Datas comemorativas são muito importantes na movimentação de negócios de vários setores, principalmente aqueles que dependem de uma variação sazonal do mercado. Natal, dia das mães, dia dos namorados… São várias as datas ao longo do ano e cada uma delas é importante para movimentar as vendas.

E, entre as várias ações que as lojas planejam para essas datas, existe uma que, muitas vezes, é negligenciada: a embalagem. Você já parou para pensar no efeito que uma embalagem personalizada tem no consumidor? Hoje vamos falar mais especificamente sobre o dia dos namorados e o uso da embalagem de coração para movimentar seu negócio. Confira!

O dia dos namorados

Assim como as outras datas comemorativas, o dia dos namorados possui um potencial enorme para alavancar as vendas de lojas de muitos setores. Isso porque o 12 de junho é uma data muito democrática, na qual vários tipos de produtos podem se enquadrar como presentes.

Diferentemente dos dias das mães e dos pais, por exemplo, o dia dos namorados envolve um público bastante diverso, de todas as idades e classes sociais. Além disso, se dá em uma época propícia para o consumo, relativamente longe de outras datas comemorativas. Portanto, é preciso pensar em alternativas que atraiam o maior número de pessoas possível para sua loja, uma vez que a concorrência também vai aumentar!

Personalizando uma embalagem de coração

Não há como negar: nessa época, o coração é o símbolo mais utilizado nas estratégias de marketing, decoração e outros materiais da maioria dos negócios. E o motivo é que, simplesmente, o coração tornou-se um elemento de grande associação ao amor.

Assim, pensar em embalagens de coração que fujam do comum é uma ótima maneira de surpreender seus clientes. Como o coração possui um formato muito característico, muitas vezes pode parecer difícil utilizá-lo para certos produtos, mas você pode incluí-lo também como um elemento gráfico em qualquer tipo de embalagem, como sacolas e caixas.

Antes de alterar sua embalagem para torná-la um coração, lembre-se que ela precisa ser útil. Ou seja, analise sua funcionalidade, se é fácil de ser manuseada e carregada. Além, é claro, da sua beleza e atratividade.

Mais do que uma embalagem

As pessoas tendem a valorizar embalagens que fogem do comum e, muitas vezes, elas deixam de ser apenas algo que serve para proteger o produto, tornando-se parte do presente.

Uma embalagem de coração pode também seguir por esse caminho. Por que não oferecer em suas caixas e sacolas em formato de coração um espaço para que uma dedicatória seja escrita?

Pequenas funções embutidas na sua embalagem, que permitam uma personalização própria por parte do consumidor, são um grande atrativo. E isso é especialmente válido para o dia dos namorados, pois os presentes possuem um valor pessoal e emocional muito grande. Dar a possibilidade para que as pessoas utilizem sua embalagem para um fim como esse pode ser um ótimo atrativo para seu público.

O uso de embalagens personalizadas precisa ser um diferencial que valorize o produto. Seja nas embalagens definitivas, nas caixas e invólucros, ou naquelas que vão servir como transporte, como as sacolas, esse elemento deve ser o responsável por criar uma expectativa no consumidor.

Também é muito importante adaptar sua embalagem às características tanto da sua loja quanto da sua cidade. Mesclar elementos regionais com inovações práticas pode fazer com que sua embalagem se torne muito mais atrativa!

Reutilização de embalagens

Embalagens que fazem a diferença para o consumidor costumam ser feitas para durarem muito mais, sendo utilizadas em outros momentos. Caixas podem servir para guardar objetos, sacolas de algodão podem ser utilizadas novamente, entre outras possibilidades.

Ao criar uma embalagem que não será descartada de imediato, você terá dois benefícios imediatos. O primeiro é, obviamente, a percepção do público sobre o quanto seu negócio se preocupa com o meio ambiente. Nos dias de hoje, estratégias voltadas para um “marketing verde” ganham muitos pontos com o consumidor.

Outro ponto muito importante é o simples fato de, ao reutilizar uma embalagem que, além de atraente e útil ainda possui sua marca estampada, os clientes estarão divulgando seu negócio gratuitamente. Por isso, procure investir em embalagens que possuam outros tipos de uso para seu público. O retorno será muito positivo!

A experiência de compra

Hoje não basta apenas um bom produto e um preço atrativo. A conquista de novos consumidores também passa pela experiência que eles têm ao entrar em contato com seu produto.

Talvez o melhor exemplo disso seja a gigante Apple. Cada detalhe dos iPhones, iMacs e iPads são pensados para conquistar os clientes, que passam por uma experiência marcante, inclusive na abertura da embalagem.

Cada produto da maçã é pensado nos mínimos detalhes para que, quando o consumidor entre em contato pela primeira vez, já sinta algo diferente, tornando-o assim um cliente fidelizado.

E são realmente pequenos detalhes: do barulho do plástico, passando pelo próprio cheiro dos produtos e o simples fato de os notebooks já ligarem quando são abertos, a Apple pensa em tudo para que seus consumidores vivam uma experiência de consumo.

A boa notícia aqui é que você também pode fazer isso com suas embalagens. No dia dos namorados, a embalagem de coração deve remeter ao aconchego da pessoa amada. Por isso, por que não pensar em usar um material macio, que passe boas sensações ao seu cliente? Da mesma maneira, é possível também usar fragrâncias dentro de sua embalagem de coração. Certamente seus clientes vão se lembrar da experiência que tiveram ao abrir seu produto!

Pensar em uma embalagem diferenciada para o dia dos namorados é um investimento de tempo que vale a pena. Nessa data, a embalagem de coração já se tornou um item tradicional, muito utilizado por várias marcas. Por isso, leve em consideração todos os diferenciais que listamos aqui.

Aqui no nosso blog você sempre encontrará novidades e dicas sobre os diversos usos para uma boa embalagem! Quer ficar por dentro das nossas postagens? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber em seu e-mail todas as nossas atualizações!