Apostar no uso de caixas personalizadas para sua empresa ajuda a melhorar a percepção de marca, agrega valor ao negócio e aos produtos e, de quebra, aprimora a experiência de compra do consumidor.

Abrir mão de caixas e sacolas padrão e optar por embalagens exclusivas é uma maneira mais adequada de entregar seu produto para os clientes (aspecto fundamental da fidelização) e que incentiva o retorno.

Neste post, vamos conhecer e entender os maiores benefícios do uso de caixas personalizadas no seu negócio. Pronto para aprender a importância de criar experiências memoráveis sem que os clientes precisem sequer tirar seu produto da embalagem? Então fique atento às nossas dicas!

1. Caixas personalizadas são o primeiro passo para padronizar a entrega de seus produtos

O uso de caixas personalizadas permite que a marca da sua empresa seja estampada na embalagem em que o produto é entregue para o cliente. Esse ponto é importantíssimo para reforçar a identidade visual do seu negócio, causando uma boa impressão duradoura nos consumidores (e potenciais fregueses) de suas mercadorias.

Só de olhar para a embalagem, o cliente relaciona imediatamente produto e companhia. Além de estampar sua logo na caixa, ao personalizá-la, você pode reproduzir as cores de sua identidade visual e outros elementos que remetam imediatamente ao seu negócio, como a fonte e outros grafismos.

A padronização não é positiva apenas para o consumidor. Implementar uma identidade visual é algo que envolve o investimento de recursos, então faz pouco sentido para o empreendedor gastar com o desenvolvimento de uma marca que não será vista.

Padronizar as embalagens não só oferece a sua empresa os recursos para melhorar a experiência de consumo, se promover e fidelizar clientes — como exploraremos em outros tópicos —, mas também é fundamental para agilizar processos internos e tornar mais veloz o fechamento de pedidos e a entrega de produtos.

Além disso, o processo de normalização das caixas, sacolas e embrulhos utilizados em seu negócio tira um fardo da equipe responsável pelo armazenamento e embalagem dos produtos.

Com tamanhos e layouts definidos, fica menos complicado decidir como enviar um produto para o cliente, e seus funcionários ganham produtividade. Na hora de calcular o frete, embalagens padronizadas também simplificam o processo, já que a maioria das transportadoras considera em suas contas o volume ocupado pelo objeto.

Otimize a saída dos produtos de seu galpão e organize o estoque com maior eficiência contando com embalagens personalizadas, que reduzem o espaço ocupado pelas embalagens padrão, nem sempre adequadas ao tamanho de cada item.

Embora na maioria das vezes em que usamos o termo “embalagem personalizada” estejamos falando de incluir sua logo e elementos gráficos na caixa do produto, a ideia vai além: customizar pode representar tanta economia para o seu negócio que seria absurdo não investir.

Embalagens bem produzidas são tão úteis ao público interno quanto ao externo, tornando mais simples o processo de inventário e diferenciando seus produtos da competição.

2. Embalagens criativas qualificam a experiência do cliente e tornam sua marca memorável

Não há nada melhor que chegar em casa e se deparar com uma encomenda bem embalada, em um embrulho bonito e planejado. O mesmo vale para sair da loja com uma sacola incrível, que é a cara da marca cujo produto você acabou de adquirir.

Pedir uma refeição e receber a comida acondicionada de forma apropriada, com todo o cuidado do mundo, em uma embalagem versátil e criativa, também faz toda a diferença. Em tempos em que serviços e produtos oferecidos pelas empresas estão cada vez mais similares em termos de qualidade, investir em embalagens personalizadas torna a experiência de consumo do cliente ainda melhor.

Consequentemente, faz com que sua marca se destaque em relação à concorrência. Você já assistiu a um vídeo de unboxing? Pode parecer estranho à primeira vista, mas esse tipo de conteúdo é um dos favoritos dos internautas.

Desde 2010, o número de vídeos em que usuários desembalam produtos adquiridos pela internet para seus milhares de seguidores cresceu 871%! Não é difícil entender a importância de uma boa embalagem para fazer sucesso em seu e-commerce, afinal.

Tudo sobre um pacote serve para melhorar o que chamamos de brand awareness, ou consciência de marca. Isso é particularmente importante para quem tem uma loja virtual. Nesse caso, a única interação física com o produto acontece quando ele chega na residência do consumidor, portanto é mais que necessário impressionar.

Já deu para notar que a embalagem é responsável por boa parte da experiência de consumo, não é? Qualquer escolha errada pode acabar destruindo o relacionamento para sempre. Ao fortalecer a consciência de marca, seu negócio se beneficia de maior conexão emocional com os clientes.

Identificar as cores e temas característicos da sua identidade visual numa embalagem ajuda o consumidor a construir um relacionamento com o criador dos produtos.

