Você investiu na sua loja, escolheu os melhores móveis, caprichou na seleção dos itens à venda, criou a identidade visual e fez a fachada. E na hora de entregar o produto ao cliente, você também já tem tudo planejado? As embalagens para lojas merecem atenção e cuidado ao serem desenvolvidas. São elas que, muitas vezes, fazem o primeiro contato com o consumidor ou vão para casa com ele.

Preparamos neste post algumas dicas pensadas para ajudar a entender melhor a importância das embalagens para o seu negócio e como elas podem influenciar nas vendas. Vamos conferir?

1. Desenvolva embalagens práticas e funcionais

Um dos primeiros atributos que deve ser levado em conta ao escolher uma embalagem é o aspecto funcional. O material definido, o formato e tamanho são adequados para expor e transportar o seu produto específico?

Aspectos técnicos e legais devem sempre ser levados em conta no processo de desenvolvimento das embalagens. Alguns produtos têm normas mais rígidas para serem divulgados e transportados, por isso é essencial conhecer a legislação aplicada ao seu negócio.

Não é só a aprovação dos órgãos reguladores que conta. De nada adianta uma linda caixa para vinho que não aguenta o peso da garrafa, assim como uma sacola enorme pode ser um exagero para embalar uma lingerie. Respeitar os diferentes estilos e as características do seu ramo de atuação é um dos primeiros passos para a criação de uma embalagem de sucesso.

2. Aproveite para conceituar sua marca e atrair clientes

Além de satisfazer a necessidade básica de transporte e proteção, as embalagens são uma ótima ferramenta na formação da imagem do seu negócio. Através do estilo e da qualidade dos materiais escolhidos, é possível dizer muito sobre os valores da empresa e atrair o público-alvo do produto.

Aqui, vale a pena buscar embalagens personalizadas, cores e formatos diferentes que vão encantar seus clientes e podem se tornar um objeto de desejo por si só. É preciso lembrar que esses itens são também um símbolo de status: já reparou como as sacolas de algumas marcas são carregadas com orgulho e satisfação?

3. Aposte nas embalagens para lojas eco-friendly

Se a sua loja aposta na tendência “amiga do meio-ambiente”, as embalagens são um fator indispensável nessa estratégia. Pensar em materiais recicláveis, que causam baixo impacto ao ecossistema e apresentam a possibilidade de reutilização, é uma ótima pedida para atrair consumidores mais interessados na causa ambiental.

Mesmo que seu negócio não seja totalmente focado nessa linha, alguns desses aspectos podem ajudar a criar uma experiência de consumo mais interessante para os seus clientes.

Investir em embalagens é um ótimo negócio e você deve estar sempre atento às novidades do mercado, ao perfil dos seus clientes e o que eles estão buscando. Assim, vai ficar muito mais fácil atrair e manter consumidores, fortalecer a imagem da sua marca e aumentar as vendas.

Se você gostou das dicas que trouxemos ou quer saber mais sobre como as embalagens para lojas podem impactar nas suas vendas, deixe seu comentário e vamos conversar mais sobre o assunto!