Você já reparou nos diferentes tipos de embalagens de alimentos disponíveis no mercado? São tantas variações de materiais, tecnologias e custos que fica difícil definir rapidamente qual opção escolher para o seu produto.

A embalagem é fator essencial para o armazenamento, transporte e divulgação do seu produto na gôndola e deve ser projetada e executada com muita atenção. Pensando em te ajudar nessa tarefa, preparamos um post com 6 itens que devem ser analisados com cuidado ao escolher as embalagens do seu negócio. Confira!

1. Proteção e segurança

Um dos primeiros itens a ser considerado é o papel que a embalagem desempenha na proteção do produto. Ela deve manter a integridade do alimento durante o transporte e distribuição, evitando danos ao conteúdo. A garantia contra adulteração também deve ser fornecida através de selos, lacres ou outros dispositivos que garantam a segurança para o consumidor.

2. Conservação de produtos

Fatores como umidade, luz e contato com o ar podem prejudicar os alimentos. As embalagens são essenciais para a conservação dos alimentos, diminuindo as possibilidades de contaminação, controlando a variação térmica e mantendo as características originais do produto.

3. Informações relevantes

As embalagens de alimentos são um dos principais veículos de comunicação, tanto para o transporte e armazenamento, quanto para o consumidor final. É importante estar atento às regulamentações do setor para cada tipo de produto, garantindo que as informações necessárias estejam disponíveis de forma clara e direta.

4. Utilização das embalagens de alimentos

Agregar funções extras às embalagens é uma ótima maneira de diferenciar o produto da concorrência. Utilizar de recursos como tampas dosadoras, sacos abre-e-fecha, potes decorados que podem ir à mesa, entre tantos outros é uma maneira de melhorar a utilização do alimento, trazer mais satisfação do cliente e aumentar as vendas.

5. Ferramenta de marketing

Não dá para desprezar um espaço tão importante na hora de trabalhar a imagem da sua empresa. As embalagens devem ser atrativas para o público-alvo e transparecer os valores do seu negócio.

Investir num bom design pode garantir muito sucesso na comunicação do seu produto no ponto de venda. É importante que o layout escolhido para a embalagem faça parte da identidade visual da marca, siga o padrão de cores estabelecido e seja adaptado ao segmento específico.

6. Características do mercado

Manter uma linha de comunicação aberta com os clientes e ficar por dentro das novidades em tecnologia e tendências de consumo são maneiras de se manter atualizado. Isso é essencial para que as mudanças no mercado sejam percebidas o quanto antes, dando chance para ajustes rápidos e reposicionamento dos produtos, quando necessário.

Prestando atenção nesses itens, antes e durante o processo de planejamento, fica mais fácil prever e evitar problemas que podem causar prejuízos ao seu negócio. Outro item importante é contar com profissionais capacitados para fornecer matéria-prima e desenvolver as embalagens, pois eles possuem o conhecimento técnico necessário e podem ajudar ainda mais no sucesso do seu produto.

Ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma dica para a produção de embalagens de alimentos? Deixe seu comentário no post!