De acordo com a pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias, a embalagem dos produtos se tornou um item com uma importância que vai além da proteção, servindo também para conquistar os clientes. Por volta de 75% das empresas que investiram em design tiveram um aumento nas vendas. Além disso, 41% delas conseguiram reduzir seus custos.

Outro fato interessante que o estudo constatou é que o consumidor, quando vai fazer uma escolha entre produtos semelhantes, escolhe aquele tem uma embalagem mais atraente. Mesmo assim, é importante se ter em mente que, além de bonita, a embalagem deve ser de qualidade, ou então, você pode ter problemas com a sua marca.

Separamos abaixo alguns pontos para que você descubra como conquistar clientes por meio da embalagem. Confira a seguir!

Primeira impressão

Como costumam dizer: a primeira impressão é a que fica, certo? Pois então, capriche na sua embalagem. Afinal, a maioria delas é sempre comum, sem deixar grandes impressões. Faça com que um atributo que passa despercebido gere valor para a sua marca!

A embalagem é capaz de conquistar clientes porque cria uma conexão entre a marca e o consumidor, pois ela representa o primeiro contato tangível entre os dois. Assim, tem como função, além de informar, atrair e convencê-lo a comprar. ​

Qualidade

Além do design, uma qualidade marcante é essencial para conquistar clientes. Assim, é muito importante que você garanta que a qualidade do material da sua embalagem seja adequada, colaborando para a conservação e proteção do seu produto.

Por isso, questões relativas a peso, contato com a luz, umidade e calor devem ser pensadas. Deve-se pensar também se a embalagem comporta bem os produtos dentro dela, não os mantendo nem muito soltos ou apertados.

Sustentabilidade

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais informados, principalmente quanto às questões ambientes. De acordo com uma pesquisa, quando eles sabem que um produto é feito de materiais biodegradáveis ou com um impacto menor ao meio ambiente, eles tendem a ter preferência por ele.

Mais do que ser sustentável, é importante saber comunicar essa mensagem aos clientes: você pode informá-los por meio de um selo na embalagem e também nas redes sociais, mostrando que elas são eco amigáveis.

Uma atitude sustentável que traz valor à sua marca é fazer uma embalagem que seja reutilizável para outros fins ou mesmo que possa ser utilizada por mais tempo pelo seu consumidor. Existem pizzarias, por exemplo, que oferecem caixas de pizza que podem ser transformadas em quebra-cabeças.

Brindes e ofertas especiais

Brindes e ofertas especiais podem estar totalmente atrelados ao valor que você passa aos seus clientes por meio da embalagem. Você pode fazer isso incluindo-os dentro dela ou mesmo colando. Com relação à primeira dica, é possível colocar cupons de descontos para que o cliente utilize na próxima compra ou mesmo pequenos brindes que tenham relação com o que ele comprou.

Já quando pensamos em disponibilizar ofertas na própria embalagem, se a sua for de papel ou algum material recortável, você pode dar a instrução de o cliente recortar uma oferta e colecionar um número específico para trocar por algum brinde. 

É interessante também fazer parceria com outras empresas que ofereçam um serviço similar ao seu e ofertá-lo na embalagem. Por exemplo, se o cliente comprou uma câmera fotográfica, você pode deixar, dentro da embalagem, um folder de um curso de fotografia com desconto.

Outra possibilidade é devolvendo a própria embalagem: pizzarias, muitas vezes, oferecem a possibilidade de o cliente juntar um determinar número de tampas da pizza e devolver para ganhar uma de forma gratuita. Essa ideia é muito boa porque pode ser uma forma de a loja reaproveitar a própria embalagem também. 

Boca-a-boca

Se a sua embalagem for realmente diferente das outras e conseguir chamar a atenção dos clientes, sempre há a chance de que eles comentem com outras pessoas. Além disso, hoje em dia, sabemos que o boca-a-boca vai além: as pessoas estão o tempo todo conectadas nas redes sociais, fazendo postagens e “stories” no Instagram, sobre as coisas mais simples do dia a dia.

Portanto, essa é uma possibilidade ainda de deixar que a sua criatividade incentive seu público a fazer publicidade da sua marca!

Ocasiões especiais

Você também pode conquistar clientes em ocasiões especiais. Ofereça embalagens diferentes para aniversários ou outras datas comemorativas, como dia dos namorados, das crianças, das mães, Natal etc. Essa é uma forma de ajudar o seu cliente a transmitir seus sentimentos para o presenteado.

Uma dica é oferecer ao cliente a possibilidade de adquirir um “pacote premium”, em que a caixa de presente é mais bonita e elaborada. Mesmo sendo mais caro, o cliente, muitas vezes, vai tender a pagar por isso porque enxerga valor no produto, já que é uma maneira de deixar o seu presente perfeito. 

Por fim, dê sempre a possibilidade de o cliente poder complementar o presente, com um cartão, bilhetinho ou simplesmente com o seu nome.

Personalização

Capriche na personalização para conquistar clientes! Uma dica é por meio de recadinhos: Um simples recado colado na embalagem, mencionando o nome do cliente e dizendo que esse presente foi feito para ele, vai mostrar que a sua marca se preocupa com o consumidor e fazer com que ele se lembre de você, o que o incentivará a comprar novamente.

O próprio design da embalagem pode ser personalizável, fazendo com que o seu produto se torne um item de desejo, que foi o caso da Coca-Cola, quando escreveu nomes de pessoas na latinha, incentivando muitos a comprarem para guardar a lata com o seu nome. Dessa forma, personalizar pode fazer com que a sua embalagem se torne um item de desejo!

Uma possibilidade, que inclusive pode ser mais econômica, é fazer a personalização apenas para os clientes mais fiéis, que lhe trazem mais retorno. Assim, essa é uma maneira de manter o relacionamento com eles, garantindo com que eles fiquem satisfeitos com a marca. 

Afinal de contas, hoje em dia, é necessário suprir mais do que a necessidade do consumidor: temos que focar na experiência. Quando o produto entregue tem algum toque de personalização, o cliente se sente especial e fica muito feliz com a sua marca.

O que achou de todas essas dicas de como encantar e conquistar clientes por meio da embalagem? Quer compartilhar sua opinião? Então deixe seu comentário abaixo!