Descubra as principais tendências em embalagens para 2019

Criar a identidade visual de um produto capaz de impressionar o consumidor à primeira vista costuma ser bastante desafiador. Porém, alguns quesitos podem ser considerados para desenvolver algo que capte a atenção imediata dos clientes. Uma dica é conhecer as principais tendências em embalagens para 2019.

Algumas dessas novidades de design podem permanecer por anos, outras desaparecem sem deixar vestígios após poucos meses em circulação. No entanto, o que não muda é o desejo de oferecer um produto atrativo para que o consumidor pare de andar sem rumo entre as prateleiras das lojas, ao menos por alguns segundos.

Neste artigo vamos apresentar algumas das melhores tendências em embalagens para o próximo ano, muitas delas já estabelecidas com sucesso. Confira!

Simplicidade

Sempre haverá espaço para a objetividade na identidade visual do produto. O que torna o design minimalista imortal é a conexão direta com a intuição do consumidor. Isso ocorre a partir de projetos simples, que apresentam sinais e símbolos propícios à identificação imediata por parte dos compradores.

Investir em simplicidade na embalagem torna mais fácil para as pessoas entenderem sobre o que é o produto, mesmo que não tenham lido qualquer tipo de apresentação inicial.

Informações visuais claras e concisas, que descrevam diretamente o item, facilitam a vida dos consumidores que não têm tempo para analisar a fundo cada detalhe. Mas é importante que as etiquetas e o rótulo estejam adequados ao design da embalagem.

Sustentabilidade

Os consumidores, mais do que nunca, estão muito sensíveis às implicações ambientais da confecção das embalagens. Resíduos de produção em ampla escala podem ter um efeito prejudicial ao meio ambiente.

As marcas devem, portanto, alimentar o desejo do consumidor de apoiar um estilo de vida mais sustentável ao fornecerem produtos que incorporam materiais reciclados em seus invólucros.

Muitos dos clientes se preocupam com o meio ambiente. Logo, se você realizar a transição para embalagens ecologicamente corretas, vai investir na fidelidade desse tipo de consumidor e possibilitar que ele fale sobre esse lado da empresa com outras pessoas que compartilham os mesmos valores.

Se o público acreditar em seu compromisso com o meio ambiente, isso naturalmente vai deixar uma impressão positiva duradoura.

Tipografia

Apostar em letras customizadas é um modo de diferenciar o produto nas gôndolas das lojas, com o objetivo de aliar impacto visual à personalidade da empresa. A tipografia é uma das tendências em embalagens e se relaciona a tudo aquilo que pode ser lido.

Assim, diferentes caracteres entram na classificação, como:

  • letras;
  • símbolos;
  • números;
  • arranjos visuais das palavras.

Investir na tipografia é, também, um meio para que empresas de pequeno e médio porte se destaquem sem a necessidade de gastar muito em materiais personalizados de alto custo, visto que as letras podem acompanhar qualquer tipo de embalagem.

Tons pastel

2018 foi um bom ano para os tons pastel e a tendência é que o sucesso continue. Tendo como principal característica a saturação reduzida, eles dão um efeito suave ao produto, em contraponto às cores mais explosivas.

Os tons pastel contribuem, sobretudo, para uma aura de sensibilidade e sobriedade. São uma reação às cores vibrantes, que podem fornecer uma imagem agressiva ao produto, como que se obrigassem o cliente a comprá-lo.

Nuances neutras e suaves também representam uma conexão com o lado mais relaxado do consumidor, permitindo uma interação mais tranquila com o produto.

Tema vintage

O uso de referências do passado continua no próximo ano, acompanhado de algumas substituições — por exemplo, a adoção do vidro no lugar do plástico. O vintage é uma forma de apostar na tradição.

A nostalgia gerada por esse tipo de embalagem serve como um estímulo para relembrarmos as melhores coisas de um passado recente, resgatando ícones importantes de nossa história/cultura e atrelando o produto a boas memórias. 

Para as embalagens, o uso de elementos vintage continua em alta e será assim por algum tempo. O design inspirado no passado tem como objetivo trazer lembranças para os que viveram nesse período, mas também atiçar a curiosidade do público mais jovem.

Porém, é essencial uma boa dose de pesquisa para não exagerar e relacionar o seu produto a períodos com os quais as pessoas não possam se relacionar. É preciso associar nostalgia à modernidade, investindo no equilíbrio.

Formas diferenciadas

Formatos exóticos também são tendências para 2019. As empresas estão reconhecendo o valor e a utilidade de estruturas exclusivas e estão cada vez mais dispostas a investir nessa opção, caso isso signifique se destacar em meio à concorrência.

Cresce o uso de ilustrações e de embalagens com cortes diferenciados, em forma de cilindros e poliedros. É uma maneira, inclusive, de cativar as crianças e as pessoas que se interessam por obras de arte.

Formas criativas são um modo de impulsionar as vendas e mostram, em apenas um segundo de visualização do cliente, a cara da marca. Produtos menores, que poderiam não impressionar à primeira vista, se beneficiam muito com apresentações em formatos inovadores.

Flexibilidade

As embalagens flexíveis continuam a crescer rapidamente por diversos fatores:

  • conveniência;
  • funcionalidade;
  • sustentabilidade.

Os clientes estão à procura de embalagens que sejam fáceis de armazenar, abrir e vedar. As opções flexíveis também favorecem o transporte, são abertas rapidamente e fechadas sem muita demora, além de usarem menos material. 

Então, essa flexibilidade possibilita um design que reduz os custos de fabricação e que otimiza a agilidade no transporte — essencial para o e-commerce, por exemplo.

Como foi possível perceber no post, além de acompanhar ativamente as mudanças no mercado, é preciso adequar o seu produto a essas novidades. Claro, sem exagerar ao apostar em elementos que destoem demais do segmento de atuação e do público-alvo.

Em suma, para conquistar novos clientes e deixar a sua marca cada vez mais forte, é essencial não perder de vista as diferentes tendências em embalagens — investindo diretamente na identidade visual do seu produto com o objetivo de captar a atenção imediata de consumidores em potencial.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como emplacar uma embalagem personalizada de sucesso? Então, entre em contato conosco para conhecer nosso trabalho e nossas condições!

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