Se você pretende empreender um negócio de confeitaria ou trabalha no setor há algum tempo, já sabe a importância de atentar para os variados tipos de embalagem para bolo disponíveis no mercado, não é mesmo?

Considerando as inúmeras opções de doces, os bolos estão entre as mais frágeis e, dependendo da receita, podem se despedaçar facilmente. Por isso, as embalagens devem ser cuidadosamente escolhidas, tanto para entrega a domicílio quanto para exposição em balcões de panificadoras e confeitarias.

No entanto, além de proteger os bolos, as embalagens podem e devem ser personalizadas como forma de valorizar o produto, encantar os clientes e posicionar a marca no mercado. As possibilidades são inúmeras e para ajudá-lo a escolher as mais indicadas para cada tipo de bolo, discorremos sobre as funções de cada uma. Acompanhe o post!

Embalagem de plástico redonda

Esse formato de embalagem para bolo é clássico, já que a maioria deles é produzida assim. E não é para menos: a aparência redonda valoriza o produto esteticamente, além de simplificar o consumo na hora de cortar e armazenar.

Por isso, é o tipo mais solicitado em confeitarias e padarias quando se trata de festas e comemorações. Embalagens para esses bolos permitem que eles fiquem visíveis e protegidos de agentes externos com potencial para colocar em risco a qualidade do alimento.

Sua estrutura geralmente é confeccionada em plástico, com uma base do mesmo material composta de uma camada mais espessa para suportar o peso do confeito. A tampa é mais fina e transparente, contendo uma borda que se encaixa na base, impedindo que a estrutura toda se solte.

Seu custo é maior que as outras embalagens descartáveis em função do processo de fabricação — mais caro que os outros.

Embalagem de papelão

Esse tipo de embalagem é muito usado por estabelecimentos que não precisam expor os alimentos em balcões ou vitrines, como: fornecedores de kits para festas, buffets e confeitarias autônomas que trabalham sob encomenda, delivery.

Sua principal função é simplesmente manter a integridade dos alimentos durante o transporte até o local de destino. Os formatos produzidos são variados, sendo a maioria retangular e quadrada, mas também podem ser circulares.

São embalagens muito funcionais para transportar bolos, bem como úteis para a publicidade da marca. Você pode aproveitar a tampa para produzir uma arte atrativa contendo o logotipo da empresa, os principais dados de contato, horário de funcionamento, produtos fornecidos e informações sobre o seu negócio.

Embalagem de isopor

Sabe aquele pedaço de bolo de vários sabores que você encontra nas gôndolas dos supermercados, ou por cima dos balcões das padarias? Eles ficam cobertos por uma capa de papel filme ou plástico, mas a base de sustentação é uma bandeja feita de isopor.

Essas formas ou bandejas são usadas como embalagem de alimentos por supermercados e estabelecimentos de pequeno porte apenas para facilitar o transporte pelo próprio consumidor, em um período relativamente curto, levando em conta o breve tempo de duração do prazo de validade do que será consumido.

Para embalar bolos em pedaços, a bandeja de isopor é funcional e suficiente para cumprir bem sua função de proteção, tendo a vantagem do baixo custo. No entanto, sua resistência é limitada e não proporciona um transporte seguro por muitas vezes. Serve apenas para comprar do local e levar diretamente para casa.

Vale lembrar que, além de usar a embalagem certa para cada tipo de bolo, é importante saber manusear o material. Se a manipulação não for correta, não importa o grau de segurança, a proteção pode falhar e o bolo estragar ou desmontar.

Embalagem de papel

Trata-se de um tipo de papel mais resistente, fabricado especialmente para a finalidade de transportar bolos e outros alimentos por pouco tempo e distâncias curtas. São usadas por confeitarias e supermercados que embalam bolos em fatias. Da mesma forma que o isopor, são funcionais, mas não suportam muito peso.

Essa embalagem de papel é também muito usada para acondicionar bolos caseiros, podendo ser encontrada nos formatos redondo e retangular. Além disso, funciona muito bem como forma para assar. Isso mesmo, algumas suportam temperaturas de até 200º C! Com isso, temos mais uma opção super prática para o preparo do bolo na própria embalagem.

Embalagem de papel laminado

Esse material é frequentemente usado por panificadoras e confeitarias para embalar bolos e outros alimentos. Normalmente, apresenta o formato de caixa retangular e permite um transporte mais seguro que as embalagens de papel e isopor. Sua resistência é de nível médio, pois consegue preservar melhor a estrutura do alimento.

A lâmina de alumínio usada para vedação de agentes externos é uma alternativa resistente à umidade, odores e passagem de luz, o que favorece a proteção por mais tempo, com a vantagem de ser leve.

Embalagem para bolo de pote

O bolo de pote se tornou uma nova sensação no ramo da confeitaria. É vendido em porções individuais, como o próprio nome sugere, e permite seu uso de maneira prática e simples, sem afetar a criatividade. Aliás, essa pode ser amplamente explorada, principalmente na hora de montar e embalar o produto.

E por falar em embalagem, as opções mais usadas para bolos de pote são encontradas em plástico descartável e vidro. As de vidro oferecem variadas possibilidades de reaproveitamento de potes antes utilizados para acondicionar outros alimentos, como conservas e doces industrializados.

Sua criatividade na hora de customizar esse material não encontrará limites. Eles podem ser envolvidos com tecido, papel e outros elementos, de acordo com a identidade da sua marca e o conceito dos seus bolos e doces.

As embalagens de plástico também oferecem essas possibilidades, além disso, são fabricadas em diversos formatos, inclusive geométricos, que deixam o seu produto ainda mais atrativo.

Existem alternativas para embalar bolos para todo o tipo de ocasião, seja apenas com o intuito de transportar até o local de consumo imediato ou para valorizar ainda mais o produto visualmente.

Assim, você pode aproveitar para investir na personalização e criar variados tipos de embalagem para bolos imprimindo a sua marca. Use e abuse dessa possibilidade para ganhar um diferencial enquanto proporciona uma experiência sensorial capaz de atrair e fidelizar a sua clientela.

Agora você já conhece a importância de cada tipo de embalagem para bolo, sua utilidade para proteção e instrumento de marketing para posicionar melhor a sua marca. Fique por dentro de mais conteúdo como este em nossas redes sociais: Facebook, Twiter, Instagram e YouTube!