Embalagens para trufas: entenda a importância e como escolher a sua.

Devido à sua atratividade e facilidade de gestão, muitos empreendedores têm investido na fabricação e venda de trufas. Entretanto, apesar de parecer algo fácil de ser feito, para ter sucesso nessa prática é preciso se atentar aos pequenos detalhes, como a qualidade do produto, formas de divulgação e, principalmente, o desenvolvimento das embalagens para trufas.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre embalagens para esses doces, mostrando a importância de uma escolha eficiente e como fazer o processo na sua empresa. Acompanhe!

Por que se preocupar com a embalagem para trufas?

Para qualquer produto, a embalagem tem papel fundamental em sua divulgação e atração de clientes. Por ser o primeiro contato visual deles com o produto, ela é responsável por despertar seu interesse e transmitir os atributos que influenciam na decisão de compra.

Além disso, elas preservam o produto e passam segurança ao consumidor de que não há nada de errado com o que está em seu interior. No caso de trufas e outros alimentos, isso é ainda mais importante, uma vez que produtos com embalagens abertas e comprometidas trazem riscos à saúde de quem os consumir. ​

Nesse sentido, a embalagem é responsável não apenas por proteger e garantir a durabilidade da trufa, mas também é vista como um canal de comunicação do produto para os clientes.

Além disso, algumas embalagens podem aumentar o valor da trufa vendida, permitindo que o empreendedor aumente seu preço de venda. Isso porque, ao avaliar o produto, o consumidor considera todos os seus atributos — externos e internos.

Para reforçar ainda mais sua importância, uma pesquisa feita pela Nielsen indica que 70% das decisões de compra são realizadas por meio do contato visual dos consumidores com os produtos no ponto de venda. Outro estudo, feito pela multinacional MeadWestvaco, indica que 64% de seus respondentes já compraram um novo produto devido à sua embalagem.

Por todos esses motivos, as embalagens para trufas devem ser pensadas de forma estratégica, vistas como uma ferramenta de marketing e um investimento para o sucesso de suas vendas, e não apenas um custo do negócio!

O que considerar na hora de escolher?

Alguns fatores devem ser avaliados no momento de escolher a melhor embalagem para trufas. Entre eles, estão:

  • público-alvo da marca: entenda quais pessoas a marca deseja reter e quais suas preferências sobre tamanhos, cores, materiais e faixa de preço para o produto;
  • durabilidade do material: considere a qualidade de cada opção, compreendendo o tempo de consumo da trufa para garantir que o material escolhido não será comprometido;
  • conservação do produto: avalie quais itens garantem maior proteção da trufa de fatores externos, como variação da temperatura;
  • cores e design: use esses elementos para diferenciar sabores e passar atributos que conquistam seus clientes;
  • informações do produto: tenha um espaço para incluir as informações do produto, como sabor e dados nutricionais — normalmente é uma etiqueta;
  • personalização: avalie a possibilidade de personalizar a embalagem com a identidade visual da marca para gerar reconhecimento e valor;
  • orçamento: considere o custo da embalagem dentro do orçamento disponível para toda a produção e venda das trufas.

Considere todos esses itens ao fazer o planejamento da produção de suas trufas. Isso garante que tanto a embalagem quanto os demais itens da estratégia estarão alinhados, além de evitar possíveis frustrações que comprometam seu resultados — como atrasos ou falta de materiais nos fornecedores.

Quais as melhores opções de embalagens para trufas?

Agora que você já sabe como é importante ter uma boa embalagem para suas trufas, vamos apresentar uma lista com as 7 melhores opções de materiais que podem ser usados para essa função. Confira!

Papel laminado

Considerado o tipo de embalagem mais simples e barato para embalar suas trufas, o papel laminado é indicado para empreendedores com baixo orçamento e que não almejam criar um produto de alto valor.

Normalmente, é usado um pedaço quadricular do material, que envolve a trufa. Um adesivo é colocado na parte inferior para selar o papel e apresentar as informações do produto.​

Papel chumbo

Muito parecido com o item anterior, o papel chumbo é mais dinâmico e resistente que o alumínio. Além disso, ele apresenta cores variadas, que podem ser usadas para distinguir sabores — o que facilita sua organização e venda.

Papel filme

Essa é outra opção mais simples para embalagem de trufas. Ele pode ser encontrado em diferentes cores, porém, costuma ser bem fino e deve ser usada mais de uma camada de papel para garantir a segurança do produto. A selagem final também pode ser feita com um adesivo.​

Papel de bombom

Essa opção de embalagem é bem famosa e chama atenção dos consumidores. Mais próxima de um plástico, ela cria um embrulho diferente para a trufa, com uma variedade de estampas e cores disponíveis que facilitam a diferenciação de cada item vendido. O adesivo também pode ser colocado nesse modelo.

Tecido

Para embalagens mais artesanais e diferentes, uma alternativa é usar tecidos. Normalmente, são feitos saquinhos com amarras ou laços na parte superior, que podem ser reaproveitados pelos clientes. 

Os tecidos não são próprios para proteger o chocolate, por isso, é indicado usar uma embalagem de papel alumínio ou chumbo e depois o saquinho como segunda proteção​. Aqui também podem ser colocados adesivos e outros mimos para os clientes.

Potes de vidro

Um modelo de embalagem para trufas mais sofisticadas são os potes de vidro. Eles agregam valor ao produto, uma vez que o item pode ser usado posteriormente pelo cliente. Normalmente, apresenta mais do que 4 ou 5 itens dentro do pote, permitindo um preço de venda superior para o empreendedor.

Caixas de papel

Outra forma mais elegante e sofisticada de embalar suas trufas é com o uso de caixas de papel. Essa opção permite maior personalização, incluindo a identidade visual da marca e outras informações, ou itens, que complementam as trufas e agregam valor ao produto.

Algumas caixas podem apresentar a parte superior em plástico, o que permite que o cliente visualize as trufas antes de comprá-las. Esse tipo de embalagem é muito indicado para produtos gourmet ou venda em mais unidades — para delivery ou eventos como casamentos, aniversários e formaturas.

Fica evidente que as embalagens representam um papel importante na venda de trufas. Nesse sentido, é importante saber como escolher o melhor modelo para seu negócio, identificando qual, das diversas opções disponíveis, faz mais sentido para o público e estratégia adotada pelo empreendedor.

Agora que você sabe mais sobre a importância de fazer uma boa escolha das embalagens para trufas, acredita que é o momento de contar com um fornecedor de qualidade? Então entre em contato com a Ideia Embalagens, especialista no assunto, e encontre as melhores opções para o seu negócio!

Mais Artigos Para Você

Doces para vender na Páscoa: 9 ideias que podem aumentar seus lucros

Se você é fã de chocolate, sabe que a Páscoa é um dos feriados mais aguardados do ano, não é …

Qual a diferença entre identidade e imagem da marca?

Criar uma marca significa reunir conceitos palpáveis e intangíveis. Ela é muito mais do que apenas um nome ou uma palheta de …

3 motivos para adotar embalagens personalizadas para alimentos

Você já pensou nas vantagens de adotar embalagens personalizadas para alimentos? Investindo nelas é possível fortalecer a sua marca, conservar e transportar …

Afinal, por que devo usar embalagem personalizada para ovo de Páscoa?

A embalagem personalizada para ovo de Páscoa é uma importante ferramenta de marketing para aumentar as vendas nessa época do ano. A …

7 dicas para escolher as embalagens para produtos frágeis

Um dos principais cuidados que os varejistas precisam ter com suas mercadorias é garantir que elas cheguem à casa dos …