7 boas ideias para embalagens de presentes criativas

Presentear alguém é um gesto que desperta as mais variadas emoções: podemos citar a gratidão em quem entrega e a alegria e surpresa em quem recebe. No entanto, nem sempre o conteúdo da caixa é a parte mais importante do presente.

Todos nós gostamos de receber mimos, mas essa experiência se torna ainda mais gratificante quando percebemos que o pacote está bem embrulhado. Por essa razão, pensar nas embalagens de presentes é essencial para surpreender o presenteado antes mesmo de ele descobrir o que ganhou.

Um pacote mal embrulhado pode causar uma impressão ruim, além de evidenciar a falta de zelo e dedicação por parte de quem está presentando. Por isso, pensar nos mínimos detalhes também inclui escolher ou personalizar uma embalagem criativa a fim de tornar a surpresa mais satisfatória.

Quando bem embrulhado, o próprio presente ganha um significado maior para quem está o recebendo. Foi pensando nisso que selecionamos 7 ideias de embalagens de presentes para você se inspirar e surpreender seus presenteados! Confira!

1. Embalagens com papéis reaproveitados

Além de ajudar o meio ambiente por meio do reaproveitamento do papel, você contribui para tornar seu presente ainda mais original e personalizado. Recorrer aos embrulhos já prontos é um hábito comum (basta procurar uma papelaria e comprar uma embalagem bonita), mas para quem deseja se arriscar um pouco mais, vale a pena investir em um embrulho mais criativo.

E opções é o que não faltam: para fazer o reaproveitamento, você pode escolher diferentes tipos de papéis, como jornais antigos, revistas, papel kraft, folhas de caderno, rolos, entre outras possibilidades. Veja abaixo algumas dicas para se inspirar!

Jornais

Antes de se livrar dos jornais antigos, considere transformá-los em embalagens de presentes. Dessa maneira, você pode encapar caixas, fazer mini sacos, toalhinhas de papel etc. Em geral, a ideia é destacar a textura do jornal, e você ainda pode anexar laços e outros tecidos para complementar o embrulho.

Folhas de caderno

Sabe as folhas de caderno que você não utiliza mais? Isso mesmo, elas também podem virar embrulhos! Além disso, você pode usar as mesmas sugestões para o jornal e ainda colocar adesivos personalizados ou recadinhos para seu presenteado.

Papel kraft

Este papel também permite que você personalize seu presente, realizando pinturas, colando adesivos, fitas, flores e laços. Se a ocasião é especial, aposte todas as fichas nessa embalagem!

Rolos de papel

Vai presentear com algo pequeno? Então que tal personalizar um rolo de papel em uma linda caixinha? É simples: você só vai precisar virar todas as pontas para dentro, permitindo que ele se feche, depois é só enrolar com tecidos, laços e enfeitar do seu gosto!

2. Embrulhos feitos com fotos 

Quer dar um toque especial ao seu embrulho? Quando o presenteado merece uma dedicação maior, cabe a nós pensar nos mínimos detalhes e providenciar uma embalagem inesquecível. Se você adora fotos, vai gostar de saber que elas podem ser reaproveitadas também nas embalagens de presentes: basta ter em mãos cola, tesoura e vários recortes incríveis.

Mas para fazer isso, selecione suas fotos preferidas e, se possível, revele algumas imagens em preto e branco para dar um efeito legal ao presente. Aí então será a hora de começar as colagens, sendo muito importante escolher uma caixa legal para facilitar a disposição das imagens.

Uma dica interessante é escolher uma única imagem de destaque ou inserir várias fotos pequenas, que podem ser distribuídas de maneira uniforme ou todas misturadas. Você é quem manda!

3. Embalagens interativas

Ganhar um presente que venha embrulhado em uma embalagem interativa é, com certeza, ser presenteado em dobro! Existem várias maneiras de surpreender alguém ou demonstrar afeto por meio de um presente, basta usar as ferramentas certas para isso!

E, nesse caso, inspirações e criatividade é o que não faltam. Por isso, dê uma olhada, logo abaixo, em algumas ideias que selecionamos de embrulhos interativos!

Caça-palavras

Encontrar mensagens secretas no próprio embrulho é sensacional, além de ser uma experiência muito divertida. Aproveite também esse momento para esconder palavras de sentimentos que você sempre quis dizer.

Efeitos 3D

Recomendado especialmente para presentes infantis, esse embrulho será capaz de despertar muitos sorrisos por aí. A ideia é “dar vida” a alguns elementos, como carrinhos, gizes de cera e árvores, fazendo um desenho legal deles e colando-os sobre o próprio embrulho. Essa ideia também pode ser aplicada para adultos: já imaginou dar flores em formato de um embrulho à sua namorada?

Calendário e termômetro de humor

Se você quer presentear em dobro, é bacana pensar na estrutura do embrulho, permitindo que seu presenteando possa utilizar a embalagem após desembalar o presente. Sendo assim, que tal personalizar sua embalagem com o desenho de um calendário ou um termômetro de humor?

4. Presentes com laços 

Os laços sempre foram amigos inseparáveis dos presentes, então eles fazem questão de marcar presença quando o assunto é presentear. Mas além de emprestarem todo seu charme e elegância, esses enfeites podem ser personalizados de outras maneiras.

Se você cansou de presentear com os tradicionais laços de cetim, há também a opção de recorrer a outras ideias e inspirações que vão deixar seu presente com um toque diferenciado.

Que tal você mesmo fazer seu próprio laço, contando com a ajuda de outros materiais? Se a intenção é agradar, vale a pena utilizar recursos interessantes e decorativos, como fazer laços com fita adesiva reforçada, tecidos coloridos, plástico ou papéis mais duros. Pense também no tamanho que eles podem ser, variando entre pequenos ou extremamente grandes, dependendo do presente e da ocasião.

5. Embrulhos feitos com canetinha e giz de cera

O giz de cera se tornou um material muito importante para o universo dos presentes. Com ele, você pode escrever mensagens, fazer desenhos e usar sua textura para aplicar em diferentes papéis.

A dica de ouro é encapar com um papel preto liso e abusar do giz de cera branco para causar um efeito mais destacado. As canetinhas também podem ser utilizadas em embrulhos mais claros: basta dar seu próprio toque especial e caprichar nos desenhos!

6. Embalagens personalizadas em formatos criativos

Outra forma de surpreender a pessoa presenteada é embalando os presentes de forma personalizada, utilizando formatos criativos e diferentes como os que citaremos a seguir. Veja agora quais são eles!

Cartuchos

Você já se deparou com embalagens de presentes em papel cartão? Pois bem, são conhecidas como cartucho e, em geral, utilizadas tanto para armazenar sabão em pó, quanto para caixas de bombons.

A principal característica desse tipo de embalagem é que ela tem um formato resistente e bem estruturado que facilita o empilhamento e, por consequência, o transporte dos produtos. É uma ótima ideia para valorizar seu presente.

Caixas K

Além de facilitarem o transporte por conta de seu formato, as caixas K, que substituem as antigas caixas de madeira por caixas de plástico, podem ser reaproveitadas e permitem que produtos grandes sejam armazenados.

Em outras palavras, é uma opção prática e sustentável para armazenar presentes grandes.

Sleeves

Certamente, você já deve ter recebido algum produto que tinha uma espécie de pele ou película sobre a embalagem principal, não é verdade? Pois bem, essa película, que na maioria das vezes tem um desenho gráfico, é conhecida pelo nome sleeve.

No caso de presentes que acompanham diversos produtos, é uma ótima alternativa para diferenciar cada item, já que você pode apenas embalar cada um com um sleeve diferente.

Shapes

Consiste, basicamente, na embalagem que o sleeve envolve e seu objetivo é permitir a produção em alta escala da embalagem principal, de modo que o custo final seja reduzido.

Dentre as diversas vantagens de utilizar os shapes está a possibilidade de criar sleeves e rótulos diferenciados para personalizar as embalagens de acordo com ações promocionais, datas comemorativas, entre outras ocasiões.

Blisters

Pode ser que este seja um dos formatos de embalagens de presentes mais desconhecido, porém a maioria dos consumidores já teve algum tipo de contato com produtos que foram embalados por ele.

Os blisters são formados por uma cartela suporte, geralmente feita em filme plástico ou papel cartão, sobre a qual o presente é fixado. De fato, é uma ótima opção para acomodar itens de cozinha, como talheres e pratos, além de pilhas e outros acessórios.

Pouches

Atualmente, são utilizados em substituição às embalagens de plástico ou vidro para produtos de limpeza, latas para molhos, refis de cosméticos, entre outros.

Consistem em sacos plásticos flexíveis que têm uma estrutura para que permaneçam na posição vertical. O exemplo que mais nos deparamos em nosso dia a dia são os molhos de tomates disponíveis nos mercados.

7. Embalagens montadas com materiais variados para agregar valor ao presente

Como você pôde conferir até aqui, embalagens de presentes não precisam, necessariamente, ter sempre o mesmo formato ou material.

A criatividade é o limite quando falamos em inovação. A seguir, confira a grande variedade de materiais que podem ser usados na montagem de seus presentes para agregar valor ao produto.

Embalagem laminada

São as embalagens feitas por meio da junção de dois ou mais materiais. Por exemplo, uma película de polipropileno biorientada metalizada com BOPP transparente e um adesivo.

Uma das aplicações mais comuns para esse tipo de embalagem são os tradicionais pacotes de salgadinhos, mas também podemos encontrá-la em cafés, bolachas, leite em pó e muitos outros produtos.

Tetra Pak

Muito utilizada na indústria de laticínios e bebidas, a embalagem tetra pak é uma ótima escolha para armazenar presentes, como vinhos, leites e outras bebidas de maneira criativa e elegante.

Em geral, são compostas por:

  • papel-cartão — responsável por dar resistência, estabilidade e ao mesmo tempo suavidade para a impressão de rótulos e informações;
  • folha de alumínio — responsável pela preservação da bebida ou alimento dos efeitos da luz e do oxigênio, mantendo características e aromas dos produtos, ainda que em temperatura ambiente;
  • polietileno — permite que o papel-cartão seja integrado à folha de alumínio e oferece proteção contra umidade.

Alumínio

Outra ótima alternativa para embalar produtos que reagem mal a plásticos é o alumínio. No entanto, é recomendada para itens que não têm seus conteúdos expostos. Tem a vantagem de conservar mercadorias que precisam ser protegidas de fatores externos, como umidade, ferrugem, luz e odor.

Além disso, facilita tanto o aquecimento como o resfriamento do conteúdo, por isso, é tão utilizada para armazenar bebidas, alimentos ou medicamentos.

Papel ou papelão

Sem dúvida, são as embalagens de presentes mais leves, versáteis e adaptáveis aos mais variados formatos. Vale mencionar também que são fáceis de serem armazenadas, além de serem sustentáveis, pois podem ser recicladas. São comumente utilizadas em formatos, como envelopes, sacolas, fardos, sacos e, é claro, caixas.

Um dos principais motivos que torna esses materiais tão utilizados por lojas e indústrias é o fato de que protegem a mercadoria durante todo o trajeto do transporte. Entretanto, não oferecem tanta resistência ao peso ou à umidade quanto as embalagens de madeira (que citaremos no próximo tópico).

Madeira

Para concluirmos o artigo de hoje, não poderíamos deixar de citar as embalagens de madeira. Afinal, foi um dos primeiros materiais a serem utilizados em embalagens de presentes.

O primeiro ponto positivo desse tipo de material é que ele é capaz de unir uma grande quantidade do produto em um único recipiente. É por isso que é tão comum vermos frutas, legumes e hortaliças, por exemplo, sendo transportadas neste tipo de caixa.

As mais variadas indústrias têm preferência em utilizar caixas de madeira porque são fáceis de transportar, além de poderem ser empilhadas, o que facilita no armazenamento em estoque e permite a movimentação de grandes quantidades ao mesmo tempo.

Todavia, muitas lojas, principalmente do setor de vestuário, têm se adaptado ao uso das embalagens de madeira, pois as mesmas proporcionam um ar descontraído e retrô ao ambiente. É cada vez mais comum que sejam utilizadas na decoração de lojas e em prateleiras.

Contudo, por terem um custo de confecção mais alto e baixo conforto para manuseio, não são muito indicadas para serem usadas como embalagens de presentes.

Resumindo, escolher a embalagem mais adequada para presentear seus amigos ou familiares não é uma tarefa tão complexa quanto parece. Basta considerar critérios, como proteção, criatividade, utilização e transporte do produto.

Gostou de conhecer as ideias criativas de embalagens de presentes? Quer receber mais conteúdos exclusivos como este diretamente em sua caixa de entrada? Então assine a nossa newsletter para se manter por dentro das maiores novidades!

Mais Artigos Para Você

7 dicas de como vender mais no dia das mães

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio. Nos dias que antecedem a comemoração, …

6 ideias incríveis de embalagens para o dia das mães

As embalagens são fundamentais para influenciar as compras para o dia das mães. Veja x ideias incríveis para criar as suas. Confira!

Visibilidade online: veja por que sua empresa deve se preocupar

Você já teve a curiosidade de saber como anda a sua visibilidade online? Na era digital em que vivemos, a maioria …

Como fomentar vendas de ovos de Páscoa e lucrar mais?

A Páscoa é um das datas comemorativas mais aproveitadas por empreendedores dos setores do comércio e da indústria, sendo a oportunidade ideal …

Embalagem de presente para o Dia das Mães: quais as melhores?

Quem atua no varejo sabe que datas comemorativas representam uma ótima oportunidade para impulsionar o negócio. Para aproveitar esses momentos, …

7 dicas sobre embalagem para chocolate que você deve conhecer

Escolher a embalagem para chocolate de forma eficiente é fundamental para o sucesso de quem deseja trabalhar com esse produto. …