Essa relação emocional é extremamente valiosa e um requisito fundamental para garantir sucesso em longo prazo. Embalar significa criar conexões sentimentais, então não se esqueça que um toque pessoal pode fazer toda a diferença na hora de atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

3. Reforce posicionamentos e conceitos intangíveis com auxílio de uma embalagem incrível

Tem uma marca que tem a sustentabilidade como lema? Caixas personalizadas podem ajudar a reforçar esse posicionamento junto aos clientes. Se sua empresa é sustentável, optar por embalagens feitas em material reciclável ou criadas partir do reaproveitamento fortalece a imagem defendida pela companhia e transmite esses valores ao consumidor.

Empresas que optam por embalagens padrão não perdem só a oportunidade valiosa de reforçar seu posicionamento, mas também correm o risco de depor contra ele. Um exemplo prático: para uma marca que se vangloria quando o assunto é consumo sustentável, entregar seus produtos numa sacola plástica seria um absurdo.

Além disso, você já ouviu falar em tight fitting? Esse é o termo utilizado na indústria das embalagens para se referir àquelas feitas para abraçar seus produtos com o mínimo de espaço possível entre o item e a caixa. Uma embalagem apertada garante o mínimo de desperdício de materiais e o máximo de proteção para os objetos.

Esse é apenas outro dos pontos promocionais que podem ser reforçados em estratégias verdes, já que leva à diminuição de resíduos em todo o processo produtivo. Pense nisso na hora de desenvolver suas novas embalagens: cada detalhe conta.

O exemplo do consumo sustentável é só um dos muitos que poderíamos utilizar aqui para explicar como uma embalagem depõe a favor (ou contra) seus produtos. Imagine que você seja dono de uma marca de luxo, com produtos de alto valor agregado, reconhecidos pelo status que emprestam a seus consumidores.

Embalar um relógio, roupa ou celular numa caixa qualquer seria um erro estratégico difícil de contornar. Quando adquirimos um determinado produto, estamos comprando não apenas o item, mas a ideia por trás de sua concepção.

Nossa relação com marcas e serviços vai muito além da simples troca de dinheiro por bens. Queremos receber muito mais dessas interações, e quando trabalhamos com produtos de determinados nichos, a embalagem é um dos aspectos mais relevantes a se considerar.

4. Caixas e sacolas são uma ferramenta de marketing extraordinária

A embalagem é o primeiro contato que o cliente em potencial tem com seus produtos, na maioria das vezes. Por isso, quando bem utilizada, pode se tornar uma valiosa ferramenta de marketing e ajudar na divulgação da marca.

Caixas personalizadas permitem reforçar campanhas e introduzir para o cliente informações perenes, como o endereço de seu website ou os perfis da marca nas redes sociais. Para aproveitar ao máximo uma caixa como ferramenta de marketing e torná-la uma aliada eficaz, lembre-se de que ela deve representar a alma do negócio.

Uma empresa jovem e divertida deve ser capaz de reproduzir esses valores na hora de acondicionar seus produtos. Para ilustrar isso, nada melhor que observar o sucesso dos sucos do bem (assim mesmo, com letra minúscula).

As embalagens da marca não têm nada de especial em termos de usabilidade e seguem o padrão TetraPak, para conservar as propriedades fundamentais da bebida. Entretanto, são ao mesmo tempo um caso único de storytelling.

Storytelling ocorre quando uma marca transforma sua jornada em uma narrativa capaz de se vender sozinha. A do bem carrega consigo a imagem de uma marca jovem, com a esperança de mudar o mundo.

Para conseguir convencer o consumidor disso, utiliza o layout de suas caixinhas de maneira estratégica. A marca evidencia, na embalagem, os diferenciais em seu processo de fabricação, além das costumeiras informações técnicas necessárias para comercializar esse tipo de produto.

A linguagem utilizada também faz toda a diferença. É como se a marca estivesse em uma conversa informal com seus clientes o tempo todo, e por isso suas embalagens causam um encantamento que vai além do impacto visual.

Encontre o jeito certo de falar sobre o seu negócio e tente reproduzir isso em suas embalagens. Num mar de opções, visão, missão e valores fazem uma grande diferença para o consumidor e podem transformar sua empresa numa favorita.

5. Garanta a integridade de seus produtos e arrase na primeira impressão

Outro grande benefício do uso de caixas personalizadas para o seu negócio é a possibilidade de adaptar as embalagens aos tipos de produtos que sua empresa comercializa. Ao vender sopas, por exemplo, você deve escolher o recipiente mais adequado para manter esse alimento quentinho e sem derramar durante a entrega.

Aqueles negócios que trabalham com mercadorias frágeis devem escolher caixas mais resistentes e que protejam melhor seus produtos. Personalizar a embalagem não é mera perfumaria: é garantia de que seu cliente vai receber os itens que comprou nas melhores condições possíveis.

