Conseguir conciliar os seus próprios dons e talentos a uma visão empreendedora é, com certeza, um grande passo para o sucesso de qualquer negócio. Atualmente, existem inúmeras possibilidades para aqueles que estão buscando uma renda extra ou até mesmo para quem deseja entrar de cabeça em um novo segmento, como o de doces para vender

Definitivamente, um dos ramos que mais tem atraído a atenção dos brasileiros é o da alimentação, sobretudo o setor dos doces. Brigadeiro, trufa, pão de mel, cookies, alfajor… são diversas as opções para quem ama cozinhar e pretende utilizar essa prática para gerar lucro!

No entanto, entre a grande lista de doces para vender, os cupcakes merecem um destaque especial. Isso porque, nos últimos anos, os famosos bolinhos de origem norte-americana conquistaram o paladar dos brasileiros, se tornando uma das guloseimas mais requisitadas da atualidade.

Com um mercado cada vez mais crescente, investir nesse tipo de produto é certamente uma ótima ideia. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas incríveis de como ganhar dinheiro com cupcakes. Confira!

1. Planeje a estrutura e orçamento inicial

Antes de colocar literalmente a mão na massa, é preciso fazer um planejamento prévio do seu negócio: gastos iniciais com ingredientes e embalagens, equipamentos, local necessário para cozinhar, enfim, toda a estrutura básica que você precisará para produzir os cupcakes.

No entanto, não se desespere. A boa notícia para quem faz doces para vender é que essa atividade não demanda investimentos exorbitantes inicialmente. No caso dos cupcakes, basta uma cozinha (sempre bem higienizada e organizada) e equipamentos simples, como batedeira, assadeira, talheres, forminhas especiais, saco e bico de confeitar, basicamente.

A partir desse planejamento inicial, é possível contabilizar os seus gastos e definir uma média de preços para os seus produtos. Aqui, uma boa dica é também estar atento aos preços de seus possíveis concorrentes para ter uma maior noção de mercado.

2. Encontre a receita perfeita

Se você já possui os equipamentos e a estrutura necessária para o seu negócio, chegou a hora de iniciar a produção dos bolinhos. A melhor dica para esse momento é começar investindo nas receitas de cupcake mais clássicas, como o de baunilha com cobertura de buttercream, ganache de chocolate ou chantilly. 

O primeiro passo é se esforçar para produzir os melhores bolinhos possíveis, pois só com a qualidade comprovada do seu produto é que os clientes voltarão cada vez mais.

Depois que já estiver expert nas receitas tradicionais, que tal começar a apostar em novidades? Afinal, hoje existem cupcakes de diversos sabores e formatos. Lembre-se sempre de que inovação é, muitas vezes, sinônimo de sucesso!

Com o passar do tempo, fique atento aos sabores que estão sendo mais vendidos e procure produzir uma quantidade maior deles. Fazendo isso, você garante que nunca faltem os cupcakes que mais saem ou que sobrem muitos daqueles de menor vendagem, aumentando assim as chances de lucratividade e rentabilidade de seu negócio.

3. Escolha embalagens atraentes 

É muito importante lembrar de que o seu produto se destacará não só pelo sabor, mas também pela forma como será vendido. Por mais que pareça óbvio, o aspecto visual do doce conta muito na hora de comercializá-lo, e muitas pessoas acabam se esquecendo disso.

Não há dúvidas de que produtos bem-apresentados chamam mais a atenção dos clientes e, consequentemente, trazem mais vantagens para qualquer negócio.

Com o mercado de cupcakes em alta e a concorrência cada vez mais intensa, se sobressair no paladar e no visual é de fundamental importância. Por isso, invista em boas embalagens — personalizadas, diferenciadas da concorrência e que, principalmente, protejam a estrutura do seu bolinho.

4. Pense nas formas de comercialização

Outro ponto relevante a ser analisado é qual a forma de venda que você pretende adotar para o seu empreendimento. A boa notícia para quem trabalha no ramo de doces é que existem inúmeras opções de venda, e é você quem vai decidir qual é a melhor para o seu caso.

Uma das mais comuns é a venda de casa em casa, que também é uma ótima forma de divulgar o produto fora do seu círculo familiar e de amigos. Do mesmo modo, a venda para mercearias, padarias e restaurantes é uma ótima tática. Nesses casos, os bolinhos são vendidos para o estabelecimento comercial e destinados à revenda.

Outra forma de ampliar ainda mais os seus negócios é produzir cupcakes sob encomenda. Atualmente, a demanda desse tipo de doce para festas infantis, aniversários, festas de fim de ano e comemorações em geral é muito grande. 

Todavia, é muito importante saber o pedido com antecedência para só assim planejar a quantidade de ingredientes e tempo que você precisará para produzir os bolinhos.

5. Aposte na divulgação

Não há empreendimento no mundo que se sustente sem uma boa propaganda de seus produtos ou serviços. Por isso, investir na divulgação de seus bolinhos é essencial para aumentar a lucratividade do negócio.

É claro que a divulgação “boca a boca” é muito importante. No entanto, nos dias de hoje, contar com a ajuda da internet é definitivamente uma ótima ideia.

Sendo assim, não deixe de criar páginas nas redes sociais — como Facebook e Instagram, por exemplo — ou mesmo um site ou blog para divulgar fotos do seu produto, receitas caseiras, tutoriais, entre outros. Aqui, uma ótima dica é colocar esses endereços virtuais no verso das embalagens de seu cupcake, pois isso facilita ainda mais o contato dos clientes com seu serviço.

6. Invista em cursos 

Por fim, a última dica para ganhar dinheiro com cupcakes e se aperfeiçoar na produção de doces para vender é investir em cursos específicos. Hoje, existe uma infinidade de cursos de confeitaria disponíveis no mercado e, com eles, você poderá conquistar ainda mais confiança dentro da cozinha, além de passar uma imagem mais profissional e qualificada para os seus clientes.

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para trabalhar com cupcakes e doces para vender, que tal colocá-las em prática e começar a fazer sucesso? Se ainda possui alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco!