Estilo retrô: veja como encantar clientes usando esse estilo

O estilo retrô desperta o sentimento de nostalgia, faz lembrar de momentos importantes da história. Veja como encantar seus clientes com embalagens neste estilo.

O estilo retrô encanta o público pelo uso de características de épocas específicas. O conceito utiliza antiguidades e elementos das décadas de 1970 e 1980 para construir o design de produtos, móveis e embalagens.

A aplicação desse estilo, desperta um sentimento de nostalgia, trazendo ao público lembranças de momentos importantes de suas histórias pessoais e até mundial. Neste artigo, vamos mostrar como você pode utilizar essa tendência que nunca sai de moda.

A aplicação do estilo retrô

Quando falamos em estilo retrô é bastante comum utilizarmos referências da época de nossos avós. Na moda e na decoração, por exemplo, peças de roupas e móveis com designs e formatos únicos do período são utilizados para representar o estilo retrô.

Na produção de embalagens, os elementos característicos são utilizados no design. Veja a seguir, quais são esses elementos e como você pode utilizá-los. Confira!

Efeito de papel envelhecido

O papel era um recurso muito utilizado no passado. O plástico começou a ser utilizado depois dos anos 80 e a sua popularização demorou para acontecer, com isso as embalagens eram feitas, em sua maioria, de sacos de tecido, papelões e papel.

O uso do papel com aparência de envelhecido é comum em embalagens do estilo retrô porque, com o tempo, o material desenvolvia essa característica. Selos, postais, jornais e gravuras da época, quando são reproduzidos, costumam ter a aparência de papel envelhecido.

Objetos da época

Rádios antigos, carros, aparelhos de TV, vitrolas e outros objetos comuns na época são utilizados nas embalagens como uma representação do período. Dessa forma, ajudam o cliente a associar rapidamente ao estilo retrô.

Pôsteres e embalagens

Os pôsteres são características marcantes entre os anos 60 e 80. Eram usados para decorar lanchonetes, bares e festas. Hoje, esses mesmos pôsteres são usados como objetos de decoração.

Embalagens de produtos antigos também são elementos que caracterizam o estilo retrô. Algumas empresas reproduzem essas embalagens para venda de produtos em edição limitada ou datas especiais.

Pin-ups

As Pin-ups são representações de mulheres da época, com uma super valorização do estilo sexy. As personagens são ilustradas com roupas provocantes, biquíni e salto alto agulha.

Fontes caligráficas ou velho estilo

Além do design, é fundamental utilizar fontes que remetam a épocas passadas. As fontes caligráficas ou fontes de estilo velho, também conhecidas como manuscrito ou feito à mão, são estilos que transmitem a ideia de que o texto foi realmente escrito à mão. Esse estilo de fonte, juntamente com o elemento que falaremos a seguir, são a base para representar o estilo retrô.

Cores

Assim como a tipografia, as cores são fundamentais para caracterizar o estilo retrô. Tons que remetem ao papelão, como bege, marrom e creme, além de texturas são a base para formar o estilo. Outras cores, como vermelho, verde escuro e azul também podem ser usados.

Veja x ideias de embalagens para se inspirar

1. Presença da tipografia caligráfica

2. Cores como o azul e o chocolate

3. As ilustrações também são uma referência do estilo

4. Mulheres eram sempre representadas como pin-ups

5. O papel envelhecido é uma característica marcante do estilo

6. O uso das pin-ups eram frequentes para atrair a atenção do público masculino

7. O uso de sacos de tecido e embalagens de papel eram mais frequentes, pois o plástico ainda não era utilizado

8. O papel era utilizado em diferentes usos

9. Marcas consolidadas utilizam o estilo retrô em suas embalagens

10. Os pôsteres eram recursos utilizados na promoção de produtos, no cinema e na TV

11. Pôsteres que eram usados na publicidade, no passado, hoje são objetos de decoração

Agora que você já conhece o estilo retrô e sabe os elementos utilizados em sua composição, pode criar lindas embalagens para a sua empresa. Gostou das dicas e referências? Compartilhe esse texto com os seus amigos, nas redes sociais.

Mais Artigos Para Você

Além do ovo de chocolate: 4 ideias de doces para Páscoa

Não sabe como inovar? Selecionamos diferentes ideias de doces para Páscoa que farão as suas vendas aumentarem. Confira!

4 ideias de embalagens personalizadas para Páscoa

Que tal apostar na criatividade e encantar os clientes? Veja o nosso post exclusivo e descubra 6 ideias de embalagens personalizadas para Páscoa. Você vai amar!

Como ganhar dinheiro na Páscoa? Descubra aqui!

Gostaria de dicas sobre como ganhar dinheiro na Páscoa? Nas dicas de hoje, você aprenderá truques simples e que renderão bons resultados. Confira!

Ovos de páscoa de colher: sucesso garantido de vendas

Quer fechar bons negócios em 2020? Invista na produção dos ovos de Páscoa de colher e encante de vez o público. Para saber mais, veja o nosso post exclusivo!

Veja aqui quais são as 3 tendências para a Páscoa 2020!

Quer saber como aquecer as suas vendas neste ano? Descubra as principais tendências para a páscoa 2020 e encontre soluções eficientes para atrair o público!

6 ideias incríveis de embalagens para o natal

Quer embalagens diferenciadas para oferecer aos seus clientes neste Natal? Neste artigo, preparamos uma lista com x ideias incríveis de embalagens para o Natal.