Sabia que as embalagens para presente são uma das formas de se comunicar com os clientes e potencializar as vendas do seu negócio?

Atualmente, a embalagem não é mais um elemento alheio na hora da comunicação entre o mercado e o consumidor, tendo em vista que ganhou destaque no comércio de alta concorrência. Estudos comprovam a importância do papel de embalagem como material de marketing para estabelecer contato, posicionar-se e promover os produtos.

A importância de uma determinada marca ou produto no momento da venda será facilmente percebida quando o produto ou a embalagem atender os desejos dos consumidores e criar uma sensação de afinidade com o cliente. 

No post de hoje, vamos trazer mais informações sobre como as embalagens para presente são úteis para fidelizar clientes. Adequá-las ao perfil do cliente e diversificá-las em datas comemorativas são algumas formas de promover a sua loja usando a criatividade.

Interessado em saber mais? Então, continue a leitura!

Como as embalagens ajudam a fidelizar clientes?

As embalagens para presente são essenciais porque possuem o objetivo de fortalecer a imagem da sua marca, além de atraírem a atenção do cliente e informarem sobre o próprio produto. Veja, a seguir, as principais formas de utilizar embalagens para presentes a fim de aumentar a fidelidade dos clientes.

Embalagens personalizadas de acordo com o perfil do cliente

Essa é uma das formas eficazes para atrair o consumidor por meio da embalagem, porque personalizá-las de acordo com o perfil do cliente gera proximidade entre a marca e o consumidor.

São alguns exemplos práticos:

  • oferecer sacolas ou caixas com cores e design distintos, para que o consumidor eleja o modelo que mais gostou;
  • ter em sua loja sacolas ou caixinhas que possuam espaço para escrever o nome do consumidor, pois assim seus clientes terão um vínculo especial com a sua marca.

Embalagens para ocasiões especiais

Outra forma de agradar seu cliente é utilizar a embalagem com intuito de transformar o momento da compra em uma ocasião especial. Uma boa forma de aproximar o consumidor da sua loja é oferecer embalagens para presente que oportunizem a transmissão de sentimentos entre quem presenteia e quem será presenteado.

Podemos citar:

  • associar a imagem de sua loja com datas comemorativas, como o dia das mães, natal, dia dos namorados, entre outros;
  • oferecer a possibilidade do consumidor adquirir uma embalagem com design mais elaborado e bonito em relação às demais embalagens oferecidas em sua loja, ainda que seja necessário investir uma quantia maior, tornando a embalagem perfeitamente charmosa para valorizar o presente recém-adquirido.

Cartão de agradecimento nas embalagens

Valorizar seus clientes é primordial. Afinal, no momento da compra eles optaram pela sua loja! As embalagens podem passar o sentimento de gratidão e alegria em ter aquele consumidor que escolheu adquirir os seus produtos.

Que tal disponibilizar junto à própria embalagem frases como: “Obrigado por nos escolher”, “Volte sempre!”? Ou anexar à sacola um cartão de agradecimento? São formas simples de demonstrar gratidão e ainda agradam o consumidor, pois ele se sentirá valorizado.

Ofertas especiais e brindes junto à embalagem

Oferecer brindes também é uma ótima maneira de fidelizar o cliente, uma vez que também é uma forma de agradecê-los por ter escolhido o seu negócio. Além de serem atrativos aos olhos do consumidor, os brindes personalizados ou descontos incentivam uma próxima compra.

São ideias para começar a colocar em prática:

  • inserir na parte interior da sacola cupons ou cartões de desconto para serem utilizados na próxima compra;
  • oferecer, na próprias sacolas, a possibilidade de recortar ou destacar símbolos acumulativos para receber brindes ou resgatar produtos em compras futuras.

Reforçar os valores da loja 

Empatia de ideias com o seu público ajuda fortalecer a visão da sua marca e, consequentemente, atrai o cliente. Ao utilizar nas embalagens para presente símbolos ou frases que evidenciam os valores empregados pela sua loja, você consegue criar uma conexão com o consumidor.

Algumas atitudes podem te ajudar nesse momento:

  • caso o seu negócio se preocupe em preservar o meio ambiente, ofertar embalagens sustentáveis é uma boa opção, pois não são feitas de plástico e ajudam a preservar o planeta;
  • sua loja colabora com alguma ONG (Organização não governamental)? Que tal inserir nas suas embalagens informações que ajudem a divulgar contatos para que o seu cliente também possa colaborar?

Fortalecimento da marca

A função da embalagem é essencial para fortalecer a marca. Como se sabe, a maioria dos consumidores reconhece a identidade da marca ao se deparar com suas embalagens. Essa é uma excelente estratégia, pois torna a sua loja mais visível no cotidiano de outras pessoas e, consequentemente, ajuda a aumentar a fidelidade dos consumidores.

Há também a entrega especial, que é uma forma de surpreender o cliente com o produto que será recebido diretamente em casa. Ele estará aguardando ansiosamente pela chegada do produto. Quando a encomenda chegar às mãos do consumidor juntamente com uma embalagem especialmente elaborada, sem dúvidas, ele ficará alegre e terá para a sua marca um olhar positivo.

Nesse sentido, a embalagem é um elemento essencial na harmonia do produto, na medida em que acrescenta valor à marca de sua loja e, na maioria dos casos, chega até a ser fator relevante no momento em que o cliente decide efetivar a compra.

Enfim, as embalagens para presente receberam a incumbência de potencializar as vendas, bem como de ajudar a produzir o reconhecimento do cliente em relação às marcas, já que ele passa a assimilar o produto do seu negócio com a embalagem adquirida do momento da compra.

Assim, também serve para fortalecer a marca, pois muitas vezes a imagem atraente e satisfatória que ela transmite chama a atenção do cliente desde quando este começa a pensar em comprar o produto, até que conclui o seu propósito no momento da decisão de adquiri-lo.  

Agora que você já sabe os benefícios de oferecer embalagens de presente para seus clientes, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar!