As embalagens são responsáveis por chamar atenção dos consumidores para os produtos, e o apelo visual não incide em um fator informativo ou estético somente, mas pode ser decisivo para a aquisição da mercadoria pelo cliente.

Na hora da compra, os consumidores estão preocupados com outras questões, além de beleza, qualidade e preço: atualmente, os fatores ambientais estão entre as preocupações mais recorrentes.

Nem sempre uma pessoa tem a chance ou a disposição para se engajar em causas ambientais, então, quando a simples compra de um produto de sua necessidade parece favorecer a causa, ele o considera como algo propício e conveniente. Daí um bom motivo para pensar em embalagens ecológicas para o seu negócio!

As chamadas “ideias verdes” estão espalhadas mundo afora e também se relacionam às formas de embalar os produtos. Veja, a seguir, em 10 motivos, por que você precisa conhecer e embarcar na ideia da embalagem ecológica!

1. Embalagens ecológicas são recicláveis

As embalagens ecológicas são, em sua grande maioria, recicláveis. Isso significa que todo, ou, pelo menos, boa parte do material utilizado na sua fabricação pode ser reaproveitado para a produção de novas unidades.

Em alguns casos, a reciclagem é feita com o intuito de produzir materiais completamente diferentes do original. Um bom exemplo são os tecidos feitos de garrafa pet. Eles mostram que é possível usar a criatividade para reaproveitar os insumos de maneira totalmente inovadora.

Sabe-se que o lixo acumulado, quando não encaminhado para a reciclagem, leva anos para se decompor. Como tal amontoamento gera poluição e prejudica o ecossistema, a reciclagem é uma ótima solução para evitar esse prejuízo ecológico.

A ideia também é válida para impedir que se esgotem as matérias-primas, já que os resíduos podem ser reaproveitados. Assim, evita-se a retirada de mais materiais da natureza para a produção de bens industrializados.

2. São feitas com materiais de procedência segura

Uma embalagem ecológica, no seu sentido mais amplo, não é somente feita de materiais recicláveis: ela é construída com produtos que têm sua origem em processos igualmente respeitosos ao meio ambiente.

Isso significa que os materiais utilizados na sua produção vêm de fornecedores confiáveis, que respeitam as leis e as pessoas que participam do processo.

Ao optar por esse tipo de embalagem, sua empresa colaborará com toda uma rede de consumo consciente, que respeita e preserva os recursos naturais disponíveis. É possível, inclusive, investir na conquista de certificações que garantam o reconhecimento dessas ações.

3. Somam pontos na conquista de certificações ambientais

Selos como o ISO e o sistema Leeds são exemplos de organizações que controlam, auditam e oferecem uma garantia de autenticidade das ações sustentáveis. Com essas certificações, fica mais fácil para o público reconhecer e confiar que o trabalho realizado pela sua empresa é sério e eficiente.

Os critérios de avaliação variam para cada organização e contemplam toda a empresa. Questões que envolvem a administração, produção e emissão de resíduos são analisadas. Por isso, se o seu negócio deseja esse reconhecimento, pensar em optar por embalagem sustentável é essencial.

4. Permitem a reutilização pelo consumidor

Algumas embalagens ecológicas podem ser reutilizadas para acondicionar outros itens ou para que a pessoa leve objetos para o destino que desejar, por exemplo. Assim, você proporciona, além do produto, conveniência para o dia a dia da pessoa atendida pelo seu estabelecimento.

Certamente, o consumidor vai se lembrar de seus produtos cada vez que reutilizar a embalagem ecológica. Esse tipo de estratégia é bastante comum com sacolas, mas não precisa estar restrita a isso: latas e caixas também podem ser produzidas de maneira que facilite seu reaproveitamento pelo consumidor.

As séries colecionáveis são ótimas opções para esse tipo de embalagem ecológica. Afinal, um visual bonito atrai o consumidor. Por isso, vale a pena investir no design para garantir que ele se sinta impulsionado a adquirir e a reaproveitar os seus itens.

5. São itens biodegradáveis

Outro excelente benefício das embalagens ecológicas é que elas são biodegradáveis, o que significa que poderão ser destruídas por um agente biológico. Ao serem descartadas após o uso, o impacto que elas causam ao meio ambiente é muito menor do que o causado pelos modelos tradicionais.

Isso faz com que o consumidor precise se preocupar muito menos com o lixo que o produto da sua empresa vai gerar, uma vez que o invólucro ou recipiente será decomposto naturalmente.

Em tempos de rotinas atribuladas e apelo à consciência ecológica, esses detalhes podem ganhar a preferência dos seus consumidores. Afinal, todos querem aliviar a consciência e cooperar com a preservação do planeta.

Dependendo da embalagem, ela poderá até mesmo ser benéfica para a natureza, uma vez que o material sustentável, ao se juntar à terra, pode ajudar em sua fertilização e regeneração.

Algumas empresas fazem uso, inclusive, de materiais que trazem sementes de árvores e flores variadas em sua composição. Isso permite que o consumidor, literalmente, plante a embalagem e cultive uma nova vida.

