que haja total adaptação com o período.

Use embalagens personalizadas

E se você pudesse fazer com que a experiência do cliente na loja fosse levada para casa? Pois saiba que isso é possível quando há um cuidado especial com as embalagens. Mais que optar por elementos personalizados para a sua marca, vale a pena escolher as que têm a ver com a data.

Uma embalagem de toque masculino funciona bem para o pai que será presenteado, enquanto as crianças se divertirão com embalagens coloridas e estampadas. Além de fortalecer a marca, essa é uma forma de complementar e consolidar a campanha de marketing, então considere adotar a personalização como uma grande companheira nesse momento!

As datas sazonais são ótimas oportunidades para o empreendimento e, com essas dicas, será mais fácil aproveitá-las. Com segmentação e atuação personalizada, as vendas serão maiores nesses períodos.

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