Embalagem minimalista: tudo o que você precisa saber sobre essa super tendência

A embalagem minimalista é a nova tendência entre as marcas que estão preocupadas com meio ambiente. Seu uso reduz processos e materiais. Saiba mais sobre!

O minimalismo é um conceito que surgiu no século XX para expressar movimentos artísticos, culturais e científicos que se preocupavam em usar poucos elementos em sua representação. A tendência se espalhou e vem sendo aplicada em diferentes áreas da vida humana, como no consumo de moda, por exemplo. 

A tendência conquistou o interesse de usuários que valorizam a estética, mas não gostam de excessos. A ideia é que os objetos e itens cumpram com a sua função de forma objetiva, evitando que outros elementos sejam adicionados de forma desnecessária. Dessa forma, a criação de um produto se baseia apenas nos recursos fundamentais para a sua concepção. Gostou da ideia? Saiba mais sobre o tema a seguir.

Como o conceito de minimalismo pode ser aplicado na indústria?

É importante entender que o conceito de minimalismo, aplicado na indústria, não está, necessariamente, ligado ao corte de recursos. Uma embalagem minimalista deve cumprir com a sua função, que é atrair, encartar e informar o cliente. 

Independentemente do valor, o recurso deve ser preciso e evitar que um excesso de elementos seja utilizado para a produção do material. 

Diversas marcas redesenharam o design de seus produtos para torná-los mais limpos e intuitivamente informativos. Na prática, isso quer dizer que, ao ter contato com uma embalagem minimalista no mercado, o cliente saberá imediatamente tudo que precisa sobre o produto. 

Uma embalagem de alimento, por exemplo, pode conter apenas o nome da marca ou logo, sabor, ingredientes do produto e informações de contato da empresa. 

3 dicas para criar uma embalagem minimalista

Há muito equívoco em relação ao minimalismo, principalmente quando é aplicado ao consumo. As empresas pecam pela falta de informação ou por criarem layouts que não são atrativos para o cliente.

O produto deve ser atrativo, funcional e informativo. Do contrário não vai cumprir com a sua função, decepcionando o cliente. Veja 3 dicas para desenvolver uma embalagem minimalista.

Avalie as embalagens existentes e faça um planejamento

Faça um levantamento com todas as embalagens que receberão uma repaginada. Pontue os elementos que podem ser eliminados e sinalize aqueles que são fundamentais para o entendimento da embalagem.

Caso seja a criação de um novo produto, faça uma lista com todas as informações que não podem faltar na embalagem.

Cuidado ao criar um conceito

Minimalismo é um posicionamento e a marca deve ter seus processos bem alinhados para evitar inconsistências na mensagem. Em geral, as marcas que investem no minimalismo, estão mais preocupadas com o meio ambiente. Por isso, não faz sentido ter embalagens minimalistas e processos esbanjadores ou que agridem a natureza. 

Construa uma imagem forte

A criação de um novo produto costuma ser amparada pelo uso de campanhas, com identidades fortes, pois são mais fáceis de serem gravadas. Esse é um dos pontos em que o minimalismo esbarra. Ser muito simples, pode prejudicar a marca, fazendo com que o cliente não seja impactado pelo produto.

Além de ter uma embalagem com conceito forte, é preciso estar amparado por uma mensagem que impressione. Por isso, tenha atenção na hora de usar as palavras. 

Confira algumas ideias de embalagens minimalistas

O minimalismo é um conceito o uso de menos recursos na realização de tarefas e processos. Dessa forma, o meio ambiente é um dos maiores beneficiados. As pessoas passam a consumir de forma mais consciente e a valorizar embalagens que não agridem a natureza, como é o caso do papel. Veja algumas ideias de embalagens de papel para usar em sua empresa:

1. Utilize recursos sensoriais para completar o layout 

embalagens minimalista

2. Leve uma mensagem de conscientização ao cliente

https://img.elo7.com.br/product/zoom/21CD933/embalagem-para-festas-lindos-saquinhos-para-cha-de-bebe-minimalista.jpg embalagens minimalista

3. O logotipo ou selo da marca é suficiente para comunicar

https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2018/09/0-2.jpeg embalagens minimalista

4. Insira apenas informações essenciais sobre o produto

 https://designculture.com.br/wp-content/uploads/2018/09/0-3.jpeg embalagens minimalista

5. Invista em materiais recicláveis e na reutilização

http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/sabonetes.png embalagens minimalista

6. O minimalismo também pode ser direcionado a diferentes públicos

http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/amaro.png embalagens minimalista

7. Utilize uma comunicação simples e direta

http://www.abre.org.br/premio_2018/vencedores/cafe.png embalagens minimalista

8. Invista em embalagens e sacolas de papel 

https://www.decorfacil.com/wp-content/uploads/2017/10/20171006lembrancinhas-branca-de-neve-23.jpg embalagens minimalista

9. Unifique a sua comunicação

 https://miro.medium.com/max/700/1*IyZjVgkUjNmv4dOfOb4DIg.jpeg embalagens minimalista

10. Construa uma marca forte, que seja lembrada

https://www.hypeness.com.br/wp-content/uploads/2011/01/m8.jpgembalagens minimalista

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