Design de produto: como relacionar embalagem e identidade de marca?

Vivemos em uma sociedade cada vez mais ligada à aparência. Basta observar o crescimento de mercado das empresas relacionadas a serviços e produtos de beleza ou acessar as redes sociais repletas de selfies e paisagens bem editadas para comprovar a importância do visual.

E nos negócios não é diferente: uma única imagem é capaz de passar uma mensagem (ainda que equivocada!) e definir a sua empresa em poucos segundos. É aí que entra o design de produto.

A partir desse trabalho de design, é possível identificar as necessidades do consumidor e desenvolver projetos que as atendam, além de trazer mais praticidade e inovação para o mercado, despertar interesse para novos produtos e fortalecer a marca através dos elementos que compõem a sua identidade — por exemplo, as embalagens.

Elas são o primeiro atrativo para o consumidor final, chamando a sua atenção entre as tantas opções em uma prateleira ou página da internet. Um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que a maior parte das empresas que investem no design de suas embalagens registram um aumento significativo nas vendas.

Mas como utilizar o design de produto ao seu favor e relacionar a embalagem com a identidade da sua marca? Confira algumas dicas logo abaixo:

Entenda o conceito da sua empresa

Quando você montou o seu negócio, certamente definiu aqueles tradicionais pontos de missão, visão e valor. Se ainda está um pouco perdido sobre a alma da sua empresa, uma olhada nesses primeiros conceitos pode ajudar.

O foco é responsabilidade social, sofisticação, modernidade, diversão, ousadia? A partir dessa definição, fica muito mais fácil trilhar o caminho rumo à embalagem perfeita.

Produtos naturais pedem sacolas ecológicas

Se a postura da sua empresa é de respeitar o meio ambiente e você oferta produtos que seguem essa linha natural e ecológica, uma embalagem plástica pode pôr tudo a perder. Afinal, a sua empresa atrai um determinado tipo de público que pode achar inaceitável levar as compras em uma sacola que demora anos para se decompor!

Aposte então em sacolas de papel e considere incentivar o uso de ecobags, vendendo algumas opções com a sua marca. Outra ação que mostra o compromisso da sua empresa com a natureza é colocar tags com sementes na caixa ou nas etiquetas do produto. Essa atitude certamente trará valor para a identidade da sua marca.

Joias e semijoias combinam com um estilo clean e sofisticado

Nas embalagens de joias e semijoias, quem deve brilhar é o produto. Repare que as grandes marcas do segmento usam caixas bem limpas, com uma cor que valoriza a beleza das peças e o logotipo aparente, mas discreto.

Algumas cores e materiais estão diretamente relacionados com sofisticação e riqueza, e sair dessa linha pode criar uma imagem errada para a sua marca, além de desvalorizar o seu produto.

Brinquedos podem vir em uma embalagem que vira outro brinquedo

As crianças são conhecidas por, às vezes, gostarem mais da caixa do que do próprio brinquedo. É claro que o seu produto seduz a criançada, mas por que não investir em um 2 em 1 que faz da embalagem um complemento do conteúdo?

Uma caixa de boneca, por exemplo, pode vir com um recorte para virar um mini guarda-roupas, enquanto uma caixa de carrinho pode virar uma incrível pista! Além de deixar tudo mais divertido, a sua marca ganha uma imagem mais responsável, que reaproveita a embalagem e gera menos lixo.

Tecnologia pede inovação até na caixa

Muitos consumidores têm o hábito de guardar a caixa de alguns tipos específicos de produto, como smartphones e tablets, seja para armazenar o aparelho antigo ou por simplesmente gostar tanto da embalagem que fica impossível jogar uma caixa “tão bonitinha” fora. Isso também acontece com algumas marcas que agregam valor até ao invólucro! É realmente muito poder — e um bem aplicado trabalho de marketing.

Para começar a aplicar essa estratégia na sua empresa, aposte em embalagens simples, mas com um toque de inovação. Pode ser um diferencial na abertura, no fecho, no corte… Estude as possibilidades que o mercado oferece ou seja criativo e faça seu próprio projeto. Alguns fornecedores realizam projetos diferenciados e personalizados, então vale a pena conferir.

Alimentos exigem proteção especial

As embalagens de delivery precisam ser, ao mesmo tempo, resistentes para aguentar as viagens de moto, adequadas à temperatura do alimento e bonitas para encher os olhos e dar água na boca quando a comida chegar ao cliente.

Todos esses fatores na apresentação do seu produto fazem a diferença na satisfação do consumidor e agregam valor à sua empresa: quando o alimento chega bem apresentado, organizado e em uma embalagem limpa, a sua marca ganha pontos, força e fidelização.

E-commerce precisa de resistência

A internet está lotada de pequenas, médias e grandes empresas batalhando pela atenção (e pela compra) dos usuários. Depois de ter realizado todo um trabalho de marketing digital e vendas, o seu negócio on-line não pode falhar na entrega do produto. Uma embalagem que viaja pelos Correios ou através de uma transportadora precisa ser resistente para não chegar amassada, rasgada ou com o produto avariado.

Se algo der errado com a embalagem no meio do caminho, o exigente consumidor virtual vai ficar frustrado. Consequentemente, a ansiedade para conferir se o que está na tela realmente vai chegar se torna uma grande decepção. Ponto negativo para a sua marca! Com essa experiência, as chances do seu cliente não voltar mais ao seu site são bem grandes.

Aproveite a sazonalidade

O varejo está repleto de datas comemorativas e aproveitar tal sazonalidade (ou seja, dar uma importância conceitual e publicitária a eventos que ocorrem em determinadas épocas do ano) pode atrair simpatia e mais valor para a sua marca.

Imagine como o seu cliente vai ficar satisfeito ao levar sua compra em uma embalagem diferenciada para presentear no Dia dos Namorados ou no Natal, por exemplo. Esse capricho mostra que a sua empresa se preocupa com a qualidade em todos os detalhes

Esperamos que você tenha conseguido perceber como o design de produto faz a diferença na construção da sua marca e como a embalagem é fundamental nesse processo de conquista do cliente. Se você tem alguma experiência ou case de sucesso sobre essa relação de embalagem e identidade de marca, conte para a gente aqui nos comentários!

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