O propósito da customização é, a princípio, adaptar algo às demandas específicas de seu negócio. Pesquise muito antes de se decidir por uma embalagem e certifique-se de que ela pode garantir a integridade dos produtos que sua empresa vende, em qualquer condição.

Outro ponto que merece atenção nesse momento é a usabilidade. Além de ajudar a preservar as características de um produto, a embalagem escolhida precisa ser funcional e de fácil manuseio.

Você já ouviu aquela velha anedota sobre o homem que saiu para comprar tesouras apenas para perceber que precisaria de tesouras para abrir a embalagem das que adquiriu? Todos nós já passamos por uma situação parecida em algum momento.

Boas embalagens protegem seus produtos de quebras e rupturas, facilitam o transporte e estendem a vida útil dos itens nas prateleiras, mas não podem tornar o item inacessível.

Devem ser fortes o bastante para não sofrerem danos, mas fáceis o suficiente de abrir. Tenha em mente que customizar sua própria embalagem é o momento ideal para encontrar as soluções e materiais mais adequados e garantir a qualidade do que sua empresa comercializa.

6. Crie valor agregado sem que os clientes precisem sequer tirar o produto da caixinha

Caixas personalizadas não funcionam apenas como ferramenta de marketing. Elas também agregam valor aos produtos comercializados pela sua companhia. É uma lógica simples: com a embalagem certa, produtos deixam de ser meras mercadorias e se tornam presentes.

Um exemplo que ilustra bem como uma caixa pode agregar valor aos seus produtos é o case da joalheria Tiffany & Co. Tão famosas quanto as joias produzidas pela empresa são as caixas turquesa em que os produtos vem embalados.

Só de olhar a embalagem, os clientes já sabem a marca do presente que estão recebendo e o valorizam ainda mais. A impressão é tão duradoura que a expressão “azul tiffany” já passou a ser utilizada até mesmo em outros contextos. Percebeu como o uso de caixas personalizadas reserva grandes vantagens para seu negócio?

Ter sucesso ao optar por essa estratégia, no entanto, exige contar com fornecedores qualificados para a produção do material. É importante que as caixas tenham um conceito e consigam evidenciar os diferenciais da marca.

Já comprou algum item com uma embalagem tão bonita que ficou com dó de jogar fora? É isso que buscamos ao criar embalagens memoráveis: fazer escolhas tão bem sucedidas que o cliente tenha tanto afeto pela marca quanto pelo produto.

Qualquer coisa que é feita sob encomenda é melhor que produtos padrão, principalmente porque é feita de acordo com especificações exatas. Além das dimensões, tudo que diz respeito a uma embalagem personalizada pode ser refinado para atender às preferências do consumidor.

Cores, estilos, temas, funcionalidade e apelo são instrumentos que seu negócio pode utilizar para demonstrar um carinho especial pelo cliente e atrair sua atenção desde as prateleiras.

7. Economize transmitindo informações técnicas relevantes em suas embalagens

É na caixa que buscamos as informações técnicas dos produtos que adquirimos. Para introduzi-las em seus produtos, será necessário investir em impressões personalizadas. Uma caixa pode lhe dizer coisas que nem sempre estão evidentes, como a lista de peças contidas na embalagem, instruções de uso, avisos de segurança e o peso do produto.

Uma decisão sábia na hora de customizar é incluir esse tipo de informação no layout, evitando a necessidade de enviar manuais de uso e folhetos explicativos. Como uma etiqueta contém as instruções de lavagem de uma determinada peça de roupa, a caixa deve conter informações tão relevantes quanto sobre o produto dentro dela.

Use esse espaço para indicar condições de armazenamento, explicar o processo de produção e orientar a aplicação dos produtos. Falta espaço? Tente utilizar o verso de uma embalagem para introduzir o máximo de informação possível, eliminar o excesso de materiais e desenvolver soluções criativas.

Lembre-se de tomar cuidado: colocar todas as informações na caixinha exige que o processo de produção da mesma seja desenvolvido com atenção especial aos detalhes. Afinal, uma impressão mal feita ou de baixa resolução pode colocar tudo a perder e transformar sua solução em problema.

8. Melhore seus resultados na revenda com embalagens diferenciadas

Varejistas podem se beneficiar de embalagens customizadas de várias formas. Sabemos que algumas de suas caixas vão direto para as prateleiras de lojas em todo o Brasil, por isso, diferenciá-las é fundamental para obter os melhores resultados.

Com um trabalho de impressão personalizado, você diminui o tempo de procura pelos seus produtos nas prateleiras e simplifica o trabalho de revendedores, aumentando a saída dos produtos comercializados pelo seu negócio.

