No dia em que comemoram sua união, os casais de namorados esperam a manifestação de uma presença por inteiro, intensa, amável e sincera. Mesmo que nem todos tenham condições de comprar um presente de conto de fadas, esse sentimento pode ser expresso nos pequenos detalhes. Por isso, uma bela embalagem para o dia dos namorados é tão importante.

Customizar a embalagem é uma forma de demonstrar um sentimento único. Os namorados ficarão felizes de encontrar essas dicas e poder contar com a ajuda de lojistas sensíveis a importância da data. Vamos às dicas!

1. Caixas artesanais

Uma caixa artesanal deixa mais evidente que se trata de algo exclusivo, por isso é uma ótima opção. Elas podem ser feitas com MDF ou outros materiais e serem decoradas com várias opções, como fitas de cetim, tecido, feltro e biscuit. Também existem kits vendidos para montar.

Uma caixa simples decorada com esses materiais já é uma embalagem diferenciada e pode até ser um segundo presente, pois poderá ser usada como porta-joias ou peça decorativa. Para o lojista pode ser uma segunda fonte de receita, uma vez que agrega valor ao presente e pode ser cobrada à parte.

2. Embalagem dos sentidos

É uma embalagem para estimular alguns dos nossos sentidos e, para quem preferir, até todos eles. Ela é montada com itens e materiais específicos para cada um, como por exemplo:

  • tato: texturas, tecidos como veludos, cetim e materiais porosos dão aquela sensação diferente ao toque;
  • paladar: chocolates e bombons, quem sabe um vinho ou um licor, combinam com qualquer presente e podem ser degustados a dois;
  • olfato: você pode incluir perfumes, um kit banho ou essências aromáticas;
  • visão: pode-se incluir fotos do casal, preferencialmente de momentos marcantes que passaram juntos;
  • audição: também é possível incluir aquelas músicas que gostam de ouvir juntos.

A loja também pode oferecer essa opção para seus clientes, que teriam o trabalho de reunir todos esses detalhes. A embalagem precisa permitir que o cliente inclua as fotos e músicas posteriormente, pois seria inconveniente levarem antecipadamente.

3. Embalagens sustentáveis

Se o namorado ou a namorada é uma pessoa engajada com causas ecológicas, nada melhor que uma embalagem sustentável. Lojistas podem usá-las como uma importante ação para fortalecer sua marca.

A sustentabilidade tem sido usada como forma de transmitir uma boa imagem por várias empresas, atende ao apelo de um público crescente e que costuma ser fiel às organizações que têm os mesmos valores que eles. Também existem opções no mercado de sacolas ecológicas conforme o seu gosto .

4. Caixa para presentes pequenos

Presentes pequenos podem ser singelos e a embalagem tem um papel fundamental nesse caso. Detalhes delicados e as cores transmitem diferentes impressões conforme a intenção. O vermelho demonstra paixão, amarelo prosperidade e a cor branca pureza e amizade.

Abuse dos detalhes e do bom gosto para valorizar o presente para seus clientes. Tamanho não é documento! Desde que o conteúdo e a embalagem agreguem sofisticação ao mimo. 

5. Embalagens mais que criativas

Se for para abusar da criatividade, a embalagem pode ser feita com papeis reaproveitáveis, como jornais e folhas de caderno; ou usar de embrulhos feitos com fotos; caixas interativas, como as que guardam caça-palavras; e até usar de caneta e giz de cera para decorar o papel.

Não faltam ideias criativas de embalagens que podem ser adaptadas para o dia dos namorados.

6. Caixas em formato de coração

Caixas em formato de coração sempre são uma boa pedida. Elas podem ser decoradas com fitas, revestidas com papéis que a dividam ao meio representando a união do casal e ficam ótimas acompanhadas de um belo cartão.

7. Embalagem para o dia dos namorados “com recheio”

Chocolates, bombons, balas e até frutas exóticas podem ser o próprio presente ou acompanhar o principal. Variar e acertar o paladar do amado ou da amada é o que vai fazer a diferença, mas a variedade ajuda a evitar erros na hora de escolher.

Para enviar doces finos como presente, existem embalagens especiais para acomodá-los.

8. Embalagem meu hobby

Quando o namorado ou a namorada tem um hobby que gosta muito, não existe opção que agrade mais do que se lembrar disso. A embalagem pode ser simples por fora e, internamente, fazer uma surpresa, com motivos que lembrem o passatempo, fotos, pequenos brindes (como chaveiros e flâmulas), e até um livro contando fatos curiosos sobre o assunto.

O lojista pode preparar temas mais comuns e disponibilizar para seus clientes. É uma ideia que tende a ser muito bem aceita e facilita a decisão de compra, no melhor espírito do “como não pensei nisso antes?”.

9. Caixa de presente para homens

Homens não costumam dar muita importância para detalhes. A embalagem pode ser simples, mas preferencialmente elegante. Há alternativas como caixas triangulares onde se pode simular uma gravata com tecido, mas talvez o namorado prefira uma caixa que possa aproveitar para guardar aqueles “trecos” que ficam espalhados por cima da mesa no escritório ou em casa.

10. Embalagem prática

Ao conferir todas essas dicas, é provável que muitos lojistas estejam pensando no trabalho e na dificuldade de viabilizar várias dessas opções, principalmente em dias de maior movimento, como no dia dos namorados.

Não é necessário manter muitas opções disponíveis, a variedade lhe permite definir as opções mais adequadas ao seu caso e as sugestões podem ser transmitidas para os clientes. O importante é pensar nas que mais se encaixam com o seu produto e seu público.

Uma boa dica para começar é pensar justamente nos desejos de seus clientes. Conhecer o cliente é fundamental para decidir o que pode agradar e agregar.

Dito isso, a sugestão da embalagem prática é se utilizar de acessórios decorativos para sua embalagem. Fitas variadas, tecidos, bombons, essências aromáticas e outros detalhes, podem ser usados para decorar suas caixas e sacolas de acordo com o gosto de cada cliente.

Para finalizar, vale lembrar que uma embalagem para o dia dos namorados fica muito melhor com um belo cartão, declarando a importância da relação e o bem que ela faz. É uma bela forma de expressar o tamanho do sentimento, mas mais do que qualquer detalhe, vale a presença e o sentimento sincero que eles expressam.

Gostou das dicas? Compartilhe essa postagem nas suas redes sociais, quem sabe não comentam com outras sugestões?