Os vinhos são produtos amados em praticamente todas as partes do mundo. Servem para acompanhar desde jantares especiais até momentos mais informais, como as festas. Para que tudo isso seja possível é necessário não apenas uma bebida de qualidade, mas também a embalagem adequada para levar o produto até o consumidor.

Nesse sentido, o design de embalagens para vinhos é especialmente importante quando se pensa não apenas na estética, mas também na funcionalidade. A seleção cuidadosa, portanto, faz toda a diferença para a experiência do cliente.

Pensando nisso, preparamos este post com mais informações sobre a importância desse design e o que deve ser levado em consideração ao desenvolver a sua embalagem.

Por que se preocupar com o design de embalagens para vinho?

A preocupação com essas embalagens vai muito além da questão de apenas armazenar a bebida para o transporte. Na verdade, a sua seleção correta é capaz de gerar mudanças diversas e positivas em como o vinho é consumido.

Dentre os motivos que justificam a seleção adequada das embalagens estão questões como:

Proteger o produto

Uma das principais funções da embalagem para vinho é proteger o produto. Note que isso não significa apenas armazená-lo, mas, também, garantir suas características, como o sabor.

Por ser uma bebida mais delicada, a preocupação com a embalagem é muito necessária para evitar que, entre embalar e vender, o cliente compre um produto que não tem a qualidade desejada para consumo.

Com isso, as características da embalagem são inicialmente voltadas para garantir que o produto fique protegido, saboroso e com as características de fabricação.

Agregar valor ao item

Ao mesmo tempo, uma boa embalagem é capaz de agregar valor ao produto. Se ela é feita com um material mais nobre, por exemplo, todo o produto passa a ter maior valor agregado.

A comunicação visual também é importante para estabelecer uma mensagem com a base de clientes. Dependendo da embalagem, é possível chegar a um público mais refinado. O conjunto da bebida com o elemento que a embala pode criar uma comunicação eficiente e voltada para esse público.

Atrair o cliente

Além disso, a embalagem também é uma forma de atrair e chamar a atenção do cliente. Muitas vezes, não é apenas a bebida ou o sabor que atraem o consumidor, mas, também, a embalagem.

Ter uma opção diferenciada para se destacar nas prateleiras é uma forma de conseguir chamar a atenção do cliente com facilidade. Assim, é possível atraí-lo para que ele, ao menos, busque ler o rótulo.

Com isso, por mais que um cliente não vá comprar um vinho exclusivamente pela embalagem, esse elemento é especialmente importante para gerar atração, interesse e, eventualmente, a conversão.

Quais são os pontos mais importantes dessa embalagem?

Para tanto, alguns elementos precisam ser considerados na hora de elaborar a embalagem. Elas têm a ver não apenas com a estética, mas também com o fator de proteção para o produto.

Nesse sentido, os elementos essenciais incluem:

O formato

O formato da embalagem é capaz de trazer toques importantes para a bebida como um todo. No caso das garrafas, opções mais tradicionais com os modelos longos e linhas sinuosas tendem a ser as mais procurados. Isso porque o design já está consagrado e, além disso, o toque é mais refinado.

Por falar em refinamento, apostar em caixas para vinhos também é uma possibilidade. Nesse caso, as embalagens têm um formato reto e geométrico, criando um visual com ainda mais classe.

Quando o objetivo é conseguir um visual mais leve, dá para investir em embalagens em formatos que se adaptem à garrafa, como o saco para vinhos.

A cor da garrafa

Outro ponto importante é a cor da garrafa que será utilizada. Isso porque a incidência de luz direta no vinho, especialmente nos tintos, faz com que a bebida perca as suas propriedades mais facilmente.

Por isso, em geral, a escolha é uma cor mais escura para a embalagem, bloqueando a entrada de luz e garantindo que o vinho mantenha seu sabor. Ao mesmo tempo, não é incomum ver vinhos brancos com opções transparentes.

Certamente, não é muito comum encontrar vinhos em garrafas coloridas, como vermelho e azul. No máximo, são utilizadas garrafas esverdeadas ou um pouco amareladas. Isso acontece porque a coloração do líquido é importante na avaliação da sua qualidade.

O rótulo

Ele tem função dupla: carrega a marca do produto e chama a atenção do cliente. Ao mesmo tempo, traz as informações sobre a bebida.

Um rótulo muito bonito, mas que não traga informações necessárias sobre a safra ou sobre a origem da bebida, por exemplo, não é útil.

Ao mesmo tempo, um rótulo cheio de informações, mas sem elementos de atração desperdiça uma boa chance de atrair clientes.

Sendo assim, é importante dividir o rótulo em partes estratégicas, garantindo que na parte da frente ele seja atraente o suficiente. Já o restante dele pode ser bastante informativo sobre o vinho.

Com isso, o visual irá atrair e as informações irão convencer.

O material utilizado

Não menos importante é a questão do material utilizado. Para a garrafa, o vidro normalmente é o mais indicado, porque ele mantém as propriedades da bebida e também oferece uma imagem consagrada a respeito do vinho.

Porém, algumas marcas vendem seus vinhos em embalagens de plástico. Nesse caso, é importante ter em mente que isso, geralmente, faz com que o vinho seja visto como uma escolha de categoria genérica.

Já quanto a embalagens externas, é possível apostar em opções que vão desde as mais resistentes, como de aço inox, até as de papel, de maneira geral.

O design de embalagens para vinho é importante porque, em primeiro lugar, ajuda a garantir que o produto fique protegido e tenha suas propriedades intactas. Além disso, é uma forma de atrair e chamar a atenção do cliente.

Para tanto, é preciso pensar em questões como o formato, cor do vidro, rótulo e material. Ao levar tudo isso em conta, inclusive para embalagens externas à garrafa, é possível criar o conjunto perfeito entre sabor e estética para satisfazer os clientes.

Conhece algum design de embalagem para vinho que mereça um bom destaque? Conte nos comentários!