Quantas vezes você já procurou por um produto orientando-se pelo aspecto visual da embalagem? Muitas vezes, não conhecemos uma marca pelo seu nome, mas como “aquela da embalagem vermelha”, ou outras indicações do tipo.

O vendedor, que está em contato com os produtos diariamente, tem facilidade de se orientar por meio dessas informações e terá o nome de sua marca na ponta da língua!

9. Inove com uma embalagem única para seus produtos

Inovação é um conceito recorrente e fundamental para todas as indústrias, e não seria diferente com embalagens. Assim como a tecnologia avança, também avançam os métodos de produção, criação e nossa compreensão sobre os materiais envolvidos no desenvolvimento de embalagens customizadas.

Uma embalagem exclusiva pode tornar seu negócio mais competitivo sem necessariamente significar um grande investimento. Caixas podem ser feitas de diversas maneiras, com recortes exclusivos e impressões que, por si só, falam bastante sobre sua marca, conforme já aprendemos aqui.

Para exceder as expectativas dos clientes, é necessário inovar na customização. Consumidores são atraídos por produtos exclusivos, que oferecem comodidade e simplicidade. Encontre um visual único para a entrega de seus produtos e observe como ele influencia na fidelização.

Com a ajuda de designers especializados, seu pacote personalizado vai apelar às massas sem deixar de incluir um fácil manuseio, a proteção de que seus produtos necessitam e os diferenciais que tornam sua marca tão especial.

Por se tratar de um meio pouco oneroso, embalagens são perfeitas para testar inovações, como a inclusão de QR Codes promocionais. Com vida útil menor que outras peças da sua comunicação, embalagens podem tanto conter elementos sazonais como também se tornar itens de colecionador.

10. Aproveite o poder de persuasão de caixas personalizadas e veja os resultados

Persuasão pode ser uma palavra assustadora, estando muitas vezes associada à manipulação da verdade. Entretanto, o poder de persuasão de caixas customizadas não reside na promoção de valores que sua marca não consegue entregar. Muito pelo contrário: são persuasivas as embalagens que conseguem fazer jus ao produto que contêm.

Retórica, desde os tempos aristotélicos, significa empregar um conjunto de ferramentas a fim de persuadir o interlocutor a ter uma ideia específica. No design ou mesmo na publicidade, isso significa que o que dizemos importa tanto quanto o modo como dizemos.

Uma boa embalagem dispõe de elementos comunicacionais capazes de convencer o consumidor da eficiência do produto adquirido. Por isso mesmo, existem alguns preceitos universais na criação desse tipo de layout.

Algumas cores e estilos visuais estão tão fortemente associados às indústrias em que se originaram que fugir do padrão pode custar caro. Quando você vai ao supermercado, não é difícil perceber a característica persuasiva da criação de embalagens.

Itens de limpeza, por exemplo, mesmo que de marcas diferentes, parecem ter saído todos do mesmo lugar. Ao criar embalagens personalizadas, sua empresa tem a oportunidade de empregar uma linguagem não-verbal em suas caixas.

Seja reproduzindo parâmetros consagrados na indústria em que atua ou transformando a comunicação de todo um segmento, é por intermédio das embalagens que convencemos o consumidor de que ele está fazendo uma boa escolha.

Aproveitar o poder de persuasão, nesse sentido, significa investir em embalagens que consigam ir além do mero papel de embalar. Quer você esteja utilizando o recurso para padronizar as entregas, transformar o relacionamento de sua marca com o consumidor em algo memorável ou reforçar os posicionamentos da empresa, embalagens são o meio para um fim.

Muito além de meras ferramentas de marketing ou invólucros protetores para bens mais caros do que elas mesmas, embalagens conversam com o consumidor de maneira mais significativa que a simples soma desses objetivos. São o resultado do esforço e do compromisso de uma marca para entregar aquilo que tem de melhor, e por isso mesmo transformam o relacionamento do consumidor com seus produtos.

Aproveitar o poder de persuasão de uma embalagem é transformar o intangível em algo palpável. O impacto resultante na comunicação dos negócios é apenas um dos aspectos que deixam essa característica evidente. Caixas, sacolas e embrulhos personalizados são um diferencial pelo poder de convergir todas essas características em um só lugar.

Agora que você conhece bem os maiores benefícios do uso de embalagens personalizadas no seu negócio, que tal providenciar caixas exclusivas para que sua empresa se destaque de verdade no mercado? Conte conosco nessa jornada!

Empregando essas técnicas, fica muito mais fácil adquirir os resultados de que seu negócio precisa para fazer valer a pena o investimento em caixas personalizadas. Gostou desse conteúdo? Então assine agora mesmo a newsletter da Ideia Embalagens e receba nossos melhores artigos em seu e-mail!