Embalagens são essenciais para identificar seus produtos, diferenciá-los dos principais concorrentes e trazer as informações necessárias para o seu consumidor, antes que ele de fato tome a decisão de compra. Além disso, esses invólucros de papel, plástico e outros materiais são instrumentos de comunicação com um potencial incrível!

Uma oportunidade e tanto para reforçar os elementos da sua identidade visual e construir uma linguagem única, as embalagens são também fundamentais para valorizar seus produtos e podem influenciar no preço que eles atingirão ao chegarem às gôndolas. Estes são apenas alguns dos motivos que tornam o investimento em embalagens tão importante, mas não são os únicos. Confira o que as embalagens podem fazer pelo seu negócio.

Conquiste clientes

O cliente está cada vez mais exigente com as marcas que consome, procurando obter uma experiência positiva quando interage com empresas e serviços. Quando essa interação é uma compra, a expectativa aumenta, já que, ao fechar negócio, ele estabelece um vínculo com sua marca.

Esse vínculo é o principal objetivo de estudo de departamentos de comunicação e marketing, cujo intuito é entender o que motiva a decisão de compra para poder reproduzi-lo.

As embalagens de sua empresa são apenas mais um dos múltiplos veículos a serem explorados por estes profissionais na hora de motivar a decisão de compra. Embora tenha uma função prática, a de proteger e garantir a integridade de seus produtos, a embalagem serve a outros propósitos da comunicação muito mais importantes.

Escolha bem os materiais e selecione a informação

Antes de falarmos das embalagens como veículo, precisamos nos ater a seu objetivo principal: armazenar e identificar produtos. Muitas empresas erram na hora de escolher os materiais, formatos e tipos de impressão que funcionam para o seu produto. Observar o tipo e a qualidade dos materiais, além de sua adequação técnica, é só o primeiro passo na hora de decidir como seus produtos serão entregues.

Outro erro comum na hora da criação é se deixar guiar pelos critérios estéticos, apenas. Uma embalagem bonita é excelente para atrair consumidores, mas ela desempenha funções que não podem ser deixadas de lado em sua criação.

Confira sempre a legislação e oriente-se a respeito do conteúdo que deve estar discriminado em suas informações. Código de barras, tamanho, matéria-prima. Pensar o espaço que essas informações vão ocupar, além de garantir sua legibilidade, é uma obrigação do time de criação.

Aproveite-as como ferramentas de marketing

Considerando que todos os critérios técnicos foram atendidos, podemos falar um pouco mais sobre a função emocional que as embalagens exercem e seu poder na decisão de compra. Temos que pensar na embalagem como o primeiro contato do consumidor com a sua marca, ou seja, é necessário que ela fale por si: tenha em seu layout a marca do seu negócio, a paleta de cores que integra sua identidade visual e uma linguagem similar à utilizada em outros veículos.

Fazer embalagens criativas tem tudo a ver com entender a alma do seu negócio. Um case de sucesso é o caso das premiadas embalagens da marca do Bem. A empresa, criada por “jovens cansados da mesmice”, consegue utilizar suas embalagens de forma bem interessante para mostrar a seus clientes sua filosofia corporativa.

As caixas têm ilustrações simples, cores fortes e mensagens carinhosas que dão a cada embalagem um toque especial. Os sabores e seus nomes são explorados para reforçar a mensagem de “não-conformismo” que a marca conquistou e o resultado são peças de design reconhecíveis a vários metros de distância.

Crie unidade gráfica entre os elementos de sua comunicação

As cores e os elementos gráficos utilizados na sua embalagem são capazes de influenciar o consumidor, atraindo o olhar e levando-o a conhecer novos produtos e marcas. Isso pode ser positivo ou negativo, como conseguimos perceber passando pelas gôndolas de supermercado.

Você provavelmente já esteve no setor de produtos de limpeza do supermercado que frequenta e percebeu como é fácil se confundir. Existem signos visuais que funcionam de maneira universal e vemos bem isso nas embalagens de produtos de higiene, que parecem todas iguais.

Essa semelhança não ocorre só porque elas estão no mesmo segmento, havendo casos em que o empreendedor age de má fé e busca fazer com que seus produtos sejam facilmente confundidos com os da concorrência.

Essa janela de oportunidade geralmente não funciona duas vezes: quando o cliente se sente ludibriado, é improvável que ele busque seus serviços novamente. Por isso, criar uma identidade é tão importante para o seu negócio: para definir elementos e características que são exclusivos do seu negócio. Embalagens resumem os elementos gráficos da sua comunicação e fazem parte do que chamamos de unidade gráficaum conjunto de signos que se assemelham e fazem parte da construção de uma mesma mensagem.

Agregue valor a seus produtos

Embalagens também servem para valorizar o que sua empresa entrega e podem transformar um item comum em presente. Essa analogia, com os embrulhos que fazemos na hora de entregar um presente, é um ótimo ponto de partida para entender a importância das embalagens em sua comunicação.

Para não se confundir com os concorrentes e garantir a pregnância da sua mensagem, porém, não basta ter uma embalagem bonita. Ela precisa ser, também, funcional. Quem nunca comprou uma tesoura que precisava ser desembalada com outra tesoura? Esse tipo de transtorno precisa ser evitado desde o planejamento.

Conseguir definir a embalagem ideal para seus produtos, seja sua escolha caixas ou sacolas, exige o domínio de quatro princípios básicos: o visual, o informativo, o emocional e o funcional. Ou seja, ela precisa chamar atenção, se destacar com relação às demais, introduzir bem seu produto e realizar uma conexão emocional com seu cliente. Tudo isso, é claro, enquanto protege seu produto de quedas, poeira e outros danos.

O desafio de criar embalagens interessantes, resistentes, claras e funcionais, no fim das contas, está em encontrar o parceiro ideal para ajudar seu negócio. Embalar é mais do que apenas proteger um item: é uma forma de torná-lo único e uma grande oportunidade de divulgar sua marca.

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