Com o avanço da tecnologia, diversas empresas têm utilizado diferentes canais para conseguir atender bem o seu consumidor e oferecer a melhor experiência de compra possível. No entanto, algumas organizações ainda não sabem como vender pelo WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados do momento.

De acordo com os dados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, o aplicativo é o quinto canal mais utilizado por lojas online para o atendimento de pré e pós-venda. Além disso, ele também já é responsável por 35% da efetuação das vendas no ambiente digital, o que mostra grande impacto no mercado atual.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de tudo o que você precisa fazer para aumentar suas vendas utilizando o WhatsApp e aproveitá-lo também como uma ferramenta de relacionamento com seus clientes. Acompanhe até o fim!

Utilize listas de transmissão

Você já ouviu falar em listas de transmissão? Bem, o WhatsApp oferece esse recuso para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Em comparação com grupos, é uma opção mais vantajosa e que oferece menores riscos de o consumidor se irritar.

Desse modo, através da lista de transmissão, sua empresa pode oferecer uma comunicação personalizada e constante. Mas lembre-se: utilize o recurso de forma moderada para não prejudicar a empresa e seu número ser bloqueado ou colocado como spam.

Se você trabalha no setor de estética ou cosméticos, por exemplo, pode criar listas de transmissão para clientes, a fim de entregar conteúdo a elas e confirmar agendamentos e entrega de produtos. Outra lista de transmissão pode ser usada para aquelas que ainda estão na fase de consideração, para as quais você pode enviar promoções e conteúdos relevantes.

Ofereça um atendimento personalizado

Hoje em dia, empresas que não oferecem um atendimento surpreendente ou não atendam às expectativas dos clientes estão fadada ao fracasso. Com tantas opções de marcas e produtos, o suporte acaba sendo um grande diferencial e, até mesmo, uma vantagem competitiva de um negócios, seja ele grande ou pequeno.

Ao atender pelo WhatsApp é possível criar um relacionamento mais estreito com o cliente. Para isso, o ideal é que sua empresa tenha um atendente focado nesse canal para entregar ao usuário a melhor experiência possível, desde o envio de mensagens até o tempo de resposta.

Com relação às estratégias de venda, é interessante utilizar gatilhos para aumentar a possibilidade de conversão como mensagens com “é agora ou nunca”, “preço imperdível”, “última oportunidade do ano”, entre outras. Lembre-se que a pessoa responsável por esse atendimento precisa estar bem treinada para passar as informações concisas de forma gentil e atenciosa, caso os consumidores tenham dúvidas sobre o conteúdo enviado. 

Ofereça conteúdo de qualidade

Por mais que você acredite que o WhatsApp seja uma ferramenta somente de troca de mensagens, ela pode ser ainda mais interessante do que você imagina! Você pode começar as suas vendas fazendo uma programação do conteúdo que quer enviar e, após isso, conciliar com técnicas que agreguem valor às informações, como a utilização de fotos, vídeos e documentos em PDF.

Por exemplo, se sua empresa vende produtos que possuam muitas especificações, é possível compartilhar com o consumidor um PDF com fotos, informações de tamanho, peso, cor e tudo mais que for relevante. O envio de pequenos vídeos também ajuda com que ele possa ver mais detalhes do produto e tenha mais interesse em fechar o negócio.

Além disso, você pode conciliar a lista de transmissão com a geração de conteúdo. Por exemplo: se existem perfis de consumidores em etapas diferentes do funil de vendas, é possível criar diferentes listas e, consequentemente, diferentes conteúdos específicos para cada um. Assim, você aumenta as suas chances de conversão.

Utilize o WhatsApp Business

Você provavelmente já ouviu falar do WhatsApp Web, que é também uma ótima opção para empresas. Ele faz com que você não precise depender somente do dispositivo móvel. Isso facilita a comunicação, já que os arquivos de imagem comumente enviados são mais facilmente criados e salvos no computador. Mas e o WhatsApp Business? O que ele agrega para a empresa?

O app do WhatsApp Business é uma ótima forma de gerar lucro para a sua empresa, pois possui recursos extras para ajudá-lo no relacionamento com o consumidor. Com uma cor um pouco mais discreta, a ferramenta parece um misto do WhatsApp normal com o Slack.

Nele, é possível preencher algumas informações de perfil, que serve como um cartão de visitas, podendo adicionar endereço, site, horário de trabalho e segmento. Além disso, também é possível ter métricas como número de mensagens enviadas, recebidas e lidas. Mesmo que os dados disponibilizados sejam básicos, eles ajudam as empresas a mensurar o usa da conta corporativa.

Um dos recursos mais interessantes é o uso de etiquetas. Nela, a pessoa responsável pelo atendimento pode colocar alguns marcadores nos contatos como “pagamento pendente”, por exemplo.

Impressione o cliente no momento da entrega

De nada adianta saber e utilizar todas as dicas acima se, na hora da entrega do produto (principal touchpoint do consumidor com a sua marca) a embalagem não estiver de acordo com suas expectativas, se não for útil ou até mesmo interessante o suficiente.

As embalagens, principalmente as de alimentos, precisam de um cuidado especial pois servem como uma ferramenta de marketing. Caso o cliente se decepcione nessa última etapa, todo o esforço investido no começo pode ter sido em vão, o que culmina em um menor ROI para o seu negócio. Por isso, escolha um fornecedor que entregue as embalagens com qualidade e um bom design, assim seus esforços são mais facilmente convertidos em resultados positivos!

Quando aplicadas em conjunto, essas dicas possibilitam retornos financeiros mais rápidos, além de facilitarem a fidelização dos seus clientes.

Viu como você pode vender mais pelo WhatsApp, estreitar sua relação com seus consumidores e fortalecer sua marca? Para isso, lembre-se de utilizar as listas de transmissão, oferecer um atendimento personalizado e com conteúdo relevante, além de usar o WhatsApp Business e impressionar o cliente no momento da entrega. Com essas dicas-chave é fácil obter os melhores frutos e impulsionar suas vendas!

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