6. Melhoram o branding do seu negócio

Quando a sua marca, loja ou empresa está diretamente relacionada aos princípios de proteção à natureza, o consumidor vê a sua embalagem com bons olhos. Nota-se que as pessoas buscam ser mais conscientes e não escolhem mais as mercadorias somente por qualidade e preço.

Para o consumidor que é engajado na questão da sustentabilidade, a embalagem ecológica do seu negócio será considerada como um grande ponto positivo! Ela pode influenciar diretamente na decisão de compra, além de colaborar com a fidelização de clientes.

Se a empresa tiver uma linha de pensamento mais próxima de seu público-alvo, com a promoção dessa consciência, as pessoas se sentirão muito mais identificadas com a sua ideologia. Assim, a responsabilidade ambiental pode agregar valor à marca.

Para que esse tipo de estratégia seja bem-sucedida, é essencial que as ações sejam construídas para além da embalagem ecológica. A comunicação empresarial deve ser elaborada para divulgar essas escolhas, tanto para o público interno quanto para os consumidores.

7. Colaboram com a formação da identidade da marca

A identidade de uma marca vai além da percepção dos consumidores a seu respeito. Ela é uma construção que parte das bases internas do negócio. Isso quer dizer que a imagem que os próprios colaboradores fazem da empresa influencia nessa construção.

Quando os gerentes de um negócio decidem investir no uso da embalagem ecológica, eles mostram aos seus funcionários a preocupação com a sustentabilidade e o futuro do planeta.

Esses valores são passados para a equipe interna, que passa a ter uma melhor imagem do lugar onde trabalham. Além disso, o exemplo trazido pelos gestores influencia positivamente para que os próprios funcionários passem a ter uma postura mais consciente quando o assunto é a preservação ambiental.

A cultura da sustentabilidade melhora a autoestima dos funcionários, colabora para a integração dos setores e aumenta o engajamento. Isso porque um projeto de embalagem ecológica demanda que vários departamentos trabalhem em conjunto.

A adoção dessa cultura sustentável pode levar a outras mudanças na sua empresa. É natural que, com a preocupação despertada pelas embalagens, as equipes internas passem a questionar os próprios produtos.

Assim, é possível passar a produzir, além das embalagens, produtos com maior responsabilidade ambiental e alinhados com as tendências de preservação de recursos.

8. Proporcionam um forte diferencial competitivo

Quando a marca não está associada às questões de sustentabilidade e meio ambiente, o consumidor conscientizado pode negar-se a comprar os seus produtos e até boicotar a sua empresa.

Os negócios que não se acomodarem bem às mudanças relacionadas a essa tendência do mercado e da sociedade ficarão para trás.

Além disso, a embalagem ecológica pode demandar processos menos complexos e mais eficientes de produção e eventual operação de logística reversa. Você e sua empresa também, de uma maneira geral, passarão naturalmente a buscar formas de reduzir os desperdícios, reaproveitando os materiais.

Todo esse processo vai gerar uma redução de custos, seja de produção, seja de logística. Além disso, a sua consciência também ganhará muito, pois você terá certeza de que o seu negócio vai colaborar para a preservação do meio ambiente.

9. São parte de uma estratégia maior

Optar pelo uso da embalagem ecológica deve ser uma ação realizada dentro de uma estratégia de negócio maior.

A sustentabilidade é, por si só, um processo que demanda integração de todos os setores de uma empresa, e a embalagem ecológica tem um papel importante nessa relação. Afinal, ela acaba sendo o principal ponto de contato do consumidor com essa cultura empresarial.

Por isso, a importância de, além de produzir uma embalagem ecológica, garantir que ela seja comunicada de forma eficiente para atrair a atenção dos consumidores.

10. Colaboram para o desenvolvimento da economia

Os benefícios do uso de uma embalagem ecológica vão além da sua própria empresa. Isso porque, ao optar pelo uso de materiais recicláveis, você ajudará toda uma economia local, que se beneficiará dessa oportunidade.

De pequenos autônomos que fazem a coleta dos materiais até empresas que processarão a reciclagem, todos saem ganhando com o uso desse tipo de embalagem. A movimentação da economia faz com que mais riqueza circule e o poder de consumo das pessoas aumente.

Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, esse retorno chegará até ela. Seja pela imagem da marca, seja pelo aumento das vendas, seu negócio só tem a ganhar com uma sociedade mais rica.

Investir no desenvolvimento de produção de uma embalagem ecológica é, certamente, um ótimo negócio. Além de reduzir custos, otimizar a produção e melhorar a imagem da sua marca, você ainda colabora para a redução do impacto ambiental.

Sua empresa poderá precisar de alguns ajustes no processo de compra e produção para adaptar-se ao uso de embalagens ecológicas. Entretanto, com a ajuda de um fornecedor qualificado, é possível passar por essa transformação com tranquilidade.

Agora que você já está a par de todas essas vantagens, que tal começar a investir em embalagem ecológica? O processo é mais simples do que você imagina. Aproveite e deixe o seu comentário no post para continuarmos essa conversa. Compartilhe com a gente as suas dúvidas ou ideias sobre